Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 31/05/2022
No SAJ SG, a criação de modelos de documento tem o objetivo de facilitar e acelerar a emissão de documentos, assim como o andamento processual. Vamos conhecer a criação de uma Certidão, usando como base um modelo de grupo existente.
Para que você crie modelos mais facilmente, recomenda-se primeiro que consulte os guias do “Editor de Textos” e de “Emissão de Documentos”, para que tenha as noções básicas mais importantes e possa criar modelos que otimizem o seu trabalho. Para isso, acesse os links a seguir:
Acompanhe o passo a passo de como criar um Modelo de Grupo no SAJ SG:
1. Acesse o menu Expediente, submenu Gerenciador de Arquivos. Você também pode acessar diretamente pelo Gerenciador de Arquivos na barra superior do sistema.
2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, no campo das Pastas (tem 1 da figura), clique no símbolo (+) da pasta que estiver trabalhando (no exemplo, utilizamos a pasta Certidões, item 2 da figura) e dê dois cliques em Modelos do Grupo (item 3 da figura). Escolha um documento existente (documento que servirá como base) (item 4 da figura) e com o botão direito do mouse escolha a opção Novo Modelo de Documento (item 5 da figura).
3. Na tela do Cadastro de Modelos de Documentos, informe um nome ao modelo (item 1 da figura) que está sendo criado. Escolha entre as opções Grupo e Usuário. Neste caso, sugere-se escolher Grupo (item 2 da figura). Em seguida, escolha a área de abrangência do modelo: Cível, Crime ou Ambas (item 3 da figura) e clique na aba Movimentações (item 4 da figura).
4. Na aba Movimentações, informe a movimentação que será vinculada ao modelo criado. Selecione a caixinha do campo "Possui movimentações" (item 1 da figura), para permitir a vinculação de movimentações ao modelo para o momento da emissão de documentos. Em seguida, clique na lupa para selecionar o tipo de movimentação (item 2 da figura). Escolha a movimentação desejada (item 3 da figura) e clique em Selecionar (item 4 da figura).
A aba Compartilhamento não precisa ser preenchida, pois o modelo já é de Grupo e não há a necessidade de compartilhá-lo. Da mesma maneira ocorre com a aba Modelo Dependente, pois essa aba é de uso exclusivo para processos Físicos.
5. Na aba Modelo Dependentes é possível vincular outros documentos para serem emitidos automaticamente pelo sistema quando da assinatura deste. Por fim, clique no botão Salvar para gravar as configurações e começar a redigir o texto do modelo criado. O Editor de Texto se abrirá automaticamente. Edite o texto de acordo com a necessidade.
Para facilitar a rotina de Emissão de documentos, é possível incluir dentro do modelo criado “Campos” que o SAJ/SG5 automaticamente os preencherá no ato da emissão de documentos. Para saber mais, acesse o link:
Como insiro os campos textos nos modelos de documentos no SAJ SG Tribunais?
6. Para alterar alguma configuração do modelo criado (Ex. Trocar a movimentação vinculada), clique com o botão direito do mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Cadastro do Modelo”. E para alterar o texto do modelo criado, clique com o botão direito do Mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Editar”.
Para configurar um modelo dependente da certidão. Clique na aba Modelos dependentes (item 1 da figura), clique sobre o ícone do filtro (item 2 da figura) para incluir um modelo, clique no ícone LUPA (item 3 da figura) e pesquise o documento que será vinculada ao modelo criado. Após selecionado, clique em Salvar.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais