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  • Como elaborar um despacho e encaminhar para publicação no SAJ SG Tribunais?
    18 de julho de 2023 18:24
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP  
    Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 16/03/2021

    O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG), permite realizar a elaboração de um Despacho para publicação ou somente inserir alguma informação para dar andamento no processo, que será cumprido no cartório.

    Acompanhe na prática!

    1. Acesse o Fluxo de Trabalho (item 1 da figura), escolha a opção "Fluxo Digital – Gabinete" (item 2 da figura) , clique na fila "Concluso ao Relator sorteado" (item 3 da figura) ou "Concluso do Cartório”. Em seguida,  selecione o processo (item 4 da figura), clique no botão de atividade “Gerar Despacho” e selecione uma das opções “Despacho” ou “Escolher outro modelo” (item 5 da figura).

    01_tela_inicial_fluxo_de_trabalho.png

    Observação

    Na opção “Despacho” o sistema irá trazer o modelo da Instituição e na opção “Escolher outro Modelo” o sistema permite que você escolha um Modelo de Grupo, Modelo do Usuário ou outro Modelo da  Instituição. 

    2. Escolha o Modelo desejado e clique em Selecionar. 

    02_escolha_do_modelo.png

    3. Após selecionar o Modelo abrirá a tela de Emissão de Documentos. Note que ao fazer este procedimento pela Fila de Trabalho faz com que os campos de Categoria, Modelo e Processo já venham preenchidos. Dando continuidade, clique em Editar. 

    03_emissao_documentos.png

    4. O SAJ Editor será aberto para que seja feito suas alterações, como:

    • O complemento da movimentação é utilizado em Despachos. Selecione o teor do documento e pressione as teclas de atalho do seu teclado: CTRL + M. O teor do documento ficará com o texto destacado em amarelo. 
    • Após terminar as edições salve o documento pelo atalho CTRL + B ou clicando no ícone de disquete no menu superior (item 1 da figura). 

    Ao salvar o SAJ Editor, o sistema habilita os botões de atividade de encaminhar para assinatura e excluir o documento, o procedimento também pode ser feito pela Fila de Trabalho. Para encaminhar para assinatura pelo Editor clique no botão de atividade “Encaminhar Assinatura do Magistrado” (item 2 da figura). 

    04_encaminhar_assinatura_magistrado.png

    5. Ao fazer o mesmo procedimento pela Fila de Trabalho, você deve:

    • Localizar o documento que está  salvo na fila Despacho em “Despachos Elaborados” (item 1 da figura).
    • Encontre e selecione o processo listado (item 2 da figura).
    • Clique no botão de atividade “Encaminhar Assinatura do Magistrado”(item 3 da figura).

    O Despacho irá para a Fila “Ag. Assinatura do Magistrado”, para ser assinado. 

    05_encaminhar_assinatura_magistrado_pelo_fluxo.png

    6.  Após ser assinado o Despacho irá automaticamente para Fila “Ag. Encaminhamento ao  Cartório - Gabinete [DIG]” onde ficará aguardando encaminhamento ao cartório. 

    06_encaminhamento_despacho.png

    7. Após ser encaminhado ao cartório ele irá para fila “Ag. Publicação de Despacho -  Cartório” onde ficará aguardando a publicação.

    07_aguardando_publicacao_despacho.png

    Pronto! Você viu nesse artigo como elaborar um despacho por meio da Fila de Trabalho e o encaminhar para a publicação.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais