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- Subfluxo de documentos
- Subfluxo de intimações eletrônicas
- Subfluxo de processos
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Como identificar processos parados há mais de 100 dias no Fluxo de Trabalho no SAJ Tribunais Primeiro Grau?Versão do sistema: 24.04.00-00
Artigo publicado em: 07 de março de 2025No SAJ PG é possível identificar de forma fácil e rápida os processos que estão parados sem movimentação processual há mais de 100 dias no Fluxo de Trabalho, por meio de uma tarja específica.
Esta funcionalidade consiste em atribuir de forma automática uma tarja denominada “Sem movimentação há mais de 100 dias” aos processos que estão sem movimentação processual há mais de 100 (cem) dias. Trata-se de uma tarja preta com um “x” (xis) no centro.
Por ser uma tarja automática, não pode ser removida manualmente pelo usuário. Ao ser lançada nova movimentação no processo, após a vinculação da tarja, o sistema realiza a exclusão da tarja do processo por entender que o processo passou a ser movimentado novamente.
Lembrando que este recurso somente estará disponível no ambiente SAJ/PG5 após a habilitação pelo administrador do sistema.Acompanhe o passo a passo no sistema.
Passo 1. Acesse o Fluxo de Trabalho.
Passo 2. Ao carregar os processos na fila de trabalho desejada no subfluxo de processos, na coluna “Tarjas” (1) é possível visualizar a tarja (2), caso esteja associada a algum dos processos constantes na fila.
Com este recurso disponível no SAJ, a identificação de processos parados sem movimentação processual há mais de 100 dias se torna rápida e fácil, através de uma tarja vinculada ao processo, visível no fluxo de trabalho e demais telas do sistema onde aparecem as tarjas. Ou nas telas que permitem a consulta processual utilizando como condição as tarjas.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar a assinatura de documentos em fluxos diferentes no SAJ Tribunais de Primeiro Grau?Versão do sistema: 24.3.0-0
Artigo publicado em: 04 de novembro de 2024O sistema SAJ PG foi alterado para permitir a seleção de documentos da mesma fila de trabalho, mas que estejam em fluxos diferentes para assinatura. Este comportamento se aplica apenas para determinadas filas de assinaturas de documentos e somente para usuários com função de segurança habilitada pelo administrador do sistema.
Saiba mais sobre esta funcionalidade no decorrer deste artigo.
Passo 1. Acesse o Fluxo de Trabalho (1), selecione o(s) fluxo(s) desejado(s) (2), selecione a(s) fila(s) desejada(s) (3), selecione o(s) documento(s) que deseja assinar (4) e clique no botão "Assinar e liberar nos Autos Digitais" (5).
Passo 2. O sistema apresenta uma mensagem informando que você selecionou objetos de fluxos diferentes. Acionando a opção "Sim" (1), o sistema prossegue com a assinatura dos documentos selecionados em tela, seguindo a configuração de cada fila de trabalho de forma separada. Acionando a opção "Não" (2), a tela de mensagem é fechada, retornando à visualização do fluxo e permanecendo selecionados apenas os objetos que sejam do mesmo fluxo, desmarcando os demais.
AtençãoEste comportamento se aplica somente para os usuários com função de segurança correspondente, habilitada pelo administrador do sistema, bem como para as seguintes filas de assinatura de documentos, controladas pelo sistema (exceto categoria de mandados):
• 9032 - Ag. Assinatura do Juiz
• 9033 - Ag. Assinatura do Escrivão
• 9067 - Ag. Assinatura do Juiz ou Escrivão
• 9068 – Ag. Assinatura do Juiz, Escrivão ou Conciliador
Com esse novo comportamento no SAJ/PG será possível assinar simultaneamente documentos de fluxos diferentes.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Fluxo de TrabalhoVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ, além de permitir acesso rápido e organizado aos autos do processo, oferece várias funcionalidades que podem facilitar o seu cotidiano de trabalho. Acompanhe a seguir um vídeo demonstrativo sobre o uso da funcionalidade do fluxo de trabalho, subfluxos e filas de trabalho.
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Fluxo de trabalhoVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ, além de permitir a elaboração de documentos relacionados a processos, oferece várias funcionalidades que podem facilitar o seu cotidiano de trabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre o funcionamento do Fluxo de Trabalho, onde é acompanhado todo o ciclo do processo, de sua distribuição ao arquivamento.
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Funcionalidades básicas do Fluxo de TrabalhoVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ, além de permitir a elaboração de documentos relacionados a processos, oferece várias funcionalidades que podem facilitar o seu cotidiano de trabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre o funcionamento do Fluxo de Trabalho, onde é acompanhado todo o ciclo do processo, de sua distribuição ao arquivamento.
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Nova interface do Sistema de Automação da Justiça - SAJPublicado em: 22/08/2019
A atual versão do SAJ traz um visual muito mais intuitivo, com foco na sua experiência com o sistema. As mudanças de layout foram desenvolvidas a partir de estudos de usabilidade, testes práticos e feedback dos usuários. Essa novidade é fundamental, pois é a base para o sexto ciclo de evolução tecnológica do SAJ, que chegará até você em breve.
Veja as principais mudanças nessa nova versão do SAJ.
1. Fontes
A nova fonte do SAJ é a Segoe UI, que torna a sua leitura menos cansativa e mais dinâmica.
ObservaçãoEm algumas telas, você vai perceber que os tamanhos das letras são diferentes. Isso é para destacar as atividades em que você passa mais tempo trabalhando.
1.1 Compare o antes e o depois:
Antes Depois
2. Tamanho das fontes
O uso da fonte Segoe UI torna a leitura menos cansativa e possibilita o escaneamento mais rápido das informações. Usamos também uma hierarquia de tamanho nas fontes deixando o seu dia a dia mais produtivo.
2.1 Compare o antes e o depois:
Antes
Depois 3. Cores como forma de orientação e comunicação
Nesta nova versão do SAJ, as cores ajudam você a se localizar melhor dentro do sistema. O uso de tons diferentes como cores claras e escuras, facilita a leitura e organiza as informações.
3.1 Compare o antes e o depois:
Antes
Depois 4. Ícones
As ilustrações estão mais simples para que a tela do sistema fique mais limpa e organizada. Os ícones repaginados também vão ajudar numa leitura mais leve.
4.1 Compare o antes e o depois:
Antes
Depois 5. Nova linguagem de design
A nova versão do SAJ foi projetada para o Windows, que é o sistema operacional mais usado no mundo. A Softplan seguiu a mesma orientação e a mesma linguagem de design do Windows 10 e criou a Linguagem de Design Softplan.
5.1 Compare o antes e o depois:
Antes
Depois 6. Experiência do usuário
Estas inovações seguem padrões de mercado e de estudos referenciados por teorias de User Experience (experiência do usuário) que valorizam a hierarquia da informação e a legibilidade do conteúdo. Os ícones de atalho foram trocados para que as funções mais usadas ficassem mais visíveis.
6.1 Compare o antes e o depois de como ficaram os ícones de atalho referentes à Identificação do usuário e Alternar lotação:
Antes
Depois Todas essas mudanças são simples, mas você já pode notar que o resultado valoriza muito mais a sua experiência com o SAJ.
AtençãoFique tranquilo porque tudo continua no mesmo lugar, o que muda são as cores e alguns desenhos de ícones.
Aproveite essas novidades e bom trabalho!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Ferramentas e funcionalidades do Fluxo de Trabalho no SAJ PGCliente: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.5-X | Publicação: 19/05/2020O Fluxo de trabalho é o módulo do sistema com o qual você acompanhará todo o ciclo do processo, desde o cadastro até o encerramento das atividades. É através dele que você irá efetuar grande parte do seu trabalho cotidiano, como emitir documentos, controlar prazos, visualizar os processos e realizar outras atividades.
Conheça algumas das ferramentas e funcionalidades.
1. Primeiramente, acesse o Fluxo de Trabalho (localizado na barra superior do sistema), ou por meio do meu Andamento.
2. ATALHOS do Fluxo de Trabalho:
Os atalhos são bastante utilizados para facilitar o seu trabalho que diariamente utiliza o Fluxo de Trabalho em sua rotina. Com eles, é possível realizar certas ações no processo com apenas um clique.
Conheça os botões de atalho da tela. Com esses atalhos você ganha celeridade em sua rotina e, com isso, tem mais produtividade em seu trabalho.
Mostra informações adicionais do processo.
Atualiza as informações da tela (atualiza os dados).
Seleciona todos os objetos da Fila/Subfluxo.
Limpa a seleção.
Aloca objetos.
Libera objetos.
Move o processo para outra fila.
Configurações da Estação.
Edita observação.
Limpa observação.
Mostra o significado dos ícones que são mostrados nas colunas do processo dentro do Fluxo de Trabalho.
Mostra os Estilos de Visualizações das colunas.
Salva o estilo da visualização.
Renomeia o estilo da visualização.
Apaga o estilo da visualização.
Exporta resultados da tela para Excel.
Exporta resultados da tela para o OneNote (OpenOffice).
Exporta resultados da tela para o Internet Explorer.
Expande a visualização do Fluxo.
Encolhe a visualização do Fluxo.
3. COLUNAS do Fluxo de Trabalho:
Por meio das colunas é possível organizar a visualização do cartorário. Cada coluna traz uma informação do processo que é utilizada para identificar dados importantes para seu andamento. Este recurso é utilizado para destacar as informações que você precisa para gerenciar seus processos.
Você pode escolher quais as colunas que irão aparecer na barra. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima de uma coluna e selecione a opção Configurar Colunas.
DicaAs colunas são configuráveis e muito utilizadas para que você personalize a visualização da forma que melhor atenda as suas necessidades.
4. TARJAS do Fluxo de Trabalho:
As Tarjas estão localizadas na coluna “Tarjas” no fluxo, servem para indicar as particularidades dos processos e podem destacar eventuais pontos de atenção do processo.
Para inserir uma tarja no processo, clique com o botão direito do mouse no processo e selecione a opção Gerenciar Tarjas.
Abrirá a tela de Gerenciamento de Tarjas, selecione as que deseja inserir ao processo e clique em Salvar.
ObservaçãoAs Tarjas é bastante utilizada para que você identifique algumas peculiaridades no processo. Por exemplo, você pode verificar se existe Réu preso ou se o processo corre em Segredo de Justiça.
5. ALOCAR/LIBERAR Objetos:
Essa funcionalidade do sistema é utilizada para alocar um “responsável” pelo andamento do processo. Esse procedimento ocorre por meio da solicitação do chefe do cartório ou, se houver uma alteração no andamento do processo, pode-se inserir uma Tarja neste objeto.
Para Liberar objetos, clique com o botão direito do mouse em cima do processo no qual deseja realizar essa alteração e selecione a opção “Liberar Objetos”.
A funcionalidade de Alocar Objetos serve para que duas pessoas não façam alterações no mesmo processo ao mesmo tempo. É uma importante ferramenta, pois permite que os usuários saibam quais dos seus colegas estão trabalhando em determinado processo.
Para Alocar objetos, clique com o botão direito do mouse em cima do processo no qual deseja realizar essa alteração e selecione a opção “Alocar Objetos”.
6. FILTROS:
No campo "Filtro de conteúdo" você pode filtrar as filas de trabalho. Informando o nome da fila, a mesma é apresentada na tela com seu conteúdo de processos.
7. ATIVIDADES/LOTE:
Em cada fila do Processo, você pode realizar procedimentos que competem a esta parte do fluxo. Cada atividade possui seus botões específicos que compete a esta fila.
O Sistema SAJ permite que você possa realizar atividades, encaminhar ou emitir um documento em lote. Basta selecionar os processos desejados e clicar na atividade necessária para o andamento processual.
ObservaçãoPara que você realize Atividades em Lote, é necessário que os objetos sejam analisados antes, para se certificar de que todos os processos necessitam da mesma Atividade.
8. PESQUISA:
No Fluxo de Trabalho é possível pesquisar/procurar um processo através do nome das partes, classe, assunto, alcunha, data etc. Para isso, clique na aba pesquisar, preencha os campos desejados e clique em Consultar.
Saiba maisPara saber mais, acesse o artigo:
Como incluir a coluna “Tema / Precedente” no Fluxo de Trabalho – Subfluxo de processo no SAJ PG Tribunais?Pronto! Você conheceu algumas das ferramentas e funcionalidades disponíveis no Fluxo de Trabalho. Por meio delas você ganha celeridade em sua rotina e, com isso, tem mais produtividade em seu trabalho.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como utilizar o recurso de apresentação e organização das atividades no Fluxo de Trabalho do SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 21.2.0-0 | Publicado em: 25/10/2021A partir da versão 21.2.0-0, o sistema SAJ PG5 Tribunais passa a apresentar a opção de habilitar a apresentação e organização das atividades do seu fluxo de trabalho.
Com a opção de apresentar e organizar as atividades habilitada, você poderá visualizar todas as atividades que estão configuradas na fila, sem a necessidade de clicar no botão de três pontos, e poderá também determinar a ordem de visualização das atividades de acordo com a sua necessidade e priorização.
Anteriormente, o sistema listava uma quantidade limitada de atividades na barra, e era preciso clicar no ícone dos três pontos (1) para visualizar e localizar as demais atividades.
A partir de agora, é possível habilitar a opção Apresentar todas as atividades disponíveis (SAJ Acessível) na configuração da estação de trabalho para listar todas as suas atividades configuradas, independentemente da quantidade.
Você também pode determinar quais e em que ordem as atividades serão apresentadas, basta clicar na seta localizada à direita da última atividade disponível na barra para marcar ou desmarcar as opções, conforme sua preferência.
Saiba MaisEm caso de dúvida, leia nosso artigo e saiba como habilitar a apresentação e organização das atividades do seu fluxo:
Como habilito a apresentação e organização das atividades configuradas no fluxo de trabalho do SAJ PG Tribunais?Pronto! Com a configuração da apresentação das atividades do seu fluxo habilitada, você pode determinar a quantidade de atividades a serem listadas e em que ordem elas deverão aparecer, conforme for mais conveniente para você, facilitando ainda mais a sua visualização e localização.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como está organizado o Fluxo de Trabalho no SAJ PG5 Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 22/01/2021Uma das principais ferramentas do Sistema de Automação de Justiça (SAJ) é o Fluxo de Trabalho. É o local onde é acompanhado todo o ciclo de vida processual, desde sua distribuição até o arquivamento. É por meio dele que podem ser visualizados os Autos dos Processos Digitais, Emitir documentos, verificar prazos, realizar publicações, entre outros.
Veja como o Fluxo de Trabalho está organizado:
1. Para acessar o Fluxo de Trabalho, utilize o ícone
, localizado na barra superior de atalhos do SAJ PG. Outra maneira seria pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2. O Fluxo de Trabalho pode ser agrupado por Competência (cível, criminal, família etc.) e está dividido em Subfluxos. São eles: Subfluxo de Processo, Subfluxo de Documentos, Subfluxo de Petição Intermediária e Subfluxo de Intimações Eletrônicas. Cada Subfluxo possui Filas de Trabalho que como o próprio nome diz, permitem ao usuário trabalhar com diversos tipos de objetos (processos, documentos, petições intermediárias e intimações eletrônicas). Entenda melhor esta organização:
2.1 Campos Competência e Filtrar filas de trabalho: campos que permitem filtrar pela competência de atuação da unidade e por filas específicas dentro dos subfluxos, respectivamente.
2.2 Subfluxo de processo: No subfluxo de processo, as filas permitem o acompanhamento do processo. Todo processo, após sua distribuição, aparecerá automaticamente aqui, mesmo após seu trânsito em julgado.
2.3 Subfluxo de Petição intermediária: Nesse subfluxo, estão as filas que permitem o acompanhamento das Petições Intermediárias. Caso queira pesquisar algum processo específico, o fluxo trabalho conta com a aba pesquisar (item 1 da figura). Nesse subfluxo são recebidos os incidentes processuais e são realizados o cadastramento e a juntada de petições intermediárias excepcionais. Todo incidente processual, após o seu cadastro, é enviado para esse subfluxo, onde fica até o seu devido encaminhamento.
2.4 Subfluxo de Documentos: Nesse subfluxo, estão representadas as categorias de documentos (item 1 da figura) e é possível acompanhar pelas filas (item 2 da figura) que informam a etapa em que se encontra a criação de cada documento. Possibilita o cumprimento de determinações judiciais, bem como o acompanhamento dos prazos processuais. Todo documento emitido no sistema aparece neste subfluxo, onde permanecerá até o devido encerramento do seu prazo.
2.5 Subfluxo de Intimações Eletrônicas: Permite o envio e acompanhamento de citações e intimações eletrônicas via portal/DJ. Todos os atos de citação e intimações via portal, após sua geração, aparecem automaticamente aqui, onde permanecem até o encerramento do seu prazo.
3. Temos ainda a aba Pesquisar, onde podemos realizar a busca de qualquer objeto que conste no Fluxo de Trabalho, pelo número do processo, por documentos de processos específicos, objetos alocados para seu usuário entre outras opções. Após inserir o número do processo, é possível utilizar o atalho Alt+C para uma busca mais rápida.
Saiba MaisVocê pode configurar um segundo monitor com a Pasta digital para poder otimizar o seu trabalho dentro do Fluxo. Para saber mais acesse o artigo:
Como configuro o segundo monitor para a Pasta Digital no SAJ Tribunais?Para saber mais sobre as funcionalidades do Fluxo de Trabalho, acesse o link:
Principais funcionalidades: configurar colunas, alocação de objetos e atos no Fluxo de Trabalho no SAJ PG Tribunais
Excelente, agora você já tem ideia da organização do Fluxo de Trabalho, uma ferramenta essencial para dar mais celeridade às suas demandas.Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Quais as funcionalidades dos setores dos procedimentos digitais para a tramitação dos processos no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC
Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 14/09/2021Com o funcionamento digital do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG) para a tramitação dos processos, os setores de Distribuição, Gabinete e Secretaria possuem especificidades em seus procedimentos e atribuições.
Esse artigo apresenta informações importantes acerca do papel de cada setor dos Procedimentos Digitais, suas principais telas e funcionalidades. Os setores são:
- Distribuição Digital
- Gabinete Digital
- Secretaria Digital
I. Distribuição Digital:
Esse setor é responsável pela validação dos dados e peças cadastradas no processo. Todo procedimento desse setor no Processo Digital se dará pelo Fluxo de Trabalho “Cadastro e Distribuição” (item 1 da figura), em que os usuários lotados efetivarão as verificações necessárias quanto às peças digitalizadas e partes cadastradas através da fila “Ag. Cadastramento” (item 2 da figura).
Quando necessário, você utilizará a fila “Ag. Digitalização” (item 3 da figura) para realizar a digitalização de peças excedentes ou pendentes. Após a validação das peças e das partes, o processo estará pronto para ser distribuído a partir da fila “Ag. Distribuição” (item 4 da figura) e passará a compor o fluxo de trabalho da competência referente a ele, seja no Gabinete ou na Secretaria.
AtençãoA utilização do SAJ/PRO para protocolização no Balcão será necessária em casos urgentes e nos inquéritos policiais.
As Petições Intermediárias e Documentos seguirão praticamente o mesmo trâmite. Você analisará as peças e efetuará a juntada do documento no processo.
Haverá casos em que os processos serão distribuídos de forma automática para as Varas correspondentes de cada competência, portanto sem a necessidade de o usuário realizar intervenção.
II. Gabinete Digital:
Esse setor é responsável pelo andamento inicial do processo através do Fluxo de Trabalho. Nele serão encontrados todos os processos digitais que tramitam na Vara e estarão distribuídos por competência. Na maioria dos casos, os processos recém-distribuídos irão para a fila “Concluso – Ato Inicial” ou “Ato Ordinatório – Inicial”, que permitirá a emissão de documentos, como Despacho, Decisão, Sentença ou um Ato Ordinatório.
Após a elaboração do documento finalizado, assinado e liberado nos autos, o documento e o processo automaticamente se movimentam para filas pertinentes do cartório para que sejam praticados seus atos.
ObservaçãoAs filas Concluso serão, majoritariamente, as filas que o Gabinete utilizará para realizar as suas atividades. As filas como Concluso Despacho, Concluso Sentença, entre outras relacionadas à conclusão, também estarão disponíveis no Gabinete.
III. Secretaria Digital:
Esse setor realizará a tramitação do processo através do Fluxo de Trabalho, de acordo com sua competência, e praticará todos os atos determinados pelo Magistrado, utilizando as filas Ag. Análise, localizadas no subfluxo de documentos. A partir dessa fila do subfluxo é que serão praticados atos como Encerrar o Documento, Elaborar o Ato Vinculado, Encaminhar para Publicação, Realizar a Emissão de Documentos, entre outros.
Após a criação do Ato Vinculado, o sistema encaminhará o processo para a fila Ag. Encerramento do Ato para que a Secretaria realize a verificação da situação do processo. Nela encontram-se todos os atos em aberto na Secretaria. Nessa fila, você poderá encerrar o ato, finalizando o documento, ou poderá aguardar o sistema finalizá-lo automaticamente.
A fila Ag. Análise da Secretaria também é de suma importância no Processo Digital e encontra-se no subfluxo “Processo”. Nela constam todos os processos aguardando tomada de decisão da secretaria, sejam processos que voltaram do gabinete ou processos cujos atos já foram encerrados. Através dessa fila é que você realizará atividades como Lançar o Histórico de Partes, Encaminhar novamente para conclusão para processos de competência criminal, Encerrar o processo, Encaminhar para grau de recurso ou Mover para outras filas, entre outras atividades.O Fluxo dispõe também de filas para organizar o cotidiano da secretaria, como a fila Ag. Publicação DJ, destinada a preparar a relação dos processos a serem encaminhados ao diário de justiça. Outro exemplo é a fila Ag. Decurso de Prazo, que tem como objetivo auxiliar no controle dos processos que estão em decurso, seja de uma publicação, de cumprimento de mandado, aviso de recebimento, dentre outros.
ObservaçãoAs filas do Fluxo de Trabalho estão relacionadas a todas as situações do seu dia a dia e se assemelham bastante ao já conhecido “escaninho”.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais