-
Como visualizo os dados requisitórios do processo no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 14/08/2020Vamos conhecer uma alteração realizada na Consulta de Processos Requisitórios disponíveis a partir da versão 1.8.30.
As funcionalidades Consultas de Processos Básica e Consultas de Processos Avançada foram alteradas para exibir as informações de Foro e Vara do processo correspondente nos dados do requisitório, ao consultar o processo principal no DEPRE (Departamento Estadual de Precatórios).
Acompanhe os procedimentos na prática!
1. Acesse o menu Consulta e clique na opção Processos Básica ou Processos Avançada.
2. Informe o número do processo e clique em Pesquisar.
3. Os dados requisitórios serão exibidos no resultado da pesquisa, na aba Dados do Processo.
Pronto! Desta maneira você tem acesso aos dados requisitórios do processo no SAJ PG5. Sempre que precisar utilize essa funcionalidade.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como encerro as pendências e prazos do processo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 19.4.0-X | Atualizado em: 13/04/2021O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG), possibilita inserir pendências aos processos, servindo de alertas para ajudar a não perder os prazos e, assim, gerenciar as tarefas diárias conforme as prioridades sinalizadas pelas pendências.
Elas também servem de aviso assim que realizar alguma atividade no sistema, como: consultar o processo, emitir documentos, acessar a pasta digital, dentre outros. Quando a pendência não tiver mais utilidade, ou seja, não precisar mais ser exibida, ela deverá ser encerrada. Existem existem duas maneiras de encerrá-la no sistema. Acompanhe!
1ª Maneira de encerrar a pendência no sistema:
1. Acesse o menu Consulta e clique na opção Processos Avançada (poderia ser na Consulta Básica, na tela de Emissão de Documentos, ou qualquer tela que solicite a inserção do número do processo).
1.1 Informe o número do processo (item 1 da figura). Será exibida a tela com as pendências e prazos do processo, clique no checkbox da(s) pendência(s) que pretende encerrar (item 2 da figura) e clique em Confirmar (item 3 da figura).
ObservaçãoAo clicar em confirmar, a pendência fica disponível apenas para visualização na tela de "Pendências e prazos", através do menu "Andamento", com o status de "encerrada", informando a data e hora do encerramento e o usuário que a encerrou.
2ª Maneira de encerrar a pendência no sistema:
2. Acesse o menu Andamento e clique na opção Pendências e Prazos.
2.1 Informe o número do processo (item 1 da figura) para que seja exibida a janela Pendências e prazos do processo.
2.2 Assinale a(s) pendência(s) (item 1 da figura) e clique em Confirmar (item 2 da figura) para realizar o encerramento.
Pronto! Após realizado esses passos, a pendência do processo foi encerrada com sucesso. Quando a pendência cadastrada para o processo não precisar mais ser exibida, deve-se encerrá-la diretamente pela tela Pendências e Prazos do Processo.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como gero relatório no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 12/03/2020No SAJ SG é possível gerar relatórios de diversas maneiras, como por exemplo:
- Pelo menu Consulta
- Pelo Fluxo de Trabalho
Acompanhe nesse artigo como extrair relatórios por esses meios.
1. Pelo menu Consulta:
1.1 No SAJ SG, acesse o menu Consulta e clique no submenu Processos Avançada.
1.2 Na tela Consulta Avançada de Processos utilize os seguintes filtros:
- No campo Relator (item 1 da figura): realize a busca pelo código de “Agente” do Magistrado, caso o mesmo possua dois agentes, sendo eles, um como Desembargador e outro como Juiz substituto em 2º grau, por exemplo, selecione os dois códigos.
- No campo de Situação do processo (item 2 da figura): indique como “Pendente de Julgamento”.
- Na aba Distribuição (item 3 da figura): selecione o período desejado para realização da busca, devendo ser informado a data inicial e final, lembrando que o limite máximo de busca que o sistema realiza é de 3.650 dias (o que equivale a 10 anos), observamos que quanto maior o intervalo solicitado maior será o tempo de retorno da consulta. Clicar no botão “Consultar” (item 4 da figura).
1.3 Com o resultado, segue um exemplo do relatório extraído:
2. Pelo Fluxo de Trabalho:
2.1 No SAJ SG, acesse o Fluxo de Trabalho localizado na barra superior. Outra maneira de acessar é pelo menu Andamento e clique no submenu Fluxo de Trabalho.
2.2 Como regra, o sistema carrega inicialmente os 300 primeiros processos da fila e, caso existam mais de 300 processos, é necessário pressionar a tecla “Page Down” do seu teclado, para que os processos sejam carregados em sua totalidade.
2.3 Antes de gerar o relatório, você pode excluir ou inserir colunas para uma melhor visualização e exposição de informações dos processos. Para isso, selecione a fila que deseja gerar o relatório (item 1 da figura), clique com o botão direito do mouse em cima de uma das colunas e, em seguida, clique em Configurar colunas (item 2 da figura). Na tela Configurar colunas escolha o que deseja inserir no relatório (no exemplo, utilizamos a opção "Comarca" (item 3 da figura)). Com o mouse clicado sobre a opção desejada, arraste até as demais colunas já existentes no fluxo, soltando-a na posição desejada.
2.4 Assim que carregar todos os processos da fila e configurar as colunas desejadas é possível “Exportar para Microsoft Excel”. Para isso, clique no ícone
(item 1 da figura):
Será aberto a caixa “Salvar Como” onde deverá ser indicado o local que ficará salvo (na máquina) e o nome dado ao relatório que será exportado e “Salvar”. O sistema irá exibir a mensagem de confirmação: “Foram adicionadas colunas que necessitam de atualização da tela para que seus dados sejam exibidos. Deseja atualizar agora? ” Selecione a opção “Sim” que a fila será atualizada e o arquivo salvo no local que você indicou.
DicaAinda para melhor visualização, tanto no Fluxo de Trabalho quanto na Consulta de Processos, é possível agrupar por colunas. Para isso, clique na coluna desejada, segure e arraste até a parte cinza mais escura, como exemplo arrastamos a coluna "Entrada" (item 1 da figura).
A opção de agrupamento das colunas pode ser um facilitador para dar ênfase em uma ou mais colunas como por exemplo classe e entrada e no canto superior terá a opção de expandir ou encolher (item 2 da figura).
Créditos - Equipe SAJ Tribunais