Versão: 21.4.1-X | Publicado em: 19/01/2022
Conhecer as funcionalidades do SAJ Insights é fundamental para extrair dele todo seu potencial. Nesse sentido, conheceremos com este artigo o cabeçalho apresentado em cada painel e em cada um dos cards. Acompanhe a seguir:
1. FUNCIONALIDADES GERAIS DO RELATÓRIO:
1.1 Com o seu relatório aberto, vamos começar com o cabeçalho dos elementos. Localizado sempre no canto direito superior, é necessário passar o cursor do mouse sobre o elemento desejado para que o cabeçalho se torne visível.
Presente na maioria dos visuais, o cabeçalho permite realizar análises em diferentes níveis de granularidade. Agora vamos conhecer um pouquinho melhor cada uma das opções:
1. Agregar (Drill-Up): retorna um nível na hierarquia de dados.
2. Desagregar (Drill-Down): desce um nível na hierarquia, apenas para o grupo clicado.
3. Ir para nível seguinte da hierarquia: detalha os dados para o próximo nível de hierarquia.
4. Expandir tudo para um nível na hierarquia: expande todos os itens para um nível abaixo da hierarquia, mesclando o nível atual com o próximo.
5. Filtros: permite visualizar os filtros e segmentações que estão afetando o elemento.
6. Modo de foco: maximiza o visual atual para o tamanho completo da tela.
7. Mais opções: abre um submenu que permite:
7.1 Exportar dados: permite a exportação de dados para sua estação de trabalho;
7.1 Mostrar como uma tabela: exibe uma tabela com os dados do visual;
7.3 Destaque: destaca o elemento selecionado, desfocando as outras informações apresentadas na tela;
7.4 Classificar eixo: possibilita outros tipos de classificação, dependendo da aba.
1.2 No cabeçalho do painel, a ferramenta ainda apresenta mais duas opções:
- A opção Informativo (1) é um link de acesso às definições e às regras consideradas para a contabilização dos dados do painel aberto.
- A opção Relatório - Processos (2) é um link de acesso ao detalhamento dos processos que estão diretamente relacionados às informações apresentadas no painel.
Em relação a opção Relatório - Processos, existe um limite na visualização das informações carregadas pelos filtros, seja, portanto, bem específico ao preenchê-los. Dessa forma, evitamos que a ferramenta carregue uma grande quantidade de processos, garantindo melhor performance da aplicação e maior assertividade na análise dos dados.
2. UTILIZANDO OS FILTROS DOS PAINÉIS:
2.1 Com um painel aberto, é possível perceber que os filtros ficam dispostos ao lado direito da tela.
2.2 Existem três tipos de filtros: filtros neste visual (1), nesta página (2) e em todas as páginas (3).
- Os filtros do visual estão disponíveis em todas as abas, mas é necessário selecionar um elemento do painel para que ele se torne visível.
- Já para os filtros da página, não é necessário selecionar nenhum elemento dos painéis e estão automaticamente visíveis somente na aba em que eles se aplicam. Por exemplo, na aba Audiência, temos, além de outros, os filtros Data da audiência e Tipo de audiência; na aba Fluxos e filas processuais temos os filtros Fila e Fluxo. Atualmente, além das abas mencionadas anteriormente, também é possível encontrar este tipo de filtro nas abas Situacional, Petições intermediárias, Processos em carga e Documentos emitidos.
- Os filtros de todas as páginas são aqueles que são comuns a todos os relatórios. Quando esse tipo de filtro é utilizado, o filtro aplicado em uma determinada aba será aplicado a todas as outras também
2.3 Além disso, ainda é possível selecionar um outro tipo de filtragem: a básica ou a avançada.
A filtragem básica é a opção de filtro padrão, que listará todas as possibilidades de filtro. Alguns apresentam um campo de busca localizado logo abaixo da opção de tipo de filtro, no qual é possível digitar termos específicos para localizar mais rapidamente a opção desejada (1). Também é possível selecionar somente uma ou quantas opções julgar necessário (2).
A filtragem avançada está disponível na maioria dos filtros e permite compor outros tipos de opções e combinações, emitindo resultados muito mais específicos. Para exemplificar, vamos utilizar o painel Audiências e observar o gráfico Localização, indicando no filtro avançado as informações que gostaríamos de analisar.
No filtro [LOC]Vara-Foro (1) foi indicado que a Vara contém a palavra família OU contém a palavra criminal, clique em Aplicar filtro (2) e serão listadas todas as varas que possuem essas palavras em seu nome, indicando a quantidade de audiências realizadas nas varas consideradas pelos filtros aplicados.
2.4 Para limpar as opções selecionadas em um determinado filtro, clique no ícone da borracha (1), localizado no canto superior direito de cada filtro. Para mostrar ou ocultar todos os filtros, clique no funil localizado no cabeçalho superior do painel de filtros (2) e para visualizar os filtros aplicados no painel, clique no ícone do funil (3) localizado no cabeçalho superior de cada elemento no painel.
As diversas associações entre os filtros refinam as análises e a utilização dos filtros avançados trazem resultados mais específicos sobre um determinado dado. As análises podem ser realizadas de forma comparativa, entre períodos ou, ainda, entre unidades judiciais de mesma competência ou entre classes processuais dentro de uma mesma unidade judicial, por exemplo. São inúmeras possibilidades que trazem resultados muito mais assertivos para o tribunal.
Pronto. Agora você já conhece m pouquinho mais sobre as funcionalidades da ferramenta. Saber utilizá-la de forma assertiva garante melhores resultados para o tribunal.