Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Consulta de Processos Avançada

  1. SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
  2. SAJ Segundo Grau
  3. Consulta de Processos
  4. Consulta de Processos Avançada
  • Como visualizo os dados requisitórios do processo no SAJ PG Tribunais?
    7 de julho de 2023 00:44
    Cliente: TJSP 
    Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 14/08/2020

    Vamos conhecer uma alteração realizada na Consulta de Processos Requisitórios disponíveis a partir da versão 1.8.30.

    As funcionalidades Consultas de Processos Básica e Consultas de Processos Avançada foram alteradas para exibir as informações de Foro e Vara do processo correspondente nos dados do requisitório, ao consultar o processo principal no DEPRE (Departamento Estadual de Precatórios).

    Acompanhe os procedimentos na prática!

    1. Acesse o menu Consulta e clique na opção Processos Básica ou Processos Avançada.

    01_tela_inicial_SAJ.png

    2. Informe o número do processo e clique em Pesquisar.

    02_consulta_processos.png

    3.  Os dados requisitórios serão exibidos no resultado da pesquisa, na aba Dados do Processo.

    03_dados_do_processo.png

    Pronto! Desta maneira você tem acesso aos dados requisitórios do processo no SAJ PG5. Sempre que precisar utilize essa funcionalidade.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como encerro as pendências e prazos do processo no SAJ SG Tribunais?
    19 de julho de 2023 19:54
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 19.4.0-X | Atualizado em: 13/04/2021

    O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG), possibilita inserir pendências aos processos, servindo de alertas para ajudar a não perder os prazos e, assim, gerenciar as tarefas diárias conforme as prioridades sinalizadas pelas pendências. 

    Elas também servem de aviso assim que realizar alguma atividade no sistema, como: consultar o processo, emitir documentos, acessar a pasta digital, dentre outros. Quando a pendência não tiver mais utilidade, ou seja, não precisar mais ser exibida, ela deverá ser encerrada. Existem existem duas maneiras de encerrá-la no sistema. Acompanhe!

    1ª Maneira de encerrar a pendência no sistema:

    1. Acesse o menu Consulta e clique na opção Processos Avançada (poderia ser na Consulta Básica, na tela de Emissão de Documentos, ou qualquer tela que solicite a inserção do número do processo). 

    01_tela_inicial_consulta.png

    1.1 Informe o número do processo (item 1 da figura). Será exibida a tela com as pendências e prazos do processo, clique no checkbox da(s) pendência(s) que pretende encerrar (item 2 da figura) e clique em Confirmar (item 3 da figura).

    encerrar_pendencias_prazos02.png

    Observação

    Ao clicar em confirmar, a pendência fica disponível apenas para visualização na tela de "Pendências e prazos", através do menu "Andamento", com o status de "encerrada", informando a data e hora do encerramento e o usuário que a encerrou. 

     

    2ª Maneira de encerrar a pendência no sistema:

    2. Acesse o menu Andamento e clique na opção Pendências e Prazos.

    encerrar_pendencias_prazos03.png

    2.1 Informe o número do processo (item 1 da figura) para que seja exibida a janela Pendências e prazos do processo.

    encerrar_pendencias_prazos04.png

    2.2 Assinale a(s) pendência(s) (item 1 da figura) e clique em Confirmar (item 2 da figura) para realizar o encerramento.

    encerrar_pendencias_prazos05.png

    Pronto! Após realizado esses passos, a pendência do processo foi encerrada com sucesso. Quando a pendência cadastrada para o processo não precisar mais ser exibida, deve-se encerrá-la diretamente pela tela Pendências e Prazos do Processo. 

     

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais

  • Como gero relatório no SAJ SG Tribunais?
    28 de julho de 2023 18:57
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 12/03/2020

    No SAJ SG é possível gerar relatórios de diversas maneiras, como por exemplo:

    • Pelo menu Consulta 
    • Pelo Fluxo de Trabalho

    Acompanhe nesse artigo como extrair relatórios por esses meios.

    1. Pelo menu Consulta:

    1.1 No SAJ SG, acesse o menu Consulta e clique no submenu Processos Avançada.

    01_tela_principal.jpg.png

    1.2 Na tela Consulta Avançada de Processos utilize os seguintes filtros:

    • No campo Relator (item 1 da figura): realize a busca pelo código de “Agente” do Magistrado, caso o mesmo possua dois agentes, sendo eles, um como Desembargador e outro como Juiz substituto em 2º grau, por exemplo, selecione os dois códigos.
    • No campo de Situação do processo (item 2 da figura): indique como “Pendente de Julgamento”.
    • Na aba Distribuição (item 3 da figura): selecione o período desejado para realização da busca, devendo ser informado a data inicial e final, lembrando que o limite máximo de busca que o sistema realiza é de 3.650 dias (o que equivale a 10 anos), observamos que quanto maior o intervalo solicitado maior será o tempo de retorno da consulta. Clicar no botão “Consultar” (item 4 da figura).

    02_consulta_avan_ada_processo.jpg

    1.3 Com o resultado, segue um exemplo do relatório extraído:

    03_resultado_consulta_processos.jpg

    2. Pelo Fluxo de Trabalho:

    2.1 No SAJ SG, acesse o Fluxo de Trabalho localizado na barra superior. Outra maneira de acessar é pelo menu Andamento e clique no submenu Fluxo de Trabalho.

    2.2 Como regra, o sistema carrega inicialmente os 300 primeiros processos da fila e, caso existam mais de 300 processos, é necessário pressionar a tecla “Page Down” do seu teclado, para que os processos sejam carregados em sua totalidade.

    2.3 Antes de gerar o relatório, você pode excluir ou inserir colunas para uma melhor visualização e exposição de informações dos processos. Para isso, selecione a fila que deseja gerar o relatório (item 1 da figura), clique com o botão direito do mouse em cima de uma das colunas e, em seguida, clique em Configurar colunas (item 2 da figura). Na tela Configurar colunas escolha o que deseja inserir no relatório (no exemplo, utilizamos a opção "Comarca" (item 3 da figura)). Com o mouse clicado sobre a opção desejada, arraste até as demais colunas já existentes no fluxo, soltando-a na posição desejada.

    04_fluxo_trabalho_.png

    2.4 Assim que carregar todos os processos da fila e configurar as colunas desejadas é possível “Exportar para Microsoft Excel”. Para isso, clique no ícone mceclip1.png (item 1 da figura):

    05_exportar_excel.png

    Será aberto a caixa “Salvar Como” onde deverá ser indicado o local que ficará salvo (na máquina) e o nome dado ao relatório que será exportado e “Salvar”. O sistema irá exibir a mensagem de confirmação: “Foram adicionadas colunas que necessitam de atualização da tela para que seus dados sejam exibidos. Deseja atualizar agora? ” Selecione a opção “Sim” que a fila será atualizada e o arquivo salvo no local que você indicou.

    Dica

    Ainda para melhor visualização, tanto no Fluxo de Trabalho quanto na Consulta de Processos, é possível agrupar por colunas. Para isso, clique na coluna desejada, segure e arraste até a parte cinza mais escura, como exemplo arrastamos a coluna "Entrada" (item 1 da figura). 

    A opção de agrupamento das colunas pode ser um facilitador para dar ênfase em uma ou mais colunas como por exemplo classe e entrada e no canto superior terá a opção de expandir ou encolher (item 2 da figura).

    07_fluxo.jpg

     

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais