Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Configuração da Assinatura Digital

  1. SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
  2. SAJ Primeiro Grau
  3. Certidões
  4. Configuração da Assinatura Digital
  • Como configurar a assinatura digital no PG5 para certidões emitidas via balcão?
    15 de abril de 2024 14:07
    Cliente: TJMS
    Versão: 23.1.0-0 | Atualizado em: 28/06/2023

    Atualmente o sistema de certidões (SAJ/SGC) não permite que as certidões emitidas no balcão sejam assinadas pelo certificado digital do usuário. O sistema também não exibe a tarja de assinatura nas certidões assinadas pelo PSS. A partir desta evolução, mediante configuração, o sistema passa a:

    • Solicitar a assinatura digital na impressão de certidões emitidas via balcão;
    • Apresentar a tarja de assinatura digital;
    • Apresentar QRcode para validação da certidão via portal.

    Acompanhe a seguir os passos necessários durante o uso da funcionalidade no sistema:

    1. A partir do SAJ SGC, acesse o menu Certidão, submenu Apoio, opção Configuração da Assinatura Digital. Já na tela, marque as caixas de seleção das opções desejadas para realizar a configuração da assinatura.

    3.png

    2. Em seguida, acesse o menu Certidão, opção Filas de Controle dos Pedidos. Na tela Pedidos Aguardando Impressão, selecione o pedido desejado e clique em Emitir. Desse modo, ao realizar a emissão, já será possível selecionar o devido Certificado Digital.

    4.png

    3. Desse modo a certidão será impressa contendo os novos campos.

    5.png

    Ao habilitar a visualização da tarja de assinatura, também é habilitada a apresentação do cargo do usuário que está imprimindo a certidão. Tal cargo não é visível para as certidões assinadas pelo PSS, apenas para as certidões assinadas e emitidas/impressas via balcão por um usuário do sistema.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais