Versão do sistema: 23.3.X-X
Publicado em: 08/04/2024
Uma das atividades essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos. O Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Primeiro Grau (PG) dispõe de um Editor de Textos exclusivo, direcionado aos serviços forenses, que oferece ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às necessidades dos usuários. Além de fornecer todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
Para assegurar que você não perca o seu trabalho de edição em situações de queda de energia, por exemplo, o SAJ dispõe da função de exportar o documento para uma pasta local do seu computador, assim podendo utilizá-lo como uma Cópia de Segurança (ou Backup), que pode ser importada a qualquer momento.
Neste artigo, você aprenderá como realizar a exportação de documentos no SAJ Editor, de forma simples e eficiente.
1. Acesse o menu “Expediente” (1), opção “Emissão de Documentos” (2) para iniciar a edição de um documento.

2. Na tela Emissão de Documentos (1), insira a categoria e o modelo (2) desejado. Em seguida, coloque o número do processo (3) e clique em “Editar” (4).

3. A tela do Editor de Textos (1) do SAJ se abrirá. A qualquer momento, durante a elaboração do documento, acesse o menu “Arquivo” (2), clique em “Importar / exportar” (3) e, em seguida, clique na opção “Exportar” (4).

4. Na janela suspensa Salvar como (1), confirme o local onde deseja exportar o documento. Ele será salvo com uma extensão compatível com a maioria dos editores de texto existentes. Feito isso, clique no botão “Salvar” (2) para finalizar a exportação.

Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como exportar um documento no SAJ Editor. Aproveite esses conhecimentos para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais