Versão: 21.1.0-18 | Publicado em: 18/11/2021
No Sistema de Automação da Justiça (SAJ, Primeiro Grau (PG), é possível realizar o compartilhamento de modelos de documento entre Cartórios (lotações)/Secretarias. Refere-se aos modelos de documentos de grupo ou usuário, utilizado para emissão de documento na unidade.
Você utilizará esse procedimento quando houver alteração de lotação dentro do mesmo Fórum, por exemplo: da 1ª Vara Cível para a 1° Vara Criminal do Fórum. Nesta situação as varas são referentes ao mesmo foro e base de dados, assim basta realizar o compartilhamento dos modelos de documento.
Acompanhe neste artigo como realizar no sistema.
1. O usuário criador do modelo de documento é quem deve realizar o procedimento, acessando o cadastro do Modelo de Documento. Para isso, acesse o menu Expediente e clique na opção Cadastro de Modelo de Documento.
2. Informe a Categoria, no campo Nome (1) selecione o modelo desejado, clique na aba Compartilhamentos (2) e marque a opção Compartilhado Como (3). Em seguida, clique no botão + (4) e vincule os usuários conforme desejado, inserindo o tipo de permissão: Controle Total ou Somente Visualização. Também é possível inserir um prazo de validade, que será o período de tempo em que o usuário terá acesso ao modelo de documento compartilhado. Ao final, clique em Salvar.
Também é possível realizar esse procedimento através do Gerenciador de Arquivos, localizando o modelo de documento que deseja compartilhar tanto no modo Pesquisar como no modo Pastas.
Você viu até este momento como compartilhar modelos de documentos no sistema.
Mas, e quando é necessário realizar a migração de modelos de documento?
Será necessário realizar a migração dos modelos de documento quando houver alteração na lotação de um usuário de um cartório (lotação)/secretarias para outro cartório quando não estiverem dentro da mesma base de dados. Neste caso, é necessário realizar a abertura de um chamado para que seja feito o procedimento de migração dos modelos de documento. No chamado você deve mencionar:
- o cartório (sua lotação);
- vara de origem e destino;
- categoria dos documentos;
- se são modelos de grupo ou de usuário;
- matrícula de origem e destino.
Também é possível migrar os modelos documentos criados por outros usuários, porém é necessário que seja informado o nome e a matrícula do usuário de origem e de destino.
E como proceder nos casos de unificação de cartórios/secretarias, como nas Unidades de Processamento Judicial - UPJs?
Os modelos são migrados pela equipe de configuração do SAJ com a abertura de um chamado informando a unificação dos cartórios. O levantamento dos modelos pode ser realizado sempre quando houver unificação de ofícios, que será enviado ao cartório de todas as varas, para que os usuários possam renomeá-los para melhor identificação. Evitando, assim, a duplicidades dos documentos e a migração de modelos não mais utilizados ou que seus devidos criadores não estão mais em exercício da função. Essa recomendação é realizada para uma melhor organização do cartório e de seus respectivos usuários. Caso não ocorra a renomeação dos modelos, eles permanecem com os nomes anteriores à unificação.