• Como cadastrar um novo mapa estatístico no SAJ Insights?
    Cliente: TJAM
    Versão: 21.4.1-X | Publicado em: 13/01/2022

    Com a evolução do produto SAJ/EST para o SAJ Insights a maneira com que os relatórios estatísticos são acessados foi alterada, pois a partir de agora serão extraídos por meio do SAJ/Insights, aplicação que contém os Painéis do Power BI, Mapa Estatístico e Relatórios WEB. Você continuará tendo aos mesmos relatórios, porém por meio de um novo caminho e um novo visual. 

    Confira neste artigo, como realizar o cadastro de um novo relatório do Mapa Estatístico através do SAJ Insights. 

    1. Acesse com o navegador de sua preferência o endereço https://apoio-mapa-saj.tjam.jus.br/ e faça o login com seu usuário e senha. 

    01_tela_inicial_SAJ_Insights.png

    2. Será exibida a tela inicial de Configuração de Mapas Estatísticos, selecione a opção Cadastrar Mapa. 

    01_configurcao_mapa_estatistico.png

    3. O sistema apresentará a tela de cadastro do Mapa Estatístico, deverá ser escolhido o título do mapa (1) e selecionada ou não a opção “Visível para todos” (2), que define se o Mapa será disponibilizado para todos usuários do sistema ou apenas para seu autor e usuários com permissão. 

    02_titulo_mapa.png

    4. Com o título do mapa definido, selecione o botão Adicionar colunas para que as opções de cadastro da coluna sejam habilitadas. No exemplo abaixo, realizaremos a configuração de um mapa para contabilizar Casos Novos. 

    03_adicionar_colunas.png

    5. Nas opções de cadastro da coluna, insira uma descrição para a coluna (1), que neste exemplo chamaremos de Execução Fiscal e, em seguida, adicione a configuração da coluna (2), que definirá o tipo de Entrada dos processos.

    04_opcoes_cadastro_coluna.png

    6. Ao selecionar a configuração de Entrada, será aberto um menu lateral, selecione o tipo de entrada desejado e clique na opção Adicionar Entrada.

    06_adicionar_entrada.png

    7. Na janela de busca por todas as entradas, selecione a opção Distribuição (1) e, em seguida, em Adicionar (2). 

    08_buscar_por_todas_entradas.png

    8. E com a configuração desejada finalizada, clicar na opção Confirmar.

    09_confirmar_configuracao.png

    9. A configuração de Entrada será exibida desta maneira (1) e caso necessário poderão ser adicionadas mais configurações como movimentações e situação na opção Adicionar configuração (2). 

    10_adicionar_configuracao.png

    10. Com as configurações finalizadas, deverão ser configurados os filtros, onde serão definidas as classes, assuntos ou competência dos processos que serão exibidos no relatório. O procedimento é semelhante ao realizado anteriormente para as configurações. Neste exemplo, selecionaremos a opção Adicionar filtro e, em seguida, Classe. 

    10_adicionar_filtros.png

    11. O menu lateral se abrirá, pressione a opção Adicionar classe para escolher as classes desejadas. 

    11_adicionar_classe.png

    12. O sistema apresentará a tela Buscar por todas classes, selecione as classes desejadas (1) e ao terminar, clique no botão Adicionar (2). 

    12_adicionar_classe.png

    13. Após adicionar as classes, as mesmas serão exibidas em forma de lista (1) no menu lateral e caso esteja de acordo clique em Confirmar (2). 

    13_confirmar.png

    14. Ao confirmar, o sistema exibirá as classes selecionadas como filtro da seguinte maneira.

    14_filtros.png

    15. Se desejar, você pode inserir outras opções de filtros nas configurações das colunas, como: assuntos e competência através da opção de Adicionar filtro. 

    15_adicionar_filtros.png

    16. Com as opções de Configurações e Filtros definidas, poderão ser adicionadas quantas colunas forem necessárias ao relatório. Para isso, clique na opção Adicionar colunas (1) e uma nova aba de configuração será exibida (2). 

    16_adicionar_colunas.png

    17. O procedimento para configuração da coluna é o mesmo do informado nos passos anteriores, onde é necessário definir uma descrição à coluna(1), as opções configurações (2) e opções de filtros (3). 

    17_configurando_a_coluna.png

    18. Com todas as colunas desejadas configuradas, selecione a opção Cadastrar para finalizar o cadastro do mapa. 

    18_cadastrar.png

    19. Finalizado o procedimento, o mapa cadastrado será exibido na lista dos mapas existentes (1) e uma mensagem de Registro criado com sucesso será exibida na parte inferior da tela (2). 

    19_cadastro_realizado.png

    20. Após o cadastro, é possível ainda editar a configuração do mapa (1), fazer uma cópia do mapa (2) ou excluí-lo (3). 

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    Pronto! Você agora já sabe como cadastrar um novo mapa estatístico no SAJ Insights. 

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais