Publicado em: 20/03/2024
O Fluxo de Trabalho apresenta uma aba de pesquisa para auxiliar na gestão dos processos em suas filas. Por meio desta função, o usuário pode acessar vários campos configuráveis para facilitar a busca de processos ou gerar relatórios relacionados aos processos presentes nas filas do fluxo de trabalho.
Um desses campos é o campo Trazer processos parados há mais de x meses, que permite pesquisar no fluxo de trabalho todos os processos que receberam movimentação por um determinado período. Este campo é importante porque podemos combiná-lo com outros campos para gerar relatórios. Por exemplo, podemos saber quantos processos estão parados há um determinado tempo e estão alocados para o meu usuário, ou quantos processos de uma determinada classe estão parados, entre outros.
Neste artigo, você vai aprender como consultar todos os processos que não receberam movimentações por um determinado período. Acompanhe o passo a passo.
1. Na tela inicial do SAJ, acesse o Fluxo de Trabalho através do ícone representado por um fluxograma (1). Em seguida, clique na aba “Pesquisar” (2).
2. Feito isso, a janela de pesquisa será exibida. No campo Período de entrada na fila (1), selecione uma data para início e término. No campo Trazer processos parados há mais de x meses (2), insira a quantidade, em números, de meses que gostaria de pesquisar. Em seguida, clique no botão “Consultar” (3).
3. O sistema não permite a consulta de processos apenas inserindo um valor no campo Trazer os processos parados há mais de x meses. É necessário combinar este campo com outros campos. Se apenas este campo for selecionado, o sistema apresentará a seguinte mensagem de aviso:
4. Os processos que estão no período informado sem nenhuma movimentação serão apresentados. Ao lado direito das filas aparecerá, entre parênteses, a quantidade de processos (1) que foram encontrados. Clique nos processos (2) para interagir com eles.
5. Caso queira imprimir ou salvar este resultado como um relatório, basta interagir entre os comandos no cabeçalho (1) do fluxo de trabalho sendo:
- O primeiro ícone representado por uma pasta com um x no centro e linhas verdes serve para exportar em Microsoft Excel;
- O segundo ícone representado por uma folha de papel em branco serve para exportar em Planilha Open Office;
- O terceiro ícone representado por uma mini janela com uma seta apontada para cima serve para exportar para o Internet Explorer.
6. Para realizar uma nova pesquisa, clique no botão “Nova Pesquisa” (1). Para fechar a tela do Fluxo de Trabalho (2), clique no botão representado por um X (3).
Pronto! Você aprendeu como consultar os processos que estão sem movimentação, é possível realizar pesquisas com períodos maiores, sempre em meses. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais.