Publicado em: 25/04/2024
A partir da versão 24.01.00-00, o Sistema de Gerenciamento de Certidões SAJ/SGC permite registrar no cadastro de pedido de certidões o radical do RG separado do dígito verificador, tornando possível a pesquisa do pedido de certidão mais abrangente.
Importante: O campo RG do sistema SAJ/PG5 não foi alterado, mantendo seu comportamento atual.
Como consultar certidões com e sem dígito verificador no Portal e-SAJ?
1. Para visualizar o campo RG separado em radical e dígito verificador, acesse o sistema SAJ/SGC, clique no menu Cadastro e selecione a opção Pedidos.
2. No Cadastro de Pedidos de Certidões, o campo Dígito é apresentado separado do campo RG. Ao preencher o dígito verificador (1) e Salvar o pedido de certidão (2), o radical e o dígito verificador são considerados de forma separada.
- O campo Digito apresentado no formulário é opcional, pois pode existir documento de RG com ou sem o digito verificador.
- O campo Digito permite informar um caractere de 0 a 9 ou letra.
- O cadastro do digito verificador se aplica a todos os modelos de certidões que possui RG.
3. Os Pedidos Aguardando Análise do painel de Análise de Pedido apresentam o campo RG com o radical e dígito verificador do documento concatenados. Para visualizar o documento, acesse o menu Fila e selecione a opção Aguardando Análise.
4. Em seguida selecione um pedido da fila (1) e clique em Analisar (2).
5. Na Análise de Pedidos, o dígito verificador é apresentado concatenado ao radical do RG (1).
6. A Verificação do Processamento do Pedido apresenta o campo RG com o radical e dígito verificador do documento concatenados. Para visualizar o documento, acesse o menu Apoio e selecione a opção Verificação do processamento do Pedido.
7. O dígito verificador é apresentado concatenado ao radical do RG nos Dados do pedido (1).
- O dígito verificador do RG é apresentado somente se esta informação existir no cadastro do pedido de certidão.
- A visualização do dígito verificador nos Dados do pedido se aplica a todos os modelos de certidões que possui RG.
8. A certidão emitida apresenta o campo RG com o radical e dígito verificador do documento concatenados. Para visualizar a certidão acesse o menu Fila e selecione a opção Aguardando impressão.
9. Selecione um pedido da fila (1) e clique em Emitir (2).
10. Ao emitir a certidão do pedido marcado, no texto da certidão onde os dados da pessoa selecionada são apresentados, mostra o radical do RG concatenado ao dígito verificador (1).
- O dígito verificador será apresentado se essa informação estiver cadastrada nos dados do pedido de certidão.
- A visualização do dígito verificador no texto da certidão emitida se aplica a todos os modelos de certidões que possui RG.
11. Os pedidos de certidão que possuem RG preenchidos podem ser consultados ao acessar o menu Consulta e selecionar a opção Pedidos.
12. Informe os dados da consulta e clique em Pesquisar (1).
A pesquisa de pedidos de certidão considera os processos em que as partes possuam os seguintes dados de RG informados no pedido de certidão:
- Quando o RG informado no pedido de certidão possuir radical + dígito verificador a pesquisa considera:
- Partes que possuem o mesmo radical do RG informado sem o dígito verificador;
- Partes que possuem exatamente o mesmo radical + dígito verificador do RG, sendo que o dígito pode ser uma letra ou número.
- Quando o RG informado no pedido de certidão possuir apenas radical a pesquisa considera:
- Partes que possuem o mesmo radical do RG informado sem o dígito verificador.
Este novo comportamento permitirá que o usuário informe os dados do RG com ou sem o digito verificador nos pedidos de certidão, ampliando desta forma o resultado da consulta dos pedidos cadastrados.