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Como regularizo os processos de Ações Coletivas encaminhadas para um fluxo indevidamente no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 24/08/2020Uma ação coletiva é aquela que envolve um conjunto de pessoas ou até mesmo toda a sociedade. Isto porque, a decisão tomada em uma ação coletiva afeta não só os indivíduos que entraram com a ação como também todos os que se encontram na situação julgada e pretendem entrar com uma ação na Justiça.
No SAJ PG o envio dos processos de Ações Coletivas para um fluxo específico, é realizado por meio da seleção dos processos e encaminhamento ao fluxo Ações Coletivas - Atos. Porém, se por algum motivo houver algum equívoco realizado pelo usuário, é possível desfazer a ação seguindo alguns procedimentos.
Acompanhe nesse artigo como regularizar os processos de Ações Coletivas encaminhadas para outro fluxo indevidamente.
1. No SAJ PG acesse o Fluxo de Trabalho, localizado na barra superior do sistema (item 1 da figura). Outra maneira para acessar o fluxo é pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2. Na tela do Fluxo de Trabalho acesse a fila Ag. Análise do Cartório (item 1 da figura) e clique no botão “Encaminhar Fluxo Ações Coletivas - Atos” (item 2 da figura).
ObservaçãoO botão “Encaminhar Fluxo Ações Coletivas - Atos”, existente em algumas filas, tem a função de enviar o processo para o fluxo de “Ações Coletivas – Atos”, para as devidas tratativas.
3. Caso tenha encaminhado o processo por engano para este fluxo e queira que este retorne ao seu fluxo original, altere o fluxo de trabalho para “Ações Coletivas – Atos” (item 1 da figura), o processo estará na fila “Ag. Análise de Cartório” (item 2 da figura). Selecione o processo (item 3 da figura) e, em seguida, clique no botão de Atividade referente à competência do processo. No exemplo, “Encaminhar Fluxo Cível – Atos” (item 4 da figura). Feito isso o processo estará na fila Ag. Análise do fluxo selecionado.
AtençãoImportante ressaltar que, se houver dependência no fluxo para este processo, será necessário saná-las previamente, caso contrário, o sistema não permitirá o envio para o outro fluxo.
Você viu nesse artigo como regularizar os processos de Ações Coletivas encaminhadas para outro fluxo indevidamente. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizo o encerramento de cobrança do devedor de custas processuais no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 21.1.0-0 | Publicado em: 21/06/2021A partir da versão 21.1.0-0, o peticionamento eletrônico de intermediárias de 1º grau e o SAJ PG foram alterados para integrar o fluxo de trabalho Gerência de Cobrança de Custas Finais (GECOF) com o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE). Este novo recurso permitirá ao Tribunal melhor controle da cobrança de custas finais/excepcionais, aumentar a arrecadação, diminuir a evasão de custas e o custo operacional e automatizar as tarefas de cobrança.
Com esta alteração, o sistema vai possibilitar que o devedor gere uma guia de pagamento e que ele seja vinculado e identificado, juntamente com o seu devedor. Uma vez pago e identificada quitação do débito no sistema, o usuário da contadoria poderá encerrar o fluxo de cobrança do devedor diretamente por meio de uma atividade do fluxo de trabalho, acompanhe a seguir e veja como proceder no sistema:
A atividade Encerrar cobrança pode ser configurada como uma atividade do fluxo de trabalho, ela é específica do fluxo do GECOF e somente pode ser inserida no subfluxo de processo, ou seja, somente poderá ser encontrada nas filas Aguardando encerramento de todos os devedores ou Procedimento exaurido.
1. Abra e acesse o Fluxo de Trabalho do GECOF.
2. No subfluxo de Processos, acesse a fila Ag. Encerramento de Todos os Devedores.
3. Selecione o devedor (1) e clique na atividade Encerrar cobrança (2).
4. A tela Encerramento de Cobrança abrirá, listando os devedores, seus respectivos pagamentos e a diferença (a mais e a menos) entre o valor pago e o valor devido. Para encerrar a cobrança, basta marcar a caixa de seleção na coluna de mesmo nome (1) e clicar em Salvar (2).
5. Esta tela apresenta somente as cobranças que permanecem no fluxo de trabalho, portanto, ao encerrar uma cobrança, ela deixará de apresentar o devedor cuja dívida foi declarada quitada por meio desta atividade.
Pronto! Nos casos em que o devedor realizou o pagamento de valor mais baixo do que o devido, será necessário notificá-lo novamente de sua dívida pendente para que o restante do pagamento seja realizado, e então, possa ser dada baixa da guia e encerramento da cobrança.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizo a função de juntar e encerrar incidentes e avulsas em lote no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-3 | Atualizado em: 19/02/2019Uma das novidades da versão 2.0.1-3 no sistema SAJ SG é a nova funcionalidade Juntar Petição Digital em Segundo Plano que permite a juntada de incidentes em lote.
Antes, era possível juntar incidentes e petições avulsas digitais ao processo principal apenas de maneira unitária.
Com esta nova funcionalidade é possível que o usuário selecione diversos objetos de petição intermediária no Fluxo de Trabalho e execute a juntada de todas acionando a atividade de juntada uma única vez. O processamento ocorre em segundo plano, permitindo que o usuário possa realizar outras atividades no sistema enquanto a juntada é processada.
Acompanhe os passos de como realizar esse procedimento:
1. Acesse o menu Andamento e clique na opção Fluxo de Trabalho. Você também pode clicar diretamente no ícone do Fluxo de Trabalho
.
2. Na tela do Fluxo de Trabalho selecione as petições intermediárias que deseja juntar. O limite máximo para juntada é de sessenta processos por execução. Clique em Juntar petição digital em segundo plano e confirme a juntada, clicando em Juntar processos:
2.1 Se foram selecionados mais de sessenta processos, será emitida a mensagem "Apenas 60 processos selecionados serão juntados (limite desta atividade). Tem certeza que deseja juntar estes processos? O procedimento de juntada é irreversível!". O usuário poderá clicar em Cancelar ou Juntar os processos.
2.2 Se foram selecionados até sessenta processos, será emitida a mensagem "Tem certeza que deseja juntar estes processos? O procedimento de juntada é irreversível". O usuário poderá clicar em Cancelar ou Juntar os processos.
ObservaçãoCaso o usuário recuse:
- O fluxo de trabalho é exibido apresentando os processos selecionados anteriormente.
Caso o usuário confirme:
- Será exibido o aviso "A juntada será executada em segundo plano. Você pode trabalhar normalmente".
- O aviso esmaecerá sem necessidade de interação com o usuário.
3. Caso você opte em fazer a juntada em segundo plano, poderá realizar outras atividades no sistema enquanto a juntada é processada. Para acompanhar o processamento da juntada, acesse a tela Central de Notificações a partir do ícone em formato de sino
, presente no lado superior direito do sistema SAJ SG.
3.1 Ao clicar no ícone em formato de sino você visualizará a Central de Notificações do SAJ SG e poderá acompanhar o progresso da juntada em segundo plano.
Atenção- Uma vez que o processamento finalizou, os processos dependentes ou petições avulsas que foram juntados serão excluídos do fluxo de trabalho.
- Para os casos em que todos os objetos selecionados para a juntada forem juntados, o registro de processamento da juntada será exibido na cor verde.
- Para os casos em que houver objetos rejeitados, o registro de processamento da juntada será exibido na cor vermelha.no caso de objetos rejeitados, o registro da juntada é apresentado em vermelho e com duas opções: Tentar novamente ou Verificar rejeitados.
No caso de objetos rejeitados, o registro da juntada é apresentado em vermelho e com duas opções:
- Tentar novamente: o sistema reprocessa a juntada dos objetos que não puderam ser juntados.
- Verificar rejeitados: o sistema apresenta os objetos rejeitados e o respectivo motivo pelo qual eles não puderam ser juntados.
Pronto! Você aprendeu a realizar a juntada em lote. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizo a análise do Cadastro Inicial Automatizado no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJCE
Versão: 2.0.4-X | Atualizado em: 03/08/2021No Sistema de Automação da Justiça (SAJ) Primeiro Grau (PG), você tem acesso ao fluxo Análise de Cadastro, que tem por objetivo realizar uma análise do cadastro em todos os processos iniciais que estão sendo distribuídos de forma automática
Acompanhe na prática como realizar esse procedimento.
1. No SAJ PG, acesse o Fluxo de Trabalho, diretamente pelo ícone localizado na barra superior do sistema. Outra maneira de acessar é pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2. Na tela do Fluxo de Trabalho, escolha o fluxo "Análise de Cadastro" (item 1 da figura). Acesse a fila "Ag. Análise de Cadastro" ou "Ag. Análise de Cadastro - Urgente" (item 2 da figura). Selecione o processo (item 3 da figura) a ser analisado por ordem cronológica e clique no botão "Abrir Cadastro de Processo" (item 4 da figura). Por meio da tecla F12 do seu teclado você visualiza o processo.
3. Chegou o momento de regularizar o cadastro. Após a tela "Cadastro de Processo" aberta, você pode iniciar a validação dos dados:
- Na aba Dados Processuais verifique a Classe e o Assunto.
- Na aba Partes/ Representantes verifique os dados: Requerente, requerido, advogados, representantes e testemunhas.
- Retifique:
- Tipo de pessoa jurídica ou física.
- CPF/RG/CNPJ
- Nome da parte, nacionalidade, estado civil, profissão, gênero.
- Endereço: CEP, município, nome do logradouro, nº, complemento, bairro.
- Na aba Qualificação se for de competência "Crime": nascimento, naturalidade, pai, mãe.
- Na aba Qualificação se for de competência "Júri": data do óbito da vítima. Partes crime: indiciado (autuado), vitima, autoridade policial, nº do inquérito e dados da origem.
- Na aba Qualificação – clicar: editar cadastro completo - correio eletrônico.
Após validar os dados do cadastro, feche a tela.
4. O próximo passo é escolher a certidão de acordo com a análise realizada. Para isso, clique em Certidão de Cadastro Validado ou Certidão de Ausência de Dados de Cadastro (item 1 da figura).
Após clicar na atividade de emitir certidão, será liberada uma certidão de forma automática nos autos do processo e a certidão o processo será movido para fila Cadastro Validado. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar analisar os dados do cadastro inicial automatizado.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como ocorre a Tramitação Automatizada da Carta Precatória no SAJ PG5 Tribunais?Cliente: TJCE
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 06/01/2021Com objetivo de dar celeridade na Tramitação das Cartas Precatórias, foram criadas algumas filas de controle e um processo mais simplificado no SAJ PG5.
Confira as mudanças dessa funcionalidade!
1. Procedimento inicial realizado pelo Gabinete.
O gabinete realizará o envio através das atividades: Despacho ou Ato Ordinatório.
1.1. Acesse o ícone Fluxo de Trabalho (item 1 da figura) (ou clique no menu Andamento e submenu Fluxo de Trabalho). Clique na fila Concluso Inicial - Carta Precatória (item 2 da figura) e selecione o processo (item 3 da figura). Em seguida, selecione a atividade de Emitir - Despacho Inicial - Carta Precatória ou Emitir - Ato Ordinatório - Carta Precatória (item 4 da figura).
ObservaçãoApós o Despacho ou Ato Ordinatório assinado e liberado, automaticamente o processo vai estar disponível no subfluxo de documento na fila "Despacho - Ag. Análise Urgente" ou "Ato Ordinatório - Ag. Análise Urgente".
2. Procedimento realizado pela SEJUD do respectivo processo.
Após o processo estar disponível na fila Despacho - Ag. Análise Urgente ou Ato Ordinatório - Ag. Análise Urgente. Os usuários da secretaria judiciária poderão dar continuidade na emissão de expedientes.
2.1 Após a emissão do mandado "TODOS - COMAN DIGITAL - Mandado - Cumprimento de Carta Precatória", e o devido cumprimento padrão do Oficial de Justiça, o processo será tratado com prioridade na nova fila "Ag. Análise – Carta Precatória" (item 1 da figura) na qual a SEJUD continuará dando a devida prioridade. Tem-se duas atividades disponíveis na fila:
- Mover Para Ag. Realização de Audiências
- Mover Para Ex. Devolução de Carta Precatória
Você viu nesse artigo as novas filas configuradas com intuito de dar celeridade na tramitação da Carta Precatória.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como edito os documentos a partir do Fluxo de Trabalho no SAJ Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 23/04/2021Em regra, os documentos emitidos são inseridos no Fluxo de Trabalho de acordo com sua categoria, essa inclusão dependerá das configurações previamente realizadas pelo administrador do sistema. Sendo assim, será possível você localizar o documento no fluxo de trabalho e retomar sua edição, desde que sejam salvos e não estejam assinados. Pode ocorrer em casos que você precisa pausar a emissão do documento para confirmar alguma informação relevante, por exemplo.
Acompanhe os passos de como realizar a edição dos documentos a partir do Fluxo de trabalho:
1. Acesse o Fluxo de Trabalho através do caminho: menu Andamento e submenu Fluxo de trabalho. Você também poderá acessar o Fluxo de Trabalho pelo ícone de atalho
localizado na barra superior do sistema.
2. Escolha o Fluxo de Trabalho desejado (item 1 da figura).
3. Em seguida, acesse o subfluxo da categoria do documento que você está tentando editar, por exemplo, subfluxo de Despacho. Acesse a fila em que se encontra o documento para edição, por exemplo, fila Em Elaboração, Ag. Correção, entre outras (item 2 da figura).
4. Selecione o documento que deseja editar (item 3 da figura).
5. Clique na atividade de edição de documento, neste exemplo denominada Editar documento (item 4 da figura).
Dica- Cada Tribunal de Justiça pode configurar diferentes atividades em cada fila, sendo assim a atividade para edição dependerá da configuração por parte do administrador do sistema.
- Você não poderá editar documentos assinados.
- Os documentos já finalizados poderão ser editados por usuários que possuem a função de segurança para editar documentos finalizados ou, então, usuário que possui a função de segurança para cancelar a finalização do documento e editá-lo.
6. Pronto! O Editor de Textos do SAJ abrirá para que você continue a edição.
Aproveite essas dicas e aumente a sua produtividade evitando a duplicidade de documentos!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Quais as vantagens da automação pós juntada no SAJ PG5 Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 12/01/2021No SAJ PG5, após realizar uma juntada de petição, o sistema, conforme funcionalidade automatizada, promoverá imediatamente o andamento processual.
Anteriormente, quando chegava uma petição, o responsável pela juntada, no cartório, faria a análise e encaminharia o processo para a fila correspondente. Em contraponto, a sequência de ações após a juntada de petição a partir desta funcionalidade automatizada, será feita espontaneamente de acordo com o tipo e classe da petição.
ObservaçãoA automação agiliza a rotina cartorária, pois:
- Evita a necessidade do monitoramento ou ações constantes e diárias nas filas;
- Reduz o tempo em que o processo fica parado em uma fila;
- Eleva ainda mais a celeridade processual.
Acompanhe na prática.
1. Após a petição ser juntada (item 1 da figura), o processo será encaminhado para uma fila do subfluxo de processo automaticamente, como por exemplo, Análise do Cartório (item 2 da figura) ou Ministério Público.
2. Outro ponto é que, automaticamente, terá as respectivas movimentações lançadas, podendo inclusive realizar a emissão de expediente (item 1 da figura), se for esse o caso, sem que seja necessário acessar o subfluxo de Petição Intermediaria.
Aproveite essa e outras facilidades que tornam a sua rotina mais prática e eficiente!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Quais as principais funcionalidades do Fluxo de Trabalho no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 10/06/2020O “Fluxo de Trabalho”, é uma das principais funcionalidades do Sistema de Automação de Justiça (SAJ) PG. Sua finalidade é realizar a gestão visual para o controle efetivo da tramitação de processos e todas as tarefas do Tribunal de Justiça, incluindo a digitalização e devolução de mandados realizados pelo Oficial de Justiça.
Conheças as principais funcionalidades.
1. Acesse o menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho. Ou clique diretamente no ícone do fluxo
.
2. Basicamente, o Fluxo de Trabalho é formado por duas seções:
2.1 Na lateral esquerda estão todos os subfluxos disponíveis: de processos, de petições intermediárias e de documentos. Este último inclui o subfluxo de mandados. Ao expandir um subfluxo, são apresentadas todas as suas filas de trabalho, que organizam o trâmite dos procedimentos. O subfluxo utilizado pelos oficiais de justiça é o de "Mandado", que contém a fila "Ag. Cumprimento pelo Oficial".
2.2 Já na lateral direita, quando você seleciona uma das filas de trabalho, aparecem todos os processos que se encontram nesta etapa de tramitação. Logo acima, aparecem todas as atividades disponíveis para a fila escolhida. Por exemplo, para a fila "Ag. Cumprimento pelo Oficial", temos as atividades "Certificar Mandado", "Dados do Mandado" e "Remeter ao Cartório".
AtençãoObserve que as informações na seção em que são exibidos os processos são organizadas em colunas, no caso, número do processo, data de entrada, alocação para um usuário específico, data da decisão, número do mandado e zona do mandado.
2.2.1 Você pode incluir outras colunas de dados, deixando o fluxo organizado de acordo com sua rotina de trabalho. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima de algum título de coluna e, no menu que abrir, selecione a opção Configurar Colunas (item 1 da figura).
2.2.2 Clique na opção que deseja configurar e arraste para a barra de títulos das colunas. No exemplo arrastamos a opção "Avaliação".
ObservaçãoSe você deseja que esta configuração apareça sempre da mesma forma nesta fila de trabalho, salve clicando no botão disquete, encontrado na barra de ferramentas do topo do fluxo.
Você viu como o "Fluxo de Trabalho" possibilita um acompanhamento preciso e eficaz do trâmite de processos nos Tribunal de Justiça? Aproveite todas as vantagens dessa importante funcionalidade. Até a próxima!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais