O Relatório PG possui diversos painéis de indicadores-chave que proporcionam uma visão analítica e estratégica a respeito dos dados obtidos do Sistema de Automação de Justiça – Primeiro Grau (SAJ/PG), elevando os níveis de produtividade e eficiência do tribunal. Conheça a seguir alguns dos principais painéis do Relatório PG:
IAD | Casos novos | Baixados
Essa aba considera três indicadores, o índice de atendimento à demanda (IAD), o número de casos novos e o número de processos baixados. Ela é muito importante, pois permite analisar, no mesmo visual, os volumes de processos entrados, baixados e o índice de atendimento à demanda.
Taxa de Congestionamento
A taxa de congestionamento mensura a efetividade do tribunal, levando-se em conta o total de processos pendentes no fim do período e o total de processos baixados no período. Considere que os valores de processos pendentes são sempre referentes ao último período filtrado, exceto quando há quebra por ano e mês. Entenda ainda que os valores de processos baixados são sempre referentes ao somatório do período filtrado, exceto quando há quebra por ano e mês.
Arquivados | Remetidos SG
São considerados processos arquivados definitivamente aqueles que tiveram a movimentação de baixa lançada no histórico do andamento processual. É contabilizada apenas a primeira baixa do processo.
Já os processos remetidos para o segundo grau são aqueles cuja movimentação recebida altera sua situação para G – Em grau de recurso.
Fluxos e Filas Processuais
Essa aba apresenta informações referentes aos processos e documentos digitais que tramitam pelo sistema, como o tempo em que se encontram no Fluxo de Trabalho e filas, bem como sua especialidade e a localização vara em que estão localizados. Assim, você poderá ter uma visão mais abrangente a respeito do fluxo processual.
Essa é uma das abas mais importantes do SAJ Insights para a gestão do dia-a-dia da unidade judicial. Nela estão habilitados filtros adicionais de Fluxo e Fila, o que torna possível analisar as filas que possuem processos sendo movimentados mais rapidamente ou lentamente. Essa é uma análise muito rica para entender os gargalos na tramitação dos processos, tanto relacionados às filas como às classes de processos que mais demandam atenção.
Petições Intermediárias
Aqui são exibidas informações referentes às petições intermediárias cadastradas peticionadas no SAJ/PG. É considerada a protocolação de quaisquer documentos classificados como petição, desde que não sejam casos novos.
O painel apresenta o percentual total de petições intermediárias em relação à quantidade de processos em andamento no fim do período selecionado (Ano e Mês).
Processos em Carga
Essa aba aborda informações relacionadas aos processos físicos que estão em carga cuja gestão é realizada no sistema. Nele são apresentados os foros e as varas em que se encontram locais que esses processos provêm, suas especialidades e os últimos locais físicos em que se encontravam, além de suas quantidades por período. São desconsiderados os processos em carga com cartórios ou varas e também os processos em arquivo.
Audiências
Traz informações a respeito do total das audiências ocorridas no TJAM por ano e por situação, por exemplo, as audiências que foram realizadas e as agendadas, independentemente da situação atual. São considerados os totais de audiências agendadas, podendo existir mais de uma por processo. ocorrências lançadas, mesmo que haja mais de uma por processo.
Mandados
Essa aba tem o objetivo de contabilizar o total de documentos emitidos da categoria Mandados no sistema. Apresenta informações como os números daqueles que foram emitidos, cumpridos, não cumpridos e parcialmente cumpridos. Além disso, exibe as quantidades originadas por localização e por competência.
A soma de mandados cumpridos, não cumpridos e parcialmente cumpridos normalmente não fechará não deve fechar com o total de mandados emitidos, pois, por exemplo, um mandado cumprido no mês atual pode ter sido emitido há três meses. Assim, haverá discrepância nessas quantidades.
Documentos emitidos
Apresenta o número total de documentos emitidos no SAJ/PG, com base na categoria, modelo e usuário de criação. São considerados todos os documentos finalizados, independentemente do usuário que os criou.
É possível analisar e comparar a produtividade da unidade no tocante à emissão de documentos. É possível realizar essa análise tanto em termos de volumes de expedientes emitidos por categoria (despacho, sentença, ato ordinatório etc.) como pelo seu tipo (instituição, grupo e usuário).
Lembre-se de que as visões permitem analisar o nome do profissional responsável pela emissão do expediente. Também é possível ver quais são os documentos mais/menos usados, o que por sua vez pode subsidiar decisões realizadas à revisão, configuração, criação, fusão ou exclusão (tornar fora de uso) de modelos de documentos específicos.