Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 26/04/2021
O Editor de Textos do SAJ PG permite a edição de diversos tipos de documentos vinculados aos processos com os quais você está trabalhando. Você poderá realizar edição de documentos previamente salvos, mas que não foram finalizados nem assinados.
Como nos casos em que você precisou pausar a emissão de um documento para confirmar alguma informação relevante, por exemplo.
Acompanhe, nesse artigo, como consultar e editar documentos nessa situação.
1. No Acesse o Fluxo de Trabalho e o subfluxo de documentos da respectiva categoria com a qual você estava trabalhando. No exemplo abaixo, utilizamos o subfluxo Despacho, fila Em Elaboração. Nesta fila, localize o documento pelo número do processo, pela data de entrada ou pela matrícula de criação, por exemplo, e realize uma das atividades disponíveis na fila: Editar Documento, Finalizar Documento ou Assinar e Liberar Documento.
2. Também é possível realizar a edição pelo Gerenciador de Arquivos disponível no menu Expediente. No botão Pesquisar (sinalizado pelo símbolo de binóculo, item 1 da figura) informe o número do processo (item 2 da figura) para o qual deseja localizar o documento e clique no botão Consultar (item 3 da figura). Note que no campo a direita, serão apresentados todos os documentos emitidos no SAJ PG para o processo informado. No exemplo abaixo, o processo possui o último documento como pendente (representado pelo ícone de uma folha em branco, item 4 da figura), ainda não finalizado nem assinado.
3. Você ainda pode realizar a pesquisa utilizando outros filtros, assim, localiza documentos pendentes de vários processos. Para isso, utilize o campo “Documentos que contenham o texto” (para inserir palavras que estejam no corpo do seu documento) ou ainda, utilize o campo Data da última alteração e inclua o intervalo de tempo para consulta, ou ainda, utilize os campos que constam em “Opções adicionais de pesquisa”, como usuário de criação, data de criação, etc.
4. Depois de localizar na lista o documento desejado, clique com o botão direito do mouse sobre o documento e escolha a opção Editar, ou dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele que será aberto, automaticamente, no Editor de Textos.
No Editor de Textos, ajuste o que for necessário, atente-se aos requisitos do documento como por exemplo: se os documentos necessitam de complemento da movimentação ou se necessitam de informações publicáveis, nesses casos é importante definir no corpo do seu texto qual informação deseja destacar. Para isso, selecione o texto e utilize o atalho “Ctrl + M”. Desta forma, o texto ficará em amarelo destacando que o mesmo será o trecho a ser publicado e complementado à movimentação, ao qual chamamos de Síntese. Agora sim, o documento estará pronto para ser finalizado e assinado.
Caso você tente emitir um documento igual para o mesmo processo, o sistema alertará com uma mensagem perguntando se você deseja continuar a edição do documento pendente. Desta forma, evita-se o retrabalho e a duplicidade de documentos.
Alguns usuários têm permissão de segurança e conseguem realizar essa edição mesmo com o documento no status finalizado. Mas, a partir do momento em que é assinado não será mais permitida a sua edição.
Essa é mais uma facilidade que o sistema SAJ proporciona. Ou seja, não é necessário emitir um novo expediente, caso você precise ajustar um documento pendente de finalização.