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Emissão de documentos - Múltiplos EndereçosVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ, além de permitir acesso rápido e organizado aos autos do processo, oferece várias funcionalidades que podem facilitar o seu cotidiano de trabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre como emitir documentos em que a parte destinatária possui mais de um endereço cadastrado.
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Novo campo de texto para consultar o rastreamento do AR digital junto ao sistema dos correios no SAJ PG TribunaisVersão: 22.04.00-00 | Publicado em: 06/01/2023
O Aviso de Recebimento (AR) é o comprovante de que a documentação enviada pelo Tribunal foi entregue, ou não, às partes notificadas ou convocadas. Para que as partes possam consultar o rastreamento do AR digital junto ao sistema dos Correios, a partir da versão 22.04.00-00, o sistema SAJ PG passou a disponibilizar um novo campo de texto denominado ‘Número do AR (ECT)’ que tem como objetivo exibir o número do AR Digital em um modelo de certidão a ser criado pelo Tribunal.
Acompanhe neste artigo como gerar a certidão com o número do AR Digital.
1. Para utilizá-lo, é necessário configurá-lo em um modelo de certidão. Para isso, abra o modelo de certidão no editor de textos, acesse o Painel auxiliar (1), localize a seção Destinatário e insira o campo de texto Número do AR (ECT) (2) e salve o modelo de certidão (3).
Observação- O campo de texto ‘Número do AR (ECT)’ apresenta o número do AR digital disponibilizado pelos correios após a notificação de recebimento do AR. A numeração é apresentada conforme envio dos correios, exemplo: “AA808697548BR”.
- O Administrador do sistema SAJ ADM deverá configurar, no fluxo de trabalho, quando o processo entrar na fila "Com os Correios", a emissão do documento utilizando o modelo de certidão contendo o campo de texto ‘Número do AR (ECT)’.
2. Dado que foi criado um modelo de certidão com o Número do AR (ECT) e foi realizada a configuração no Fluxo de Trabalho, a certidão será gerada automaticamente pelo sistema quando o AR for encaminhando para a fila Com os Correios. Além disso, a certidão contendo o número do AR estará disponível na Pasta Digital.
Com este novo campo de texto configurado em um modelo de certidão, a parte visualizará o número do AR para consultar o rastreamento no sistema dos Correios.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Novo campo de texto para tarjas do processo no SAJ PG TribunaisVersão: 20.2.0-0 | Publicado em: 18/06/2020
A partir da versão 20.2.0-0, o sistema SAJ PG Tribunais disponibiliza um novo campo de texto que exibe descrição das tarjas incluídas no processo.
Esse novo campo de texto chama-se Descrição das tarjas e tem como objetivo exibir a descrição de todas as tarjas que foram vinculadas a um determinado processo. Para utilizá-lo, é necessário acessar o Painel auxiliar no editor de textos e localizar a seção Dados do Processo.
Caso o processo possua várias tarjas vinculadas, elas serão exibidas na sequência em que foram selecionadas e serão separadas por vírgula. Exemplo: Réu preso, Estatuto do idoso, Pedido de prisão preventiva.
Com esse novo campo de texto, ao configurá-lo nos modelos de documentos, será possível identificar facilmente todas as tarjas vinculadas ao processo.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Novo campo de texto para modelos de documentos automáticos do SAJ PG TribunaisVersão: 20.2.0-0 | Publicado em: 18/06/2020
A partir da versão 20.2.0-0, o sistema SAJ PG Tribunais disponibiliza um novo campo de texto para exibir a descrição do convênio do destinatário do ato.
Esse novo campo de texto chama-se Convênio do destinatário do ato e somente realizará a mescla da descrição do convênio quando ele estiver vinculado aos modelos que são utilizados para a certificação dos atos de intimação eletrônica.
Os documentos que utilizarem como base um modelo que possua esse campo de texto não poderão ser emitidos a partir da tela de Emissão de Documentos, ou seja, deverão ser emitidos automaticamente pelo sistema ou, então, serem incluídos na pasta digital pelas rotinas de intimação.
Para utilizá-lo, é necessário configurá-lo no modelo de documento. Para isso, abra o modelo no editor de textos, acesse o Painel auxiliar e localize a seção Dados do Processo.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como insiro os campos textos nos modelos de documentos no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-0 | Atualizado em: 12/05/2021O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), possui a funcionalidade de adicionar os Campos textos na matriz do Modelo de documentos. Esses campos buscam no banco de dados do processo os dados informados nos campos textos, podendo ser: o número do processo, dados de partes, classe processual, assunto, etc.
Tem por objetivo facilitar a edição do documento, pois muitos dados que antes eram preenchidos pelos usuários manualmente, agora são trazidos automaticamente pelo sistema.
Acompanhe na prática como adicionar os campos textos nos modelos de documentos.
1. Acesse o menu Expediente, selecione o submenu Cadastro de modelo de documento.
2. Informe a categoria do modelo que deseja adicionar os campos textos, o sistema apresentará os modelos criados, selecione o modelo e clique em Editar.
3. Note que no Editor de textos do modelo do documento já possui três campos textos: Classe do Processo, Número do processo e Nome da Parte Ativa Selecionada.
4. Para inserir um campo de texto, clique no ícone no canto superior esquerdo da tela do Editor de Textos (item 1 da figura), com o nome ”Exibir lista de campos”, este botão abrirá o painel auxiliar de campos de texto.
5. No Painel Auxiliar (item 1 da figura), pesquise pelo nome dos campos de textos que possa melhor adequar ao seu modelo (item 2 da figura). Para adicioná-lo, clique em Selecionar (item 3 da figura) ou dê duplo clique no campo de texto desejado. Ao fim da operação, salve o modelo de documento através do disquete no canto superior esquerdo do editor de textos do modelo de documento (item 4 da figura).
Pronto, após esses passos os campos de textos foram adicionados ao modelo de documento. Para verificar o resultado, basta emitir um novo documento.
Saiba maisAlguns campos de textos alteram a emissão dos documentos. Para saber mais acesse o link:
Como funcionam as abas na tela de Emissão de Documentos no SAJ PG Tribunais?
Os campos de textos são importantes e nos auxiliam a criarmos modelos de documentos mais automáticos e ágeis. Esperamos que este artigo auxilie na sua produtividade e principalmente na sua evolução contínua sobre o sistema.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como funcionam as abas na tela de Emissão de Documentos no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-0 | Atualizado em: 13/05/2021A tela de Emissão de documentos é utilizada para realizar as configurações prévias referentes à emissão de documentos. Nessa tela inserimos os dados que serão apresentados na tela do Editor de textos para facilitar e agilizar a emissão de documentos.
Além dos dados básicos de categoria, modelo e número do processo, alguns modelos de documentos podem solicitar outros dados antes de disponibilizar a tela do editor.
Quando o modelo de documentos possui campos textos que necessitam escolher algum conteúdo, é criada a aba na tela de “Emissão de documentos”. Acompanhe na prática!
1. Acesse o menu Expedientes, clique no submenu Cadastro de modelos de documento.
2. Pesquise a categoria do documento e selecione o modelo desejado clicando em “Editar”.
3. Note no Editor de textos do modelo do documento que o sistema trouxe vários campos em cinza, que são os Campos textos, preenchidos automaticamente pelo sistema. Porém, há campos que precisam de prévia seleção na tela de emissão de documentos para que seja possível emitir o documento. Os campos que possuem o nome "selecionada" são os campos que solicitam uma pré seleção na tela de emissão de documentos. Na imagem abaixo o texto “Nome da Pessoa Selecionada” e “profissão da pessoa Selecionada”, são exemplos dessa situação.
4. Para verificar a aba criada a partir deste campo texto, basta emitir um novo documento. Para isto, acesse o menu Expedientes e clique no submenu Emissão de documentos.
5. Na tela de Emissão de documentos, informe a categoria e o modelo do documento que alterou.
6. O sistema abre automaticamente a aba “Pessoas” (item 1 da figura) para inserção das partes. Para prosseguir com a emissão de documentos, selecione a(s) parte(s) (item 2 da figura) e clique em “Confirmar”.
7. O processo será vinculado na parte a direita com o nome Lista de processos (item 1 da figura) e o botão “Editar” será habilitado para seleção.
Além dos campos textos com o nome “selecionada” existem outros campos textos que habilitam abas de seleção na tela de emissão de documentos, como por exemplo o campo texto de “Audiência”.
Saiba MaisPara saber como adicionar um campo de texto no documento, acesse o link:
Como insiro os campos textos nos modelos de documentos no SAJ PG Tribunais?
Pronto! Os campos textos são importantes e nos auxiliam a criarmos modelos de documentos mais automáticos e ágeis.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais