Como fazer a definição de ortografia no Editor de Textos do SAJ Tribunais de Segundo Grau?
Versão: 23.3.X-X
Publicado em: 11/03/2024
Uma das operações essenciais do Tribunal de Justiça é a emissão de documentos.
O Sistema de Automação de Justiça (SAJ) Segundo Grau (SG), conta com um Editor de Textos exclusivo, dedicado aos serviços forenses, que oferece ferramentas e rotinas especialmente desenvolvidas para atender às suas necessidades.
Dessa forma, além de disponibilizar todas as funcionalidades necessárias para a criação e edição dos documentos, o SAJ Editor interage com as informações processuais inseridas no sistema, como finalização, assinatura e liberação dos documentos nos autos digitais.
Acompanhe nesse artigo como definir a ortografia no SAJ Editor.
1. Acesse o menu “Expediente” (1) e selecione a opção “Editor de Documentos” (2).
Dica
Também é possível utilizar a tecla “F4” do seu teclado para acessar o Editor de Documentos.

2. Na tela “Editor de Textos”, acesse o menu “Ferramentas” (1) e clique em “Opções” (2).

3.Na tela “Opções”, selecione a aba “Dicionários” (1). Na seção Ortografia (2) algumas opções já virão marcadas por padrão. Marque ou desmarque-as de acordo com suas preferências:
- Verificar ortografia enquanto escreve
- Corrigir erros de ortográfica enquanto escreve
- Ignorar palavras escritas em Maiúsculas
- Ignorar palavras que contém número
- Sugerir somente dicionários principais
- Indagar sobre palavras repetidas
- Corrigir DUas maiúsculas automaticamente

4. Após de realizar as alterações, clique no botão “Salvar” (1) para aplicá-las e, em seguida, em “Fechar” (2)” para sair da tela.

Pronto! Você aprendeu como definir a ortografia no Editor de Textos. Aproveite esses conhecimentos para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais