Como emitir despacho de citação/notificação no SAJ Tribunais de Primeiro Grau?
Versão do sistema: 23.3.X-X
Publicado em: 18/04/2024
Uma das atividades essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos. O Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Primeiro Grau (PG) dispõe de um Editor de Textos exclusivo, direcionado aos serviços forenses, que oferece ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às necessidades dos usuários. Além de fornecer todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
Neste artigo, você aprenderá como emitir um despacho determinando citação/notificação no SAJ Editor, de forma simples e eficiente.
1. Acesse o menu “Andamento” (1), e clique na opção “Fluxo de Trabalho” (2) (ou utilize o ícone correspondente da barra de atalhos na tela inicial do sistema).
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2. No Fluxo de Trabalho (1) acesse a fila (2) onde o processo (3) que deseja emitir o documento se encontra (no exemplo, Inicial – Ag. Análise do Cartório).
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3. Caso preferir, na aba Pesquisar (1), utilize os campos para encontrar o processo de forma mais rápida. Insira o número do processo (2) e, em seguida, clique no botão “Consultar” (3) (ou use o comando com as teclas Alt+C de seu teclado).
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4. Selecione o processo (1) e, em seguida, clique no botão de atividade “Emitir Despacho” (2).
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5. Na janela suspensa Consulta de Modelos de Documentos (1), selecione o modelo de citação (2) com AR vinculado caso já exista criado na lotação, assim o AR será gerado automaticamente no momento da assinatura digital do Despacho. (Outra opção seria selecionar outro modelo à sua escolha, onde o ato do AR deverá ser gerado manualmente). Feito isso, clique no botão “Selecionar” (3).
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6. Na janela suspensa Emissão de Documentos (1), confira os dados e, em seguida, clique no botão “Editar” (2).
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7. O Editor de Textos (1) do SAJ se abrirá. Após terminar as edições, salve o documento clicando no ícone representado por um disquete (2) (ou pelo atalho Ctrl + B de seu teclado).
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8. Após salvar, o documento será enviado para a fila de trabalho Despacho - Em elaboração (1). Aperte a tecla F8 em seu teclado para conferir no Painel auxiliar (2) os dados da Movimentação (3) processual vinculada ao documento. Após isso, clique em “Fechar” (4) para ocultar o painel e, em seguida, clique no ícone representado por uma folha de papel laranja com uma letra F no centro (5) para finalizar.
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9. Na janela suspensa Finalização de Documentos (1), selecione a opção Finalizar (2) e, em seguida, clique no botão “Confirmar” (3).
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10. Feito isso, o documento será movido para a fila de assinatura Ag. Assinatura do Juiz (1), onde deverá ser assinado e liberado nos autos digitais. Clique no ícone representado por uma etiqueta de placa (2) para sair do Editor de Textos.
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11. Por fim, o processo deve ser encaminhado para a Conclusão para apreciação do juiz e assinatura do Despacho. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o processo (1) e selecione a atividade Encaminhar para outra Fila/Conclusão (2).
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12. Na janela suspensa Movimento de Processo entre Filas (1) selecione a opção Conclusos – Despacho (2) e, em seguida, clique em “Salvar” (3).
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Observação
Após ser assinado e liberado nos autos, o Despacho irá automaticamente para as Filas “Ag. Encerramento do Ato” e “Ag. Publicação, onde ficará aguardando o cumprimento do ato e publicação.
Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como emitir um despacho de citação/notificação. Aproveite esses conhecimentos para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais