Publicado em: 14/03/2024
Uma das operações essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos.
O Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Primeiro Grau (PG), conta com um Editor de Textos exclusivo, dedicado aos serviços forenses, que oferece ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às suas necessidades.
Dessa forma, além de disponibilizar todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
É possível inserir observações no documento, que terão visualização apenas por parte dos usuários internos do sistema.
Acompanhe na prática como realizar essa atividade no SAJ Editor da maneira mais prática possível.
1. Acesse o menu “Expediente” (1) e selecione a opção “Emissão de Documentos” (2) para iniciar a edição de um documento.
2. Na tela “Emissão de Documentos”, preencha os campos “Categoria” (1), “Modelo” (2) e “Processo” (3) com o número do processo e, em seguida, clique em “Editar” (4).
3. Na tela “Editor de Textos”, clique no ícone “Observações” (1) localizado na barra lateral esquerda.
4. Na aba “Painel auxiliar” é possível visualizar as observações já existentes no caso de documentos já elaborados. Clique no ícone “Criar um novo” (1) para inserir uma nova observação.
5. Insira a observação que será anexada ao documento no campo “Editar observação” (1) para que outro usuário possa visualizá-la. Após finalizar, clique no ícone de disquete (2) para “Salvar”.
6. A observação será apresentada na lista de observações (1) do “Painel auxiliar”. É possível inserir quantas observações você desejar. Para excluir uma observação, clique no ícone de “Lixeira” (2).
7. Quando essa observação for visualizada e verificada por outro usuário, ela ficará oculta. Clique em “Listar Todas” (1) para acessá-la.
8. As observações visualizadas e verificadas aparecerão com o texto em itálico (1). Caso necessário, clique em “Reativar” (2) para indicar a observação como não verificada. Para sair do “Painel auxiliar” clique no botão “Fechar” (3).
Pronto! Você aprendeu como inserir observações em um documento. Aproveite esses conhecimentos para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais!