- Alteração de destinatário de AR
- Anexos de impressão
- Aplicar modelo
- Aplicar o conteúdo de um documento
- Assinar documentos
- Atalhos
- Atos de documentos
- Atualizar complemento da movimentação confirmada
- Autossalvamento
- Bordas e sombreamento
- Cabeçalho/Rodapé
- Cadastro de autotexto
- Campos de texto
- Cancelar finalização de documento
- Colar especial
- Configurar tabelas
- Complemento de movimentação
- Definição de layout de visualização
- Definição de ortografia
- Desfazer/Refazer alteração
- Dicionário de palavras
- Estilos de formatação
- Exclusão de campos de texto
- Exclusão de campos sem valor
- Exportação de documentos
- Formatações de fonte
- Formatações de parágrafo
- Formatação de tabulação
- Formatar maiúsculas e minúsculas
- Importação de arquivo multimídia
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Novo campo de texto para o regime atual da entidade devedora no SAJ PG TribunaisVersão do sistema: 24.04.00-00
Artigo publicado em: 19 de fevereiro de 2025A partir da versão 24.04.00-00, o sistema SAJ PG passou a disponibilizar um novo campo de texto “Regime Atual da Entidade Devedora” que tem como objetivo exibir a descrição do regime vigente da entidade devedora vinculada ao precatório. A informação exibida considera o tipo de regime vigente que está associado à 'Entidade Devedora' no 'Cadastro de Regimes da Entidade Devedora'.
Para utiliza-lo, é necessário acessar o "Painel Auxiliar" (1) do Editor de Textos e localizar a seção “Partes do Requisitório” (2).
Com esse novo campo de texto, ao configurá-lo nos modelos de documentos, é possível utilizar nas emissões de expedientes.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como inserir observações em um documento no SAJ Tribunais de Primeiro Grau?Versão: 23.3.X-X
Publicado em: 14/03/2024Uma das operações essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos.
O Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Primeiro Grau (PG), conta com um Editor de Textos exclusivo, dedicado aos serviços forenses, que oferece ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às suas necessidades.
Dessa forma, além de disponibilizar todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
É possível inserir observações no documento, que terão visualização apenas por parte dos usuários internos do sistema.
Acompanhe na prática como realizar essa atividade no SAJ Editor da maneira mais prática possível.
1. Acesse o menu “Expediente” (1) e selecione a opção “Emissão de Documentos” (2) para iniciar a edição de um documento.
2. Na tela “Emissão de Documentos”, preencha os campos “Categoria” (1), “Modelo” (2) e “Processo” (3) com o número do processo e, em seguida, clique em “Editar” (4).
3. Na tela “Editor de Textos”, clique no ícone “Observações” (1) localizado na barra lateral esquerda.
4. Na aba “Painel auxiliar” é possível visualizar as observações já existentes no caso de documentos já elaborados. Clique no ícone “Criar um novo” (1) para inserir uma nova observação.
5. Insira a observação que será anexada ao documento no campo “Editar observação” (1) para que outro usuário possa visualizá-la. Após finalizar, clique no ícone de disquete (2) para “Salvar”.
6. A observação será apresentada na lista de observações (1) do “Painel auxiliar”. É possível inserir quantas observações você desejar. Para excluir uma observação, clique no ícone de “Lixeira” (2).
7. Quando essa observação for visualizada e verificada por outro usuário, ela ficará oculta. Clique em “Listar Todas” (1) para acessá-la.
8. As observações visualizadas e verificadas aparecerão com o texto em itálico (1). Caso necessário, clique em “Reativar” (2) para indicar a observação como não verificada. Para sair do “Painel auxiliar” clique no botão “Fechar” (3).
Pronto! Você aprendeu como inserir observações em um documento. Aproveite esses conhecimentos para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Editor de textoVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ, além de permitir a elaboração de documentos relacionados a processos, oferece várias funcionalidades que podem facilitar o seu cotidiano de trabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre como utilizar as funcionalidades do editor de textos do sistema.
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Funcionalidades básicas do Editor de TextosVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ, além de permitir a elaboração de documentos relacionados a processos e acesso rápido e organizado aos autos do processo, oferece várias funcionalidades que podem facilitar o seu cotidiano de trabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre os principais recursos do Editor de Textos.
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O que é o Editor de Textos do SAJ Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 20/01/2021O Editor de Textos do SAJ/PG5 é a funcionalidade responsável pela emissão e formatação de documentos vinculados ao processo.
Por ser um editor dedicado aos serviços forenses, difere de outros editores de textos que encontramos no mercado, oferecendo ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às suas necessidades.
Dessa forma, além de disponibilizar todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
Alguns atalhos do Editor de Textos do SAJ:
- Ctrl+G – localiza e seleciona os * existentes no teor do documento para digitação
- Ctrl+M – Marca o conteúdo a ser publicado e que constará no Complemento da Movimentação
- Ctrl+C – Copia o trecho selecionado
- Ctrl+V – cola o conteúdo copiado
- Ctrl+Q – quebra o vínculo de um campo
- Ctrl+Alt+E – Exclui um campo
- Ctrl+F11 – aplica o conteúdo alterado em um documento em outros nas emissões em lote
- F3 – Insere autotextos
- F4 – Minimiza e abre o Editor
- F8 – Abre as propriedades do documento
- Ctrl+B – Salva o documento
DicaPara a emissão de documentos utilize sempre os botões de atividade ‘Emitir Expediente” existentes nas filas do Fluxo de Trabalho, para que as automações de geração de atos e lançamento de movimentações automáticas funcionem corretamente.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Qual é o atalho para o Editor de Textos no SAJ Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 20/01/2021O sistema Sistema de Automação da Justiça (SAJ) oferece várias facilidades e atalhos que auxiliam e otimizam o seu trabalho, dando-lhe celeridade e consequentemente aumentando sua produtividade. Você pode contar com um acesso rápido ao Editor de Textos pressionando a tecla F4 do teclado do computador.
1. Abrirá a tela do Editor:
2. Durante a elaboração de um documento, sem fechar o editor, você pode acessar qualquer outra funcionalidade do sistema, como a Pasta Digital, para consultar alguma informação necessária.
Para retornar rapidamente ao Editor de Textos, basta pressionar F4 e a tela será exibida, assim você pode continuar trabalhando no documento.
DicaNo editor de textos, você também conta com outros atalhos. São eles:
- F3 – Inserir Autotexto;
- F8 – Aciona a tela de Propriedades do documento;
- Ctrl+B – Salvar;
- Ctrl+C – Copiar;
- Ctrl+M – Inserir ou retirar o complemento da movimentação;
- Ctrl+P – Imprimir;
- Ctrl+Q – Quebrar vínculo do campo;
- Ctrl+V – Colar;
- Ctrl+Z – Desfazer a última alteração;
- Ctrl+F11 – aplica todo o conteúdo de um documento em outros do mesmo modelo, para emissão de documentos em lote.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais