Versão: 22.4.0-9 | Publicado em: 23/10/2023
O AR (Aviso de Recebimento) é um serviço dos Correios integrado ao SAJ PG utilizado pelo remetente para encaminhar um ou mais tipos de correspondências (cartas de intimação/citação, ofícios etc.) para o destinatário, que possibilita rastreio através do próprio site.
No SAJ PG é possível consultar o AR pelos grupos de estado definidos pelos Correios, através do menu inicial “AR”.
Acompanhe neste artigo como utilizar esta funcionalidade.
1. No SAJ/PG, acesse o menu AR e clique no submenu Consulta de ARs por Grupos de Estado.
2. Na tela Consulta de ARs por Grupos de Estado, você terá os seguintes parâmetros para refinar a consulta: Grupos de estados do AR, Tipo remetente, Cartório, Modelo e Período de emissão do AR. Clique na lupa do parâmetro Grupo de estados do AR (1), o sistema abrirá a tela de seleção, para que seja informado um ou mais grupos de estados desejados para pesquisar. Neste exemplo, utilizaremos a opção Aguardando devolução da ECT (2). Após a seleção, clicar em Selecionar (3).
3. Faça o mesmo para o parâmetro Cartório para refinar ainda mais a consulta. Clique na lupa ao lado direito do campo (1). Neste caso, foi selecionada a opção Vara de Execução Fiscal Eletrônica (2). Em seguida, clique em Selecionar (3).
4.
4. O parâmetro Modelo se refere ao modelo de expediente utilizado para a emissão do AR. Como nos parâmetros anteriores clique na lupa ao lado direto do campo (1) para abrir a tela de seleção. Selecione a opção desejada (2) e clique no botão Selecionar (3).
5. E, por fim, defina o período de emissão dos ARs (1). Em seguida, clique em Consultar (2).
6. O sistema apresentará o resultado dos dados pesquisados dos ARs, conforme os parâmetros preenchidos.
Você viu nesse artigo como consultar um ou mais avisos de recebimento por grupos de estado, definidos por seus remetentes e modelos de expediente utilizados, além de outras informações mais detalhadas.