A categorização de documentos é uma importante ferramenta que auxilia os usuários na contextualização dos documentos que compõem o expediente Digital. Esta categorização é feita no ato de emitir documentos através do sistema ou quando importamos documentos externos ao SAJ, vinculando-os ao expediente digital do processo. Neste material veremos como categorizar os documentos que foram importados para o processo, acompanhe:
1. Com o Expediente digital aberto, clique no ícone , localizado na parte inferior do expediente digital do processo.
2. O sistema abrirá a tela Modo de classificação, na qual é possível categorizar todos os documentos importados para o sistema.
3. À esquerda estão listados todos os documentos do processo; à direita, após clicar sobre um determinado documento ou sobre a página de um documento (1), é possível visualizar todo o seu conteúdo (2).
4. Para habilitar o preenchimento do campo por meio do qual é possível alterar a categoria de um documento, clique no ícone do lápis , localizado à direita de cada item da lista.
5. O sistema apresentará uma lista de categorias disponíveis para o tipo de documento importado, selecione uma das opções disponíveis ou digite no campo disponível a categoria que identifica corretamente a peça.
6. Após selecionar a opção desejada, clique no ícone para confirmar a opção selecionada.
Pronto! A categorização de documentos por meio da tela Modo de classificação do expediente digital é bastante simples e muito útil para os casos em que os documentos produzidos fora do sistema precisam ser importados.