Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 29/04/2021
A Pasta Digital é uma ferramenta onde encontram-se os documentos pertinentes ao processo. Todos os documentos que ela compõe, possuem fé pública já que, sua assinatura digital é obrigatória.
Os documentos são organizados por tipos de documentos, o que permite que determinadas páginas possuam sigilo externo, caso seja necessário. Além disso, a estruturação traz celeridade na análise realizada pelo magistrado e por todos os usuários em que nela atuam.
Agora vamos conhecer melhor as funcionalidades da Pasta Digital!
1. Para utilizar a Pasta Digital, acesse o menu Consulta, submenu Autos. Em algumas telas do sistema, é possível selecionar o processo e utilizar a tecla de atalho F12.
2. A pasta digital possui funcionalidades nas quais facilitam o manuseio dos autos. Vamos entender as funcionalidades dos botões disponíveis na Pasta Digital:
Expandir todos os itens.
Recolher todos os itens.
Assinar documento.
Tornar o documento sem efeito.
Visualizar os atos do documento.
Alterar tipo do documento.
3. Na aba Arquivo (localizado na parte superior lado esquerdo da tela, item 1 da figura), disponibiliza algumas funcionalidades, cada uma delas tem uma atividade ou consulta. A primeira delas e de verificar autenticidade do documento com a opção Propriedades do documento.
Veja exemplo da opção Propriedade do documento, na qual informa quem assinou, data, hora, movimentação, dados do certificado e complemento da movimentação:
Ainda em Propriedades do documento é possível, assinar documentos e tornar sem efeito.
4. Voltando na aba Arquivos, tem-se ainda as seguintes funcionalidades:
- Importação de Arquivos Multimídia, onde importa vídeos para acompanhar as peças processuais;
- Transferir processos entre magistrados, momento em que os autos serão enviados ao poder de outro juiz (ex. Que esteja respondendo pela vara);
- Devolver processo para o magistrado, momento em que se devolve um processo que foi transferido.
5. A aba Configurações (localizado na parte superior lado esquerdo da tela, item 1 da figura), apresenta atividades que padronizam os documentos, são elas:
- Ocultar/mostrar peças: essa atividade ao clicar, oculta as peças processuais mostrando apenas o número do processo, ao clicar novamente, apresenta as peças.
- Zoom: essa atividade aumenta ou diminui o tamanho da página.
- Gira a página no sentido horário e anti-horário (muito utilizada quando as páginas estiverem de cabeça para baixo).
- Opções: apresenta a tela do documento maximizada, para que seja visualizado somente o documento.
- Ocultar carimbo de assinatura: oculta o carimbo da assinatura digital.
- Exibir assinatura: exibe a assinatura digital no documento.
6. Na próxima aba a de Relatórios (localizado ao lado da aba configurações), você tem acesso ao histórico de impressões das peças.
As Anotações nas páginas do processo é outra funcionalidade da Pasta Digital.
Os magistrados utilizam com frequência para identificar pontos mais importantes no processo para que seja citado em uma audiência ou até mesmo, para utilizar em algum dispositivo de decisões, sentenças e despachos.
Deseja saber como inserir anotações nas páginas do processo, acesse o artigo a seguir:
Como utilizo as anotações da Pasta Digital no SAJ Tribunais?
Lembre-se que a Pasta Digital é a Ferramenta que representa o Processo e por isso, nela encontraremos documentos digitalizados, os elaborados dentro do sistema e aqueles que os advogados enviam pelo Portal e-SAJ. O sistema respeitará o número das páginas quando forem liberados nos autos fazendo com que exista uma ordem cronológica. Importante destacar que somente o último documento da Pasta Digital pode se tornar sigiloso.
Conheça mais sobre a Pasta Digital acessando:
Como uso a funcionalidade de Anotações nos processos da Pasta Digital do SAJ Tribunais?