Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 13/05/2021
Uma das operações essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos.
O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), conta com um Editor de Textos exclusivo, dedicado aos serviços forenses, oferecendo ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às suas necessidades.
Dessa forma, além de disponibilizar todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
Acompanhe na prática como realizar esse procedimento no SAJ da maneira mais prática possível.
1. Vamos emitir um documento da categoria Despacho. Para isso, acesse o Fluxo de Trabalho, clique na fila Conclusos para Despacho, selecione um processo e clique no botão da atividade Emitir Expediente.
2. Selecione o Modelo de sua preferência na tela de Consulta de Modelos de Documentos (é possível realizar busca pelo nome e clicar no botão Consultar em todos os modelos caso o desejado não conste na lista).
3. Os campos Categoria e Processo já virão preenchidos automaticamente. Caso apareça a aba Pessoas, selecione ao menos uma das partes para prosseguir. Clique no botão Confirmar e, em seguida, no botão Editar.
4. Abrirá o Editor de textos. No documento, confira os dados do processo e edite seu teor conforme necessário, utilizando os atalhos que constam no final deste guia.
5. Selecione o dispositivo principal do documento e pressione as teclas Ctrl+M do teclado para incluir esse conteúdo no campo Complemento da Movimentação.
É muito importante a realização desse passo, pois esse conteúdo gerará movimentação processual depois que o documento for assinado e liberado. E também poderá ser utilizado na publicação.
6. Pressione a tecla F8 do teclado para abrir as Propriedades do documento. Verifique a Movimentação vinculada ao modelo, caso seja necessário, é possível alterá-la. O campo Complemento da movimentação deverá estar com o conteúdo que foi selecionado e marcado com o Ctrl+M anteriormente. Feche o painel auxiliar no botão Fechar localizado na parte inferior.
7. Caso deseje salvar para continuar a edição posteriormente, clique no ícone do disquete (ou utilize o atalho Ctrl+B). Após terminar a edição, utilize o ícone (com uma folha com um F) para finalizar o documento.
8. Abrirá a tela de Finalização de Documentos, então selecione a opção Finalizar e confirme a operação clicando em Confirmar.
9. Feito isso, no canto superior esquerdo do documento constará o carimbo de finalizado e mais acima a fila de trabalho que ele foi encaminhado para a devida assinatura.
10. O documento estará na fila de assinatura no Subfluxo de Documentos da categoria correspondente, e assim que for assinado e liberado nos autos constará na fila Ag. Análise desse mesmo subfluxo para a análise dos atos (cumprimento do processo).
Alguns atalhos do Editor de Textos do SAJ:
- Ctrl+G – Localiza e seleciona os * existentes no teor do documento para digitação
- Ctrl+M – Marca o conteúdo a ser publicado e que constará no Complemento da Movimentação
- Ctrl+C – Copia o trecho selecionado
- Ctrl+V – Cola o conteúdo copiado
- Ctrl+Q – Quebra o vínculo de um campo
- Ctrl+Alt+E – Exclui um campo
- Ctrl+F11 – Aplica o conteúdo alterado em um documento em outros nas emissões em lote
- F3 – Insere autotextos
- F4 – Minimiza e abre o Editor
- F8 – Abre as propriedades do documento
- Ctrl+B – Salva o documento
Conheça mais uma funcionalidade do Editor de textos, acessando:
"Como habilito a funcionalidade de seleção de páginas de documentos nos anexos de impressão no SAJ Tribunais?"