Como cancelar a finalização de um documento no SAJ Tribunais de Primeiro Grau?
Cliente: TJSP
Versão: 23.3.X-X | Publicado em: 23/02/2024
O Gerenciador de Arquivos é uma ferramenta do Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Primeiro Grau (PG) que armazena todos os documentos elaborados pela unidade, bem como os modelos de documentos da lotação e da instituição. Nele é possível identificar quais documentos se encontram em elaboração, finalizados e liberados nos autos, sejam eles pertencentes aos Processos digitais ou físicos. E, caso exista a necessidade, é possível realizar o cancelamento de um documento que tenha sido finalizado antes de ser assinado digitalmente e liberado nos autos digitais.
Acompanhe nesse artigo como cancelar a finalização de um documento!
1. No menu “Expediente” (1), selecione a opção “Gerenciador de Arquivos” (2).

2. Na tela “Gerenciador de Arquivos” você irá buscar pelo documento que deseja cancelar a finalização. No modo “Pesquisar” (1), marque a opção “Documentos Finalizados e não assinados” (2), clique em “Opções adicionais de pesquisa” (3), selecione a opção “Outras datas” (4) e clique em “Consultar” (5).
3. Escolha o documento que deseja cancelar a finalização, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “Cancelar finalização de documento” (1).

4. Na janela “Confirmação” clique na opção “Sim” (1) para realizar a operação.

5. O status do documento será alterado para “Elaborado/Salvo” e possuirá um ícone de uma folha em branco (1) no seu arquivo.

Pronto! Agora você já sabe como realizar o cancelamento da finalização de um documento. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais