Publicado em: 28/03/2024
Uma das atividades essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos. O Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Primeiro Grau (PG) dispõe de um Editor de Textos exclusivo, direcionado aos serviços forenses, que oferece ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às necessidades dos usuários. Além de fornecer todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
Neste artigo, você aprenderá como utilizar a função de localizar um texto e como substituir as ocorrências de um texto por outro em um documento no SAJ Editor, de forma simples e eficiente.
1. Acesse o menu “Expediente” (1), opção “Emissão de Documentos” (2) para iniciar a edição de um documento.
2. Na tela Emissão de Documentos (1), insira a categoria e o modelo (2) desejado. Em seguida, coloque o número do processo (3) e clique em “Editar” (4).
3. A tela do Editor de Textos (1) do SAJ se abrirá. A qualquer momento, durante a elaboração do documento, acesse o menu “Arquivo” (2) e, em seguida, clique na opção “Visualizar Impressão” (3).
4. Na tela Visualização de impressão (1) existe uma barra de ícones de funcionalidades (2) que você pode utilizar, clique no ícone correspondente para interagir:
5. Finalizada a visualização, clique no primeiro ícone no canto superior esquerdo representado por uma etiqueta de placa (1) para fechar a tela.
Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como acessar a tela de visualização de impressão de um documento. Aproveite esses conhecimentos para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais.