Como inserir notas de rodapé em um documento no SAJ Tribunais de Segundo Grau?
Versão: 23.3.X-X
Publicado em: 06/03/2024
Uma das operações essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos.
O Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Segundo Grau (SG), conta com um Editor de Textos exclusivo, dedicado aos serviços forenses, que oferece ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às suas necessidades.
Dessa forma, além de disponibilizar todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
Acompanhe nesse artigo como inserir notas de rodapé em um documento da maneira mais prática possível!
1. Acesse o menu “Expedientes” (1) e selecione a opção “Emissão de Documentos” (2) para iniciar a edição de um documento.

2. Na tela “Emissão de Documentos”, preencha os campos “Categoria” (1), "Modelo” (2) e “Processo” (3) com o número do processo e, em seguida, clique em “Editar” (4).

3. Na tela “Editor de Textos”, selecione o local do documento onde deseja inserir a nota de rodapé, clique no menu “Inserir” (1) e selecione a opção “Notas de Rodapé” (2).
Dica
Também é possível utilizar as teclas “Ctrl + Alt + F” para adicionar notas de rodapé.

4. A nota ficará visível no rodapé do documento com um número de identificação (1), insira o texto que desejar nesse local e clique em qualquer outra parte do documento para aplicá-la.

5. Para editar sua nota de rodapé, cliques vezes no número indicador presente no texto do seu documento (1).

Muito bem! Agora você já sabe como inserir uma nota de rodapé em um documento. Aproveite esses conhecimentos para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais