Versão: 20.3.0-0 | Publicado em: 30/11/2020
A categorização de documentos é uma importante ferramenta que auxilia os usuários na contextualização dos documentos que compõem o expediente Digital. Esta categorização é feita no ato de emitir documentos através do sistema ou quando importamos documentos externos ao SAJ, vinculando-os ao expediente digital do processo. Neste material veremos como categorizar os documentos que foram importados para o processo, acompanhe:
1. Com o Expediente digital aberto, clique no ícone
, localizado na parte inferior do expediente digital do processo.
![categorizar02.png](/hc/article_attachments/15858303909783)
2. O sistema abrirá a tela Modo de classificação, na qual é possível categorizar todos os documentos importados para o sistema.
![categorizar03.png](/hc/article_attachments/15858298743831)
3. À esquerda estão listados todos os documentos do processo; à direita, após clicar sobre um determinado documento ou sobre a página de um documento (1), é possível visualizar todo o seu conteúdo (2).
![categorizar04.png](/hc/article_attachments/15858298747671)
4. Para habilitar o preenchimento do campo por meio do qual é possível alterar a categoria de um documento, clique no ícone do lápis
, localizado à direita de cada item da lista.
![categorizar05.png](/hc/article_attachments/15858303937943)
5. O sistema apresentará uma lista de categorias disponíveis para o tipo de documento importado, selecione uma das opções disponíveis ou digite no campo disponível a categoria que identifica corretamente a peça.
![categorizar06.png](/hc/article_attachments/15858298767383)
6. Após selecionar a opção desejada, clique no ícone
para confirmar a opção selecionada.
![categorizar07.png](/hc/article_attachments/15858303952663)
Pronto! A categorização de documentos por meio da tela Modo de classificação do expediente digital é bastante simples e muito útil para os casos em que os documentos produzidos fora do sistema precisam ser importados.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais