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Subfluxo de documentosVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O Subfluxo de documentos faz parte do Fluxo de trabalho e possui filas que permitem ao usuário controlar os documentos emitidos nos processos. Acompanhe a seguir um vídeo com exemplos práticos da utilização dessa ferramenta.
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Como acompanho o andamento do Processo Digital – Subfluxo de Documentos no SAJ Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 13/08/2020O processo segue um movimento clássico que chamamos de “círculo virtuoso” a partir de sua entrada (distribuição) na unidade cartorária até o fim de seu trâmite processual, conforme a ilustração abaixo:
Para cada fase processual ilustrada da imagem (Análise do Cartório, Prazo, Cumprimento, Publicação e Conclusão), existe um conjunto de subfluxos e filas onde se realiza o controle e acompanhamento do andamento processual.
I. Subfluxo de Processo:
1. Na fase de Publicação existe um conjunto de filas específicas, no subfluxo de processo onde acompanhamos o andamento desta fase, são elas:
- Encaminhar Para Publicação
- Ag. Certificação de Publicação
- Ag. Decurso de Prazo - Publicação
Cada uma das filas mencionadas, representam um momento específico da fase de publicação, ou seja:
- Na fila Encaminhar Para Publicação: O processo entra nesta fila, com origem na conclusão, ou até mesmo na secretaria, quando há um ato judicial a ser publicado.
- Na fila Ag. Certificação da Publicação: O processo entra nesta fila após a criação e envio de uma “Relação de Publicação” para o DJE.
- Na fila Ag. Decurso de Prazo - Publicação: O processo entra nesta fila após a emissão da certidão de publicação dos processos encaminhados ao DJE no momento antecedente.
Fica claro que cada fase processual possui um conjunto de “subfluxos” e “filas” para que o usuário possa acompanhar o andamento do processo. O mesmo se aplica quando esta fase processual se trata do cumprimento. Vejamos!
II. Subfluxo de Documentos Principais:
2. Se houve a emissão de uma determinação judicial na fase de Conclusão , após a assinatura e liberação nos autos do documento principal (Despacho/Decisão/Sentença/Termo de Audiência) que em seu teor determina a expedição (cumprimento) de um mandado, por exemplo, o usuário deverá realizar o acompanhamento deste ato através do subfluxo ”Mandado”, em suas respectivas filas, que representam cada uma das fases da vida deste documento secundário. Exemplos:
2.1 Acesse o Fluxo de Trabalho pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2.1.1 No Fluxo de trabalho, clique em "Ato Ordinatório":
2.1.2 No Fluxo de trabalho, clique em "Despacho":
2.1.3 No Fluxo de trabalho, clique em "Decisão interlocutória":
Cada categoria de documento tem “vida própria” até que de fato cumpra seu objetivo de existência.
Conforme imagens acima, os documentos passam por diferentes fases, assim temos:
- Em elaboração: Documento salvo no editor de textos;
- Ag. Assinatura: (Juiz, escrivão, juiz ou escrivão): Documento finalizado;
- Ag. Liberar nos autos digitais: Documento Assinado;
- Ag. Análise: Documento liberado nos autos, aguardando análise do servidor para cumprimento e/ou publicação;
- Ag. Cumprimento: Documento com ato vinculado. Ou seja, existe algum documento/ato secundário vinculado a esta determinação judicial.
III. Subfluxo de Documentos Secundários:
3. O cumprimento dos Processos Digitais obrigatoriamente deve ser feito através do Subfluxo de Documentos e por meio do conceito de Atos, pois desta forma é possível acompanhar todo o andamento dos atos praticados, bem como os seus prazos. Através dos Atos é possível, também, automatizar algumas atividades antes realizadas de maneira unitária pelo servidor, visando assim contribuir com a celeridade processual. O Subfluxo de Documentos é composto de Filas e dividido em pequenos fluxos de acordo com as categorias de Atos/Documentos praticados em cartório.
3.1 Quanto aos chamados subfluxos de “Documentos secundários”, podemos afirmar que são todos e qualquer ato vinculado a uma determinação judicial que o preceda. Criando assim uma “arvore lógica de objetos dependentes e sucessivos", conforme imagem abaixo:
ObservaçãoNote que existem 3 (três) objetos diferentes, cada qual no seu respectivo subfluxo, ou seja, cada qual em um momento/fase processual diferente. Vejamos:
O objeto “Processo”, está na fila “Ag, Encerramento do Ato” que equivale ao escaninho/prateleira do cartório, aguardando o cumprimento efetivo da determinação judicial realizada através de uma “Decisão Interlocutória” (segundo objeto apresentado na árvore de objetos dependentes) que por sua vez encontra-se na fila “Ag. Cumprimento". Pois aguarda o cumprimento de seu ato secundário, qual seja, “Mandado” (terceiro objeto apresentado na arvore) que se encontra na fila “Ag. Cumprimento pelo Oficial”, e aqui permanecerá até que o oficial de justiça cumpra este ato, devolvendo o documento para a unidade. Nesse momento mudará a fase deste ato de “Ag. Cumprimento pelo Oficial” para uma fila de retorno, e após, para o controle do prazo (se houver).
Ao chegar na fase de controle de prazo deste documento, por exemplo, o usuário decidirá se houve ou não manifestação (cumprimento pela parte da determinação judicial), e assim, irá realizar o encerramento deste ato. O que irá impactar numa limpeza automática do sistema desta árvore de objetos dependentes, devolvendo o processo para a fila “Ag. Análise do Cartório” para que o servidor decida o que fazer com o processo para a próxima fase processual.
Assim, fica claro que o controle absoluto do processo, se dá, além das “filas/fases/escaninhos” em que o mesmo se encontra, ou seja, através do controle dos subfluxos de documentos principais (Despacho/Decisão/Sentença/Termo de Audiência/ Ato Ordinatório) e documentos secundários (Mandado/Carta/ Alvará/ Oficio/Etc).
É imprescindível que o usuário esteja sempre atento realizando o controle de seus processos através destes subfluxos de documentos, bem como sua limpeza (encerramento/exclusão) ao entender que finalizou o objetivo deste ato.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como reencaminhar aos Correios as Cartas que tiveram o AR rejeitado, no SAJ PG5 Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 2.0.5-X | Publicado em: 21/09/2020O AR (Aviso de Recebimento) é um serviço dos Correios utilizado pelo remetente para encaminhar uma ou mais cartas de intimação/citação para o destinatário, que possibilita rastreio através do próprio site.
Mas, se por alguma razão, as Cartas tiveram o AR rejeitado, é possível verificar o motivo.
Saiba mais sobre essa funcionalidade, a seguir.
1. Para que se consiga visualizar o motivo da rejeição, é necessário configurar a coluna “Observação da fila”, na fila “ARs Rejeitados” do subfluxo “Carta”, clique com o botão direito do mouse em cima do cabeçalho do fluxo de trabalho (Exemplo: Processo, Entrada...Número AR) e acione o item “Configurar Colunas”. O sistema apresentará uma lista de itens, onde deverá ser selecionado o item “Observação da fila”, arraste até a barra de títulos (1).
2. Para reencaminhar a carta rejeitada para os Correios, clique no botão da atividade “Reencaminhar aos Correios” (1):
Pronto! Utilize essa funcionalidade sempre que desejar reenviar a Carta rejeitada pelos Correios.
Saiba MaisPara saber como cancelar o AR pelo não cumprimento do Correio, acesse o link:
Como cancelar o AR no SAJ PG Tribunais quando os Correios não cumprirem o prazo?
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizo a assinatura e liberação em segundo plano por meio do Fluxo de Trabalho no SAJ PG Tribunais?Versão: 24.02.00-00 | Atualizado em: 16/07/2024
A assinatura e liberação de documentos em segundo plano é um conceito que busca otimizar a produtividade do usuário. Por meio desse processo, os documentos selecionados e assinados em lote no fluxo de trabalho são processados de forma assíncrona pelo sistema. Isso significa que o usuário não precisa esperar pelo término da operação para realizar outras tarefas.
A assinatura e liberação em segundo plano está disponível a partir da funcionalidade do Processamento Paralelo (Versão: 2.0.2-0) ou pela funcionalidade de Liberação Assíncrona (Versão: 24.2.0-0).
DicaMesmo que você tenha uma lista de documentos para assinar digitalmente a execução desta tarefa não atrapalhará a performance do sistema e não impedirá também que você dê continuidade ao seu trabalho.
Você poderá encaminhar de uma única vez diversos documentos para assinatura e liberação. De modo que, essa funcionalidade serve tanto para processos físicos quanto digitais.
Acompanhe na prática como realizar a assinatura de vários documentos ao mesmo tempo por meio do Fluxo de Trabalho.
1. No SAJ PG acesse o Fluxo de Trabalho, localizado na barra superior do sistema (item 1 da figura). Ou acesse pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2. Na tela do Fluxo de Trabalho, selecione a fila (item 1 da figura) que deseja assinar e liberar os documentos. Selecione os documentos desejados (item 2 da figura) e clique no botão Assinar e Liberar, localizado na barra superior (item 3 da figura).
3. O sistema solicitará o certificado digital. Selecione-o e clique em Assinar e Liberar. Desta forma, os documentos serão enviados para o processamento.
ObservaçãoAté esta ação ser concluída, você não poderá executar atividades que alterem o conteúdo dos documentos selecionados. Mas várias outras poderão ser realizadas, como visualização dos autos, consultas, emissão de novos documentos, entre outros.
4. Caso você precise alterar o teor de um ou mais documentos selecionados, desde que ainda não tenham sido processados, é possível cancelar a operação. Para isso, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção "Liberar todos os objetos do processamento" (item 1 da figura). Assim, a operação será interrompida para todos os documentos que estão aguardando processamento.
AtençãoEntretanto, se deseja interromper apenas para um documento, selecione-o, clique com o botão direito e escolha a opção "Liberar objeto de processamento".
Conforme os documentos forem processados pelo sistema serão liberados para novas operações. Realizar a assinatura e liberação em segundo plano por meio do fluxo de trabalho também é simples, prático e garante melhorias significativas na sua produtividade.
Saiba maisPara saber como realizar a assinatura em segundo plano por meio do Gerenciador de Arquivos, acesse o link:
Como realizo a assinatura em segundo plano por meio do Gerenciador de Arquivos no SAJ PG Tribunais?
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar a intimação eletrônica manualmente no SAJ PG?Cliente: TJSP
Versão: 20.2.0-X | Publicado em: 17/08/2021A Citação\Intimação é o procedimento de dar a ciência dos atos ou termos de um processo para que as partes se manifestem ou tomem conhecimentos dos atos emitidos. Essas intimações eletrônicas podem ou não ser automáticas. Nesse artigo aprenderemos como realizar a Intimação Eletrônica de forma manual através da Configuração de Atos.
Acompanhe no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), de como proceder nessa situação!
Saiba MaisAntes de dar continuidade, importante verificar os pré-requisitos e se a parte cadastrada no processo está habilitada para a intimação eletrônica. Para isso, acesse os links:
Quais são os pré-requisitos da parte cadastrada no processo para a intimação eletrônica no SAJ PG?
1. No SAJ PG acesse o menu Andamento e clique no submenu Fluxo de Trabalho. Ou acesse diretamente pelo atalho do Fluxo localizado na barra de menus.
2. Em seguida, no subfluxo de documentos, como: Despacho, Decisão, Sentença ou Ato Ordinatório️. No exemplo foi selecionado o Despacho (1), clique na fila “Ag. Análise” (2) ou “Ag. Cumprimento”, selecione o processo que deseja trabalhar (3) e clique no botão de atividade “Atos do Documento” (4).
3. Na tela de Configuração de atos, clique em Novo para configurar o novo ato, insira as informações na lateral direita onde encontra-se os campos: “Tipo de Ato” , Forma do Ato” etc.
3.1 Quando for apenas Citação/Intimação SEM a necessidade de um documento não há necessidade de preencher os campos “Categoria” e “Modelo”. Mas se for preencher, não deixe um dos campos sem preenchimento, preenche ambos ou deixe os dois campos em branco.
3.2 Quando for Citação/Intimação COM a necessidade da emissão de um documento deve preencher exatamente igual ao item 1 e o preenchimento dos dois campos “Categoria” e “Modelo”.
Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.
Pronto! Agora você sabe emitir uma citação/intimação eletrônica manualmente.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais