Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 11/01/2021
O Autotexto é um recurso que permite armazenar cópias de trechos de textos para serem utilizados posteriormente, acrescentando-os automaticamente nas emissões de expedientes com poucos cliques do mouse, independente da categoria de documento ou tipo de processo. Possui a flexibilidade de serem editados e formatados, além da opção de compartilhamento entre os usuários.
É possível utilizar trechos copiados de sites da internet, de editores de textos diversos, de PDFs ou mesmo o teor de algum expediente já emitido no sistema, como Despacho, Decisão ou Sentença.
Acompanhe na prática como utilizar essa funcionalidade.
1. Vamos utilizar o teor existente em um modelo de documento da Instituição para criar um Autotexto. Para isso, acesse o menu Expediente e clique no submenu Gerenciador de arquivos.
2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, na categoria Despacho, clique em Modelos da Instituição (1). Com o botão direito do mouse sobre o documento que deseja visualizar (2), clique em Visualizar Arquivo (3).
3. Selecione o trecho que deseja copiar (1) e, em seguida, clique em Copiar (2) ou utilize as teclas de atalho do teclado “Ctrl+C”.
4. Feito isso, agora é só criar o Autotexto. Para isso, acesse o menu Expediente e clique no submenu Cadastro de Autotexto.
5. Na tela de Cadastro de Autotextos, clique no botão Novo (1). No campo Abreviação será habilitada a opção para inserir o nome de seu Autotexto (ele deve ter ao menos 4 caracteres para uma busca posterior mais rápida). No exemplo colocamos "Despacho teor copiado" (2).
6. Cole o conteúdo copiado no campo específico (1). Para colar o texto copiado utilize o Ctrl + C do seu teclado. Em seguida, clique em Salvar (2). Pronto, seu Autotexto está criado.
Nesta tela também é possível compartilhar seu Autotexto. Selecione a caixinha (checkbox) “Compartilhado com as lotações” e insira uma ou mais lotações com as quais queira que as pessoas que for compartilhar possam utilizar o conteúdo que você copiou e cadastrou. Para inserir nova linha clique no ícone +, localizado no lado direito da tela. Clique em Salvar.
7. Abra o Editor de Textos (F4) pra utilizar seus Autotextos na emissão de documentos, digite a Abreviação que foi cadastrada previamente e a partir do 4º caractere o sistema irá mostrar a prévia do conteúdo e em seguida aperte a tecla F3 ou Enter para o inserir no documento.
8. Também é possível utilizar Autotextos compartilhados por outros usuários, clique no ícone (1) para abrir o Painel Auxiliar e exibir a lista de Autotextos. Marque a opção “Exibir autotextos compartilhados ao(s) meu(s) grupo(s)” (2). Clique duas vezes no qual deseja usar que este será inserido em seu documento (3).
Os Autotextos são identificados da seguinte forma:
- Criado pelo usuário
- Compartilhado por outro usuário