Versão: 1.9.1-24 | Publicado em: 17/06/2019
Já pensou em trabalhar com um sistema, que permite o cumprimento de tarefas de maneira ágil, fazendo com que você economize tempo?
Com o Sistema de Automação de Justiça, o SAJ, isso é possível. Tanto os oficiais de justiça como a coordenadoria de mandados poderão usufruir dessa ferramenta para realizar a distribuição de mandados de maneira digital.
Além de garantir agilidade e sustentabilidade, proporcionadas pela digitalização dos processos físicos, o que reduz drasticamente o uso de papel, o SAJ traz outras vantagens à sua rotina de trabalho, entre elas:
- O trabalho remoto para os oficiais de justiça, desde que seja possível imprimir os mandados em casa e contanto que seja realizado o cadastro correto de dados nas certidões; isso economiza tempo com deslocamentos desnecessários, por exemplo, o retorno ao cartório para a devolução dos mandados.
- A visualização dos autos do processo a qualquer momento, para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao trâmite processual.
- A produção de documentos em lote, garantindo maior produtividade.
- E a qualificação e atualização dos endereços, permitindo que o oficial evite diligências sem necessidade, uma vez que os documentos serão emitidos com o endereço correto das partes, tornando o trabalho mais eficaz e assertivo.
A digitalização do mandado é um procedimento realizado quando houver retorno positivo ou parcialmente positivo pelo oficial de justiça.
Acompanhe o passo a passo de como realizar esse procedimento:
1. Acesse o menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho. Ou clique diretamente no ícone do fluxo .
2. Selecione o fluxo que deseja trabalhar. Na sequência, clique no subfluxo Mandado (item 1 da figura) e, então, na fila de trabalho Ag. Cumprimento pelo Oficial (item 2 da figura).
3. Observe que, no canto direito do fluxo, aparecem os processos da fila escolhida e, no topo, as atividades que podem ser realizadas com estes processos. Selecione um deles (item 1 da figura) e clique na atividade "Digitalizar Peças" (item 2 da figura), que é utilizada para a digitalização de mandados.
4. A Pasta Digital é aberta. Na escolha do documento a ser digitalizado, o tipo Comprovante de Entrega de Documento (item 1 da figura) é automaticamente selecionado, bem como a origem da digitalização Arquivo. Clique então no botão Digitalizar (item 2 da figura).
5. Na sequência, na tela de importação de arquivo, escolha o documento desejado e clique em Abrir.
Ao digitalizar a cópia de um mandado, é preciso escolher o tipo de documento "Comprovante de Entrega de Documento". Caso seja uma certidão, a opção adequada é "Certidões do Oficial de Justiça".
7. Na seção "Peças Aguardando Liberação" (item 1 da figura), selecione a peça que você acabou de adicionar (item 2 da figura), clique em "Salvar" e. em seguida, clique no botão "Liberar nos autos digitais" (item 3 da figura).
8. Na tela Liberar os Documentos nos Autos Digitais, selecione o seu certificado digital e clique em Liberar. Observe que o mandado digitalizado agora consta na seção Peças Liberadas. Por fim, clique em Fechar.
Sempre que precisar digitalizar um mandado, utilize esses procedimentos.