Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Autossalvamento

  1. SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
  2. SAJ Primeiro Grau
  3. Ferramentas do Editor de Textos
  4. Autossalvamento
  • Autossalvamento
    18 de abril de 2023 18:32
    Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.

    A funcionalidade de autossalvamento do editor de textos do SAJ garante a proteção de documentos que se encontram em edição, prevenindo a perda dos arquivos e evitando o retrabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre o assunto tratado neste artigo.

  • Autossalvamento (vídeo)
    13 de junho de 2024 18:53
    Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.

    A funcionalidade de autossalvamento do editor de textos do SAJ garante a proteção de documentos que se encontram em edição, prevenindo a perda dos arquivos e evitando o retrabalho. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre o assunto tratado neste artigo.

  • Como configuro o salvamento automático de documentos no Editor de Textos do SAJ PG Tribunais?
    7 de julho de 2023 14:43
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 21/01/2021

    O SAJ tem em seu editor de textos, o SAJEditor, uma funcionalidade que realiza o salvamento automático dos documentos que são emitidos, facilitando e dando ainda mais segurança e tranquilidade para as atividades judiciárias. Este auto salvamento cria um arquivo temporário que o sistema utiliza como uma cópia de segurança nos casos de queda de energia ou comportamento anormal.

    Acompanhe na prática como realizar esse procedimento.

    Observação

    Se você estiver acessando o SAJ em uma versão anterior a 2.0, utilize os mesmos passos orientados a seguir.

    1. No SAJ PG, acesse o menu Expediente e clique no submenu Editor de Documentos. Você também pode acessar clicando na tecla F4 de seu teclado.

    Como_configuro_o_salvamento_autom_tico_de_documentos_no_Editor_de_Textos_1_destaque.png

    2. Nesta tela do Editor de Textos, clique no menu Ferramentas e, em seguida, clique em Opções. 

    Como_configuro_o_salvamento_autom_tico_de_documentos_no_Editor_de_Textos_2_destaque.png

    3. O campo Autossalvamento vem preenchido com o padrão de 5 minutos (item 1 da figura), mas este tempo pode ser alterado para até no mínimo 1 minuto. Ao final, clique em Salvar (item 2 da figura).

    Como_configuro_o_salvamento_autom_tico_de_documentos_no_Editor_de_Textos_3_destaque.png

    Você aprendeu como configurar o tempo do auto salvamento de documentos no SAJ PG, trazendo ainda mais segurança para suas atividades.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como recupero os arquivos por meio do Autossalvamento no SAJ Tribunais?
    21 de julho de 2023 17:28
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 13/04/2021

    O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), possui um mecanismo de recuperação de arquivo, denominado Autossalvamento. É uma importante funcionalidade, com a qual você tem a segurança de que seus documentos serão recuperados em caso de problemas técnicos na máquina ou no sistema.

    Esta funcionalidade será habilitada após o primeiro salvamento do documento e o tempo médio entre cada autossalvamento poderá ser configurado na tela do Editor de textos.

    Acompanhe como realizar no sistema.

    1. Inicialmente é necessário configurar corretamente o Autossalvamento no sistema. Para isto, acesse o menu Expediente e clique na opção Editor de Documentos. Se preferir utilize a tecla de atalho F4.

    imagem1_destaque.png

    2. Com o Editor de Textos aberto, acesse o menu Ferramentas e clique em Opções.

    imagem2_destaque.png

    3. Na janela aberta pelo sistema, na aba Geral, habilite a opção Autossalvamento e informe o intervalo de tempo em que o Editor deve salvar automaticamente os documentos em edição e clique em Salvar. Quanto menor o tempo configurado, mais segurança você terá. Salve as alterações de configuração e pronto, o autossalvamento está autorizado.

    imagem3_destaque.png

    Atenção

    Com o mecanismo de Autossalvamento habilitado, você não perderá o trabalho caso ocorra alguma eventualidade, como falta de energia elétrica por exemplo. Para retomar a emissão do documento, basta localizar o arquivo recuperado no Gerenciador de Arquivos. 

    4. Você também pode simplesmente abrir o Editor de Textos. O documento será apresentado para recuperação no painel auxiliar.

    imagem4.png

    Observação

    Caso queira ver os passos de como importar os documentos salvos no Backup e como criar uma Cópia de Segurança (BACKUP), acesse os artigos:

    Como importo os documentos salvos pela Cópia de Segurança (Backup) para o SAJ Tribunais?

    Como crio uma Cópia de Segurança (BACKUP) no SAJ Tribunais?

    Neste artigo você viu como configurar o Autossalvamento no sistema. Aproveite essas dicas e aumente a sua produtividade!

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como realizo o Cancelamento de Processos Principais e Dependentes no SAJ Tribunais?
    21 de julho de 2023 20:13
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC 
    Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 17/01/2020

    O SAJ permite o cancelamento de processos principais que são aqueles que houve uma distribuição própria e o cancelamento de processos dependentes, aqueles cujo seu cadastro foi realizado através de um processo principal existente. 

    Para que seja possível ser cancelado um processo ou seu dependente, este deve ter uma ordem judicial e um usuário com função de segurança habilitada para realizar o procedimento.  

    Na tela de Cancelamento de Processos é possível cancelar um processo principal e dependente, não sendo possível realizar o cancelamento em lote. 

    Acompanhe o funcionamento desse procedimento na prática.

    1. Acesse o menu Cadastro e clique no submenu Cancelamento de Processos Principais e Dependentes.
    imagem1_destaque.png

    2. Os campos a serem preenchidos na tela são: Processo e Motivo.
      imagem2_destaque.png

    3. Após clicar na opção Salvar, o sistema irá apresentar a tela de confirmação do cancelamento do processo:
    imagem3_desatque.png  

    4. Caso o processo já esteja cancelado, ou tenha eventos no histórico de partes, ou tenha alguma pendencia ou até  documentos pendentes de finalização ou liberação/assinatura  no gerenciador de arquivos e o usuário tenta realizar o cancelamento, o sistema irá emitir um aviso impedindo que o mesmo seja cancelado.  Neste caso deverá resolver todas as pendencias para que seja possível seu cancelamento.  

     imagem4_destaque.png 

    Observação

    A movimentação será lançada automaticamente se o parâmetro – CANCELAMENTO - Código da movimentação que é lançada no cancelamento do processo principal, estiver preenchido. A movimentação constante nesse parâmetro deve estar configurada para alterar a situação do processo para Cancelado, como apresentado na imagem a seguir. 

    E, caso seja reativação de um processo dependente, o parâmetro que deverá ser preenchido é o CANCELAMENTO - Código da movimentação que é lançada no cancelamento do processo dependente. 

    5. No menu Consulta e submenu Processo avançado poderá confirmar a movimentação lançada no processo  e a situação do processo como cancelado. 

    44.img6.edt.pngO melhor uso do sistema trará celeridade para suas atividades!

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como realizo o Cancelamento de Processos Principais e Dependentes no SAJ PG do TJSP?
    23 de abril de 2024 15:48
    Cliente: TJSP 
    Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 12/08/2020

    No sistema SAJ PG é possível realizar o Cancelamento de Processos Principais e Processos Dependentes (incidentes, ações incidentais, recursos e execuções), não sendo possível realizar o cancelamento em lote.
    Para realizar este procedimento, é necessário ter o perfil de “Distribuidor” para realizar o cancelamento de processos principais e perfil de “Cartório” para realizar o cancelamento de processos dependentes.

    Acompanhe o funcionamento na prática!

    1. No SAJ PG, acesse o menu Cadastro e clique na opção Cancelamento de Processos Principais e Dependentes.

    Observação

    O título da tela pode ser alterado de acordo com as permissões do usuário, podendo ser: ‘Cancelamento de Processos Principais’, ‘Cancelamento de Processos Dependentes’ ou ‘Cancelamento de Processos Principais e Processos Dependentes’.

    01_tela_inicial_SAJ.jpg.png

    2. Preencha os campos "Processo" e "Motivo". Após informar o número do processo o sistema identifica se é principal ou dependente e verifica se o usuário possui autorização para realizar o cancelamento. Clique em Salvar.

    02_cancelamento_motivo.jpg

    3. Ao clicar em Salvar, o sistema apresentará a tela de confirmação, clique em Sim.

    03_confirmacao_cancelamento.jpg

    4. Você ainda pode emitir a ficha do processo, que será utilizada como comprovante do cancelamento. Para isso, clique em Sim.

    04_comprovante_cancelamento.jpg

    5. Após clicar em Sim, o sistema apresentará uma tela para que você salve o comprovante em seu computador. Clique em Salvar.

    05_comprvante_salvo_no_computador.jpg

    Observação

    A movimentação será lançada automaticamente se o parâmetro da movimentação que é lançada no cancelamento do processo principal, estiver preenchido e o parâmetro da movimentação que é lançada no cancelamento do processo dependente, estiverem configurados. A movimentação constante nesse parâmetro deve estar configurada para alterar a situação do processo para Cancelado, como apresentado na imagem a seguir.

    06_situacao_cancelado.jpg

    Você aprendeu a cancelar o processo principal e dependente. Utilize esta funcionalidade sempre que necessário.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais