-
Seleção de modelosVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ traz novidades na seleção de documentos, de modo a aprimorar a busca pelos modelos desejados a partir de melhorias na visualização e facilidades na filtragem dos modelos. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre este assunto para conhecer todos os benefícios da nova seleção de modelos.
-
Emissão de documentosVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ, além de permitir acesso rápido e organizado aos autos do processo, oferece várias funcionalidades que podem facilitar o seu cotidiano de trabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre a funcionalidade Emissão de documentos, operação essencial para as atividades de um Tribunal de Justiça.
-
Como acesso o editor de texto pelo menu do SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-0 | Atualizado em: 13/05/2021O Editor de Texto no Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), tem por finalidade a emissão e a formatação de documentos relacionados a processos. Por ser um editor dedicado aos serviços forenses, difere do MS Word por oferecer ferramentas especialmente desenvolvidas para atender às necessidades nas rotinas do Judiciário. Dessa forma, além de disponibilizar todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema SAJ.
Acompanhe na prática!
1. Acesse o menu Expedientes, clique no submenu Emissão de documentos.
2. Informe a Categoria (item 1 da figura), o Modelo (item 2 da figura) e o número do processo (item 3 da figura). O documento configurado aparecerá no canto direito da tela, no campo "Lista de processos" (item 4 da figura). Após o preenchimento, clique em Editar (item 5 da figura).
3. A tela do Editor de textos será aberta com o modelo da categoria selecionada. Note que os dados inseridos nos documentos são os mesmos do processo vinculado na tela anterior.
Algumas categorias de documentos, possuem configurações específicas, como movimentações previamente atreladas ao modelo do documento, campos de textos que solicitam nome de partes, dados de audiência, dentre outros.
Você viu como acessar o Editor de Textos pelo menu do sistema. Outra forma de acessar é por meio do Fluxo de Trabalho, aconselhado para processos digitais.Saiba MaisCaso queira saber mais como acessar o editor pelo Fluxo de Trabalho, acesse o link:
Como acesso o editor de texto pelo Fluxo de Trabalho no SAJ PG Tribunais?Para saber mais sobre a Emissão de Documentos, acesse o link:
Como funcionam as abas na tela de Emissão de Documentos no SAJ PG Tribunais?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como emito documentos para partes com múltiplos endereços no SAJ Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 03/02/2020O sistema SAJ/PG5 oferece várias facilidades que auxiliam e otimizam as suas atividades, dando-lhe celeridade e, consequentemente, aumentando sua produtividade. Vamos aprender a realizar a emissão de documentos para partes com múltiplos endereços.
O sistema SAJ possibilita que seja inserido quantos endereços sejam necessários no cadastro das partes de um processo. Quando for preciso emitir um documento para uma parte com mais de um endereço cadastrado, você poderá selecionar todos os endereços cadastrados ou quantos forem necessários para a emissão do expediente.
Para isso, acesse o menu Expediente, clique na opção Emissão de Documentos e siga os seguintes passos:
1. Selecione a categoria e o modelo do documento que deseja emitir.
2. Informe o número do processo.
3. Os dados necessários do processo irão ser carregados, então selecione a aba Pessoas, a fim de que as partes do processo sejam avaliadas.
4. Após, selecione a parte, que possui múltiplos endereços cadastrados, e clique no botão Consulta/Cadastro de Endereços, conforme destaque na imagem a seguir.
5. Após selecionar a parte e clicar em Consulta/Cadastro de Endereços, o sistema SAJ apresentará a tela Consulta de Endereços da Pessoa, em que você poderá selecionar quantos endereços desejar para a emissão do documento:
6. Depois da seleção dos endereços, prossiga normalmente com a emissão do documento.
ObservaçãoA seleção de endereço para emissão do mandado e definição do seu zoneamento será sugerida automaticamente pelo sistema. No entanto, você pode alterar essa escolha durante a seleção de endereços na tela de Consulta de Endereços da Pessoa. Caso você selecione mais de um endereço, todos eles aparecerão no corpo do documento emitido.
Essa funcionalidade traz eficiência ao trabalho dos oficiais de justiça, que poderão contar com os endereços corretamente indicados no documento.
Aproveite essa funcionalidade sempre que for necessário realizar a emissão de documentos para múltiplos endereços. Esta mesma funcionalidade pode ser utilizada com todas as categorias e modelos, como por exemplo em Ofícios.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizo a edição de documentos emitidos no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 26/04/2021O Editor de Textos do SAJ PG permite a edição de diversos tipos de documentos vinculados aos processos com os quais você está trabalhando. Você poderá realizar edição de documentos previamente salvos, mas que não foram finalizados nem assinados.
Como nos casos em que você precisou pausar a emissão de um documento para confirmar alguma informação relevante, por exemplo.
Acompanhe, nesse artigo, como consultar e editar documentos nessa situação.
1. No Acesse o Fluxo de Trabalho e o subfluxo de documentos da respectiva categoria com a qual você estava trabalhando. No exemplo abaixo, utilizamos o subfluxo Despacho, fila Em Elaboração. Nesta fila, localize o documento pelo número do processo, pela data de entrada ou pela matrícula de criação, por exemplo, e realize uma das atividades disponíveis na fila: Editar Documento, Finalizar Documento ou Assinar e Liberar Documento.
2. Também é possível realizar a edição pelo Gerenciador de Arquivos disponível no menu Expediente. No botão Pesquisar (sinalizado pelo símbolo de binóculo, item 1 da figura) informe o número do processo (item 2 da figura) para o qual deseja localizar o documento e clique no botão Consultar (item 3 da figura). Note que no campo a direita, serão apresentados todos os documentos emitidos no SAJ PG para o processo informado. No exemplo abaixo, o processo possui o último documento como pendente (representado pelo ícone de uma folha em branco, item 4 da figura), ainda não finalizado nem assinado.
3. Você ainda pode realizar a pesquisa utilizando outros filtros, assim, localiza documentos pendentes de vários processos. Para isso, utilize o campo “Documentos que contenham o texto” (para inserir palavras que estejam no corpo do seu documento) ou ainda, utilize o campo Data da última alteração e inclua o intervalo de tempo para consulta, ou ainda, utilize os campos que constam em “Opções adicionais de pesquisa”, como usuário de criação, data de criação, etc.
4. Depois de localizar na lista o documento desejado, clique com o botão direito do mouse sobre o documento e escolha a opção Editar, ou dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele que será aberto, automaticamente, no Editor de Textos.
No Editor de Textos, ajuste o que for necessário, atente-se aos requisitos do documento como por exemplo: se os documentos necessitam de complemento da movimentação ou se necessitam de informações publicáveis, nesses casos é importante definir no corpo do seu texto qual informação deseja destacar. Para isso, selecione o texto e utilize o atalho “Ctrl + M”. Desta forma, o texto ficará em amarelo destacando que o mesmo será o trecho a ser publicado e complementado à movimentação, ao qual chamamos de Síntese. Agora sim, o documento estará pronto para ser finalizado e assinado.
DicaCaso você tente emitir um documento igual para o mesmo processo, o sistema alertará com uma mensagem perguntando se você deseja continuar a edição do documento pendente. Desta forma, evita-se o retrabalho e a duplicidade de documentos.
Alguns usuários têm permissão de segurança e conseguem realizar essa edição mesmo com o documento no status finalizado. Mas, a partir do momento em que é assinado não será mais permitida a sua edição.
Essa é mais uma facilidade que o sistema SAJ proporciona. Ou seja, não é necessário emitir um novo expediente, caso você precise ajustar um documento pendente de finalização.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como emito uma ordem de liberação no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 20.2 | Atualizado em: 26/11/2020No sistema SAJ é possível emitir uma Ordem de Liberação para as pessoas que não estejam no sistema carcerário (em prisão domiciliar, por exemplo). Esse documento visa tirar a pessoa presa do BNMP 2.0, mas mantê-la com o status de preso no sistema SAJ. Depois da ordem de liberação ser emitida é enviado um comunicado ao CNJ informando que o réu, embora preso, não está alocado em uma unidade prisional.
Acompanhe os passos de como emitir a certidão de Ordem de Liberação.
AtençãoA partir da versão 20.2 do sistema SAJ, a forma de autenticação no BNMP mudou, o usuário corporativo deixa de existir e o sistema passar a utilizar os dados de Login individual de cada usuário.
Com essa alteração o CNJ passa a validar se o seu usuário possui permissão para realizar as operações nas lotações. Caso você esteja realizando uma operação a partir de uma lotação que não está vinculada ao seu usuário no SCA (Sistema de Controle de Acesso), o CNJ impedirá que as operações sejam realizadas e você será informado que não possui permissão.
Se desejar verifique junto ao administrador regional do SCA quais as lotações em que o seu usuário está vinculado no BNMP.
1. Acesse o menu Expediente, submenu Emissão de Documentos.
2. Com a tela aberta, selecione um modelo de documento configurado como Ordem de Liberação (item 1 da figura) e informe o número do processo (item 2 da figura) . Com os dados iniciais preenchidos, a aba Dados BNMP será automaticamente habilitada.
AtençãoO modelo de documento a ser selecionado precisa, obrigatoriamente, contemplar os campos correspondentes aos dados da Ordem de Liberação.
3. Na aba Pessoas indique qual parte receberá a ordem de liberação. Feito isso, clique na aba Dados BNMP e preencha as informações, como: Mandados de prisão, Motivo da expedição e Síntese da decisão. Com todos os dados informados, clique em Confirmar.
ObservaçãoO campo RJI virá automaticamente preenchido, pois para que seja emitida uma ordem de liberação, a parte já teve um mandado emitido em seu nome. Obrigando, assim, ter uma vinculação anterior ao seu RJI. Diante disso, você só precisa clicar em Confirmar para dar encaminhamento à emissão do documento.
4. Abrirá a tela do Editor de Textos. Depois de conferir os dados da Ordem de Liberação, basta que ela seja finalizada e assinada pelos respectivos responsáveis.
Pronto! A partir da finalização e assinatura você emitiu uma ordem de liberação que será automaticamente comunicado ao CNJ, retirando o vínculo da parte com o sistema prisional (BNMP 2.0).
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como emito uma Ordem de Desinternação no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 20.2 | Atualizado em: 20/11/2020Quando o magistrado concede liberdade à parte internada em decorrência da aplicação de medida de segurança, será expedida a Ordem de Desinternação.
Antes de emitir a ordem, é necessário verificar se o mandado de internação foi emitido no BNMP 2.0. Na hipótese do processo não possuir mandado de internação emitido no BNMP 2.0, deverá ser saneado o processo.
AtençãoA partir da versão 20.2 do sistema SAJ, a forma de autenticação no BNMP mudou, o usuário corporativo deixa de existir e o sistema passar a utilizar os dados de Login individual de cada usuário.
Com essa alteração o CNJ passa a validar se o seu usuário possui permissão para realizar as operações nas lotações. Caso você esteja realizando uma operação a partir de uma lotação que não está vinculada ao seu usuário no SCA (Sistema de Controle de Acesso), o CNJ impedirá que as operações sejam realizadas e você será informado que não possui permissão.
Se desejar verifique junto ao administrador regional do SCA quais as lotações em que o seu usuário está vinculado no BNMP.
Acompanhe os passos de como emitir a Ordem de Desinternação:
1. Acesse o menu Expediente, submenu Emissão de Documentos.
2. Na tela Emissão de Documentos, informe a Categoria, o Modelo e o número do processo.
3. Ao selecionar a pessoa para a qual a ordem de desinternação está sendo emitida, o SAJ abrirá a aba Dados BNMP. Selecione, por meio da lupa, o Mandado de internação para qual será emitida a ordem de desinternação.
4. Em seguida, selecione, por meio da seta, o motivo da desinternação. Informe a data da missão do laudo médico. O CRM do médico que emitiu o laudo. Selecione a decisão do magistrado que concedeu a desinternação. Clique em Confirmar e Editar para iniciar a edição do mandado.
ObservaçãoA ordem de desinternação tramita no subfluxo “Mandado”. Quando não é cumprida por oficial de justiça, após a assinatura e liberação nos autos, é direcionado à fila “Ag. cumprimento”. Após o efetivo cumprimento da ordem de desinternação, o servidor deverá acessar a referida fila ou a árvore de dependência do processo para remover o documento do subfluxo utilizando a atividade “Encerrar mandado”.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais