Versão: 23.1.0-0 | Atualizado em: 28/06/2023
Atualmente o sistema de certidões (SAJ/SGC) não permite que as certidões emitidas no balcão sejam assinadas pelo certificado digital do usuário. O sistema também não exibe a tarja de assinatura nas certidões assinadas pelo PSS. A partir desta evolução, mediante configuração, o sistema passa a:
- Solicitar a assinatura digital na impressão de certidões emitidas via balcão;
- Apresentar a tarja de assinatura digital;
- Apresentar QRcode para validação da certidão via portal.
Acompanhe a seguir os passos necessários durante o uso da funcionalidade no sistema:
1. A partir do SAJ SG5, acesse o menu Certidão, submenu Apoio, opção Configuração da Assinatura Digital.
2. Já na tela, marque as caixas de seleção das opções desejadas para realizar a configuração da assinatura.
3. Em seguida, acesse o menu Certidão, opção Filas de Controle dos Pedidos. Na tela Pedidos Aguardando Impressão, selecione o pedido desejado e clique em Emitir. Desse modo, ao realizar a emissão, já será possível selecionar o devido Certificado Digital.
4. Desse modo a certidão será impressa contendo os novos campos.
Ao habilitar a visualização da tarja de assinatura, também é habilitada a apresentação do cargo do usuário que está imprimindo a certidão. Tal cargo não é visível para as certidões assinadas pelo PSS, apenas para as certidões assinadas e emitidas/impressas via balcão por um usuário do sistema.