Neste boletim informativo você conhecerá quais são as novidades do SAJ Tribunais, na versão: 24.04.00-00. Siga em frente e aproveite!
Atualizado em: mar/2025
❗As documentações técnicas (ERS e ROI, por exemplo) são de acesso restrito aos grupos de gestores e administradores TI, previamente cadastrados no SAJ Ajuda.
Acompanhe as principais evoluções da versão:
Esta evolução tem como objetivo apresentar as alterações no sistema SAJ/PG referentes às funcionalidades relacionadas a contagem de prazo processual que foram alteradas para considerar de forma diferenciada a existência de feriados do tipo ‘Interrupção de Expedientes’ caracterizados como ‘Prorrogação’. Nestes casos, o cálculo de prazo passou a considerar essas datas como ‘dias úteis’, exceto se coincidirem com a data de início ou término do prazo processual.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
O Portal de Serviços do Poder Judiciário (PSPJ), instituído pela Resolução CNJ nº 455/2022, trata-se de uma plataforma digital, de alcance nacional, com o objetivo de centralizar o acesso a informações processuais e aos serviços da Justiça, permitindo a advocacia, a promotoria, a defensoria pública e qualquer outra parte cadastrada, consultar em um único endereço eletrônico o andamento de processos ou comunicações processuais e peticionar em ações judiciais, bem como o acesso ao Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN).
Além disso, o Portal de Serviços do Poder Judiciário (PSPJ) possibilita o peticionamento intermediário (avulso/intercorrente) em todos os sistemas de tramitação processual conectados à PDPJ-Br (Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro).
Diante disso, os sistemas SAJ/PG5 e SAJ/SG5 foram alterados para permitir a integração com o Portal de Serviços do Poder Judiciário (PSPJ) por meio da PDPJ e, com isso, possibilitar o recebimento de petições intermediárias realizadas através do portal unificado do CNJ.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
Esta evolução trata da criação do campo de texto para exibição da informação do regime atual da Entidade Devedora, nos expedientes de requisitórios da classe de precatório. E da descrição do tipo de regime “Mensal” para “Especial” no cadastro de regimes da Entidade Devedora.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
Atualmente, o TJAL utiliza os serviços do Banco do Brasil para emissão de boletos/custas processuais nos sistemas SAJ/PG5, SAJ/SG5 e Custas Web, com o uso da tecnologia de Webservice e serviço de comércio eletrônico ofertado pela instituição. Face à troca de instituição bancária para o Banco BRB, que oferece solução de integração via API, bem como a possibilidade de cobrança híbrida (boleto com Pix), foi necessário adequar os sistemas SAJ (PG5, SG5 e Portal e-SAJ) para integrar com esta nova tecnologia.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
Acompanhe as principais evoluções da versão:
Esta evolução trata da implementação de uma rotina que, ao ser executada, identificará os processos que estão sem movimentação processual há mais de 100 dias. Ao identificar estes processos, a rotina atribuirá ao processo uma tarja para que seja possível ao usuário realizar a consulta via fluxo de trabalho.
Esta alteração contempla os sistemas SAJ/PG5 e SAJ/SG5.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
Esta evolução tem como objetivo apresentar as alterações no sistema SAJ/SG referentes às funcionalidades relacionadas a contagem de prazo processual que foram alteradas para considerar de forma diferenciada a existência de feriados do tipo ‘Interrupção de Expedientes’ caracterizados como ‘Prorrogação’. Nestes casos, o cálculo de prazo passou a considerar essas datas como ‘dias úteis’, exceto se coincidirem com a data de início ou término do prazo processual.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
A tela “Cadastro de Temas” foi alterada para permitir desmarcar todas as opções dos campos, "Indicação de cessação de sobrestamento", "Análise de repercussão geral" e "Indicação de IRDR/IAC".
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
A funcionalidade de consulta processos de 1º grau do sistema SAJ/SG5 (menu Consulta -> Processo de 1º grau), que permite o acesso ao portal automaticamente com mesmo usuário nominal que está logado no SG5, foi alterada para que este login passe a considerar o gerenciador de senhas do VAULT para realizar a autenticação e garantir a segurança desta informação.
Esta especificação tem como objetivo apresentar os impactos nessa funcionalidade e configurações necessários para esta implementação.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
Acompanhe as principais evoluções da versão:
Com o objetivo de melhorar a performance no retorno dos resultados das consultas, a tela de 'Consulta de Intimações Recebidas' do Portal e-SAJ foi alterada para tornar obrigatório o preenchimento do campo 'Período'.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
O Portal e-SAJ foi alterado para implementar a integração com a nova API do CNA que tem como objetivo trazer melhorias como práticas de desenvolvimento mais modernas, aumento de disponibilidade e facilidade de manutenção.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
O peticionamento inicial e intermediário de 1º e 2º grau (TJ e CR/TR) foram alterados para possibilitar a entrada de documento que contenha assinatura digital. A Pasta digital também foi alterada para permitir a visualização de documentos que possuem assinatura digital, desde que possuam assinatura prévia.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse:
Esta evolução tem por objetivo incluir um filtro na funcionalidade de consulta de recebimento de intimações eletrônicas de 2 grau (TJ/TR) para permitir ao usuário filtrar intimações de processos não distribuídos.
Para saber mais sobre esta novidade, acesse: