Versão: 19.4.0-X | Atualizado em: 13/04/2021
O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG), possibilita inserir pendências aos processos, servindo de alertas para ajudar a não perder os prazos e, assim, gerenciar as tarefas diárias conforme as prioridades sinalizadas pelas pendências.
Elas também servem de aviso assim que realizar alguma atividade no sistema, como: consultar o processo, emitir documentos, acessar a pasta digital, dentre outros. Quando a pendência não tiver mais utilidade, ou seja, não precisar mais ser exibida, ela deverá ser encerrada. Existem existem duas maneiras de encerrá-la no sistema. Acompanhe!
1ª Maneira de encerrar a pendência no sistema:
1. Acesse o menu Consulta e clique na opção Processos Avançada (poderia ser na Consulta Básica, na tela de Emissão de Documentos, ou qualquer tela que solicite a inserção do número do processo).
1.1 Informe o número do processo (item 1 da figura). Será exibida a tela com as pendências e prazos do processo, clique no checkbox da(s) pendência(s) que pretende encerrar (item 2 da figura) e clique em Confirmar (item 3 da figura).
Ao clicar em confirmar, a pendência fica disponível apenas para visualização na tela de "Pendências e prazos", através do menu "Andamento", com o status de "encerrada", informando a data e hora do encerramento e o usuário que a encerrou.
2ª Maneira de encerrar a pendência no sistema:
2. Acesse o menu Andamento e clique na opção Pendências e Prazos.
2.1 Informe o número do processo (item 1 da figura) para que seja exibida a janela Pendências e prazos do processo.
2.2 Assinale a(s) pendência(s) (item 1 da figura) e clique em Confirmar (item 2 da figura) para realizar o encerramento.
Pronto! Após realizado esses passos, a pendência do processo foi encerrada com sucesso. Quando a pendência cadastrada para o processo não precisar mais ser exibida, deve-se encerrá-la diretamente pela tela Pendências e Prazos do Processo.