Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 22/01/2021
Uma das principais ferramentas do Sistema de Automação de Justiça (SAJ) é o Fluxo de Trabalho. É o local onde é acompanhado todo o ciclo de vida processual, desde sua distribuição até o arquivamento. É por meio dele que podem ser visualizados os Autos dos Processos Digitais, Emitir documentos, verificar prazos, realizar publicações, entre outros.
Veja como o Fluxo de Trabalho está organizado:
1. Para acessar o Fluxo de Trabalho, utilize o ícone , localizado na barra superior de atalhos do SAJ PG. Outra maneira seria pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2. O Fluxo de Trabalho pode ser agrupado por Competência (cível, criminal, família etc.) e está dividido em Subfluxos. São eles: Subfluxo de Processo, Subfluxo de Documentos, Subfluxo de Petição Intermediária e Subfluxo de Intimações Eletrônicas. Cada Subfluxo possui Filas de Trabalho que como o próprio nome diz, permitem ao usuário trabalhar com diversos tipos de objetos (processos, documentos, petições intermediárias e intimações eletrônicas). Entenda melhor esta organização:
2.1 Campos Competência e Filtrar filas de trabalho: campos que permitem filtrar pela competência de atuação da unidade e por filas específicas dentro dos subfluxos, respectivamente.
2.2 Subfluxo de processo: No subfluxo de processo, as filas permitem o acompanhamento do processo. Todo processo, após sua distribuição, aparecerá automaticamente aqui, mesmo após seu trânsito em julgado.
2.3 Subfluxo de Petição intermediária: Nesse subfluxo, estão as filas que permitem o acompanhamento das Petições Intermediárias. Caso queira pesquisar algum processo específico, o fluxo trabalho conta com a aba pesquisar (item 1 da figura). Nesse subfluxo são recebidos os incidentes processuais e são realizados o cadastramento e a juntada de petições intermediárias excepcionais. Todo incidente processual, após o seu cadastro, é enviado para esse subfluxo, onde fica até o seu devido encaminhamento.
2.4 Subfluxo de Documentos: Nesse subfluxo, estão representadas as categorias de documentos (item 1 da figura) e é possível acompanhar pelas filas (item 2 da figura) que informam a etapa em que se encontra a criação de cada documento. Possibilita o cumprimento de determinações judiciais, bem como o acompanhamento dos prazos processuais. Todo documento emitido no sistema aparece neste subfluxo, onde permanecerá até o devido encerramento do seu prazo.
2.5 Subfluxo de Intimações Eletrônicas: Permite o envio e acompanhamento de citações e intimações eletrônicas via portal/DJ. Todos os atos de citação e intimações via portal, após sua geração, aparecem automaticamente aqui, onde permanecem até o encerramento do seu prazo.
3. Temos ainda a aba Pesquisar, onde podemos realizar a busca de qualquer objeto que conste no Fluxo de Trabalho, pelo número do processo, por documentos de processos específicos, objetos alocados para seu usuário entre outras opções. Após inserir o número do processo, é possível utilizar o atalho Alt+C para uma busca mais rápida.
Você pode configurar um segundo monitor com a Pasta digital para poder otimizar o seu trabalho dentro do Fluxo. Para saber mais acesse o artigo:
Como configuro o segundo monitor para a Pasta Digital no SAJ Tribunais?
Para saber mais sobre as funcionalidades do Fluxo de Trabalho, acesse o link:
Principais funcionalidades: configurar colunas, alocação de objetos e atos no Fluxo de Trabalho no SAJ PG Tribunais
Excelente, agora você já tem ideia da organização do Fluxo de Trabalho, uma ferramenta essencial para dar mais celeridade às suas demandas.