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Como crio um novo modelo de documento no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 22/04/2021No Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG) é possível criar novos modelos de documentos, criando campos de atalhos, entre outras funcionalidades.
Acompanhe o passo a passo de como utilizar essa funcionalidade do sistema.
1. No SAJ SG acesse o Gerenciador de Arquivos, localizado na barra superior do sistema.
2. Escolha qual o tipo de modelo no qual quer criar um novo modelo de documento (item 1 da figura). Na tela da direita clique com o botão direito do mouse e selecione Novo Modelo de Documento (item 2 da figura). Feito isso irá abrir a tela de configuração do documento.
3. Informe o nome do documento (item 1 da figura). Lembrando que os documentos de instituição não podem ser criados por usuários.
4. Em seguida, clique na aba "Movimentações", marque a caixa Possui movimentações (item 1 da figura), clique na lupa, abrirá a tela de "Tipos de Movimentação", selecione o tipo de movimentação que deseja vincular ao modelo de documento e clique no botão Selecionar. Em seguida, clique em salvar, para que o editor de texto abra automaticamente.
5. No Editor de textos, poderá ser configurado os Campos Automáticos. Para isso, clique no ícone
para abrir o Painel auxiliar (item 1 da figura) e será exibida a lista de Campos de Texto (item 2 da figura). Agora você pode selecionar os campos automáticos que deseja inserir no modelo de documento. A cada campo que deseja incluir no documento, clique sobre ele e, em seguida, clique em Selecionar.
6. Após configurar todos os Campos de Texto e a formatação do texto, clique em Salvar (item 1 da figura) e, em seguida, feche o editor de texto (item 2 da figura).
Pronto! Após os passos listados o seu novo modelo de documento foi criado com sucesso.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como crio um modelo de grupo de documento no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 31/05/2022No SAJ SG, a criação de modelos de documento tem o objetivo de facilitar e acelerar a emissão de documentos, assim como o andamento processual. Vamos conhecer a criação de uma Certidão, usando como base um modelo de grupo existente.
Saiba MaisPara que você crie modelos mais facilmente, recomenda-se primeiro que consulte os guias do “Editor de Textos” e de “Emissão de Documentos”, para que tenha as noções básicas mais importantes e possa criar modelos que otimizem o seu trabalho. Para isso, acesse os links a seguir:
Acompanhe o passo a passo de como criar um Modelo de Grupo no SAJ SG:
1. Acesse o menu Expediente, submenu Gerenciador de Arquivos. Você também pode acessar diretamente pelo Gerenciador de Arquivos na barra superior do sistema.
2. Na tela do Gerenciador de Arquivos, no campo das Pastas (tem 1 da figura), clique no símbolo (+) da pasta que estiver trabalhando (no exemplo, utilizamos a pasta Certidões, item 2 da figura) e dê dois cliques em Modelos do Grupo (item 3 da figura). Escolha um documento existente (documento que servirá como base) (item 4 da figura) e com o botão direito do mouse escolha a opção Novo Modelo de Documento (item 5 da figura).
3. Na tela do Cadastro de Modelos de Documentos, informe um nome ao modelo (item 1 da figura) que está sendo criado. Escolha entre as opções Grupo e Usuário. Neste caso, sugere-se escolher Grupo (item 2 da figura). Em seguida, escolha a área de abrangência do modelo: Cível, Crime ou Ambas (item 3 da figura) e clique na aba Movimentações (item 4 da figura).
4. Na aba Movimentações, informe a movimentação que será vinculada ao modelo criado. Selecione a caixinha do campo "Possui movimentações" (item 1 da figura), para permitir a vinculação de movimentações ao modelo para o momento da emissão de documentos. Em seguida, clique na lupa para selecionar o tipo de movimentação (item 2 da figura). Escolha a movimentação desejada (item 3 da figura) e clique em Selecionar (item 4 da figura).
ObservaçãoA aba Compartilhamento não precisa ser preenchida, pois o modelo já é de Grupo e não há a necessidade de compartilhá-lo. Da mesma maneira ocorre com a aba Modelo Dependente, pois essa aba é de uso exclusivo para processos Físicos.
5. Na aba Modelo Dependentes é possível vincular outros documentos para serem emitidos automaticamente pelo sistema quando da assinatura deste. Por fim, clique no botão Salvar para gravar as configurações e começar a redigir o texto do modelo criado. O Editor de Texto se abrirá automaticamente. Edite o texto de acordo com a necessidade.
Saiba maisPara facilitar a rotina de Emissão de documentos, é possível incluir dentro do modelo criado “Campos” que o SAJ/SG5 automaticamente os preencherá no ato da emissão de documentos. Para saber mais, acesse o link:
Como insiro os campos textos nos modelos de documentos no SAJ SG Tribunais?
6. Para alterar alguma configuração do modelo criado (Ex. Trocar a movimentação vinculada), clique com o botão direito do mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Cadastro do Modelo”. E para alterar o texto do modelo criado, clique com o botão direito do Mouse sobre o modelo criado e selecione a opção “Editar”.
ObservaçãoPara configurar um modelo dependente da certidão. Clique na aba Modelos dependentes (item 1 da figura), clique sobre o ícone do filtro
(item 2 da figura) para incluir um modelo, clique no ícone LUPA (item 3 da figura) e pesquise o documento que será vinculada ao modelo criado. Após selecionado, clique em Salvar.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais
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Como criar um modelo de documento a partir de um documento já existente no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 22/04/2021No Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG) é possível criar novos modelos de documentos a partir de um modelo já criado, podendo assim, efetuar as mudanças que desejar nesse novo modelo, sem ter que modificar o modelo já criado.
Acompanhe neste artigo como criar um novo modelo de documento a partir de um modelo de documento já existente no gerenciador de arquivos.
1. No SAJ SG acesse o Gerenciador de Arquivos, localizado na barra superior do sistema.
2. Escolha qual o tipo de modelo no qual quer criar um novo modelo de documento (item 1 da figura). Na tela da direita clique com o botão direito do mouse e selecione Novo Modelo de Documento (item 2 da figura). Feito isso irá abrir a tela de configuração do documento.
DicaClique em "Visualizar Arquivos" (item 3 da figura), a tela do gerenciador de arquivos vai ser dividida, na aba de baixo será possível visualizar o documento antes de escolher a opção desejada.
3. Informe o nome do documento (item 1 da figura). Lembrando que os documentos de instituição não podem ser criados por usuários.
4. Em seguida, clique na aba "Movimentações", marque a caixa Possui movimentações (item 1 da figura), clique na lupa, abrirá a tela de "Tipos de Movimentação", selecione o tipo de movimentação que deseja vincular ao modelo de documento e clique no botão Selecionar. Após clique em salvar, para que o editor de texto abra automaticamente.
5. No Editor de textos, faça as mudanças que desejar. Após concluído, clique em salvar e feche o editor de texto.
Pronto! realizado esses passos, o seu novo modelo de documento já será exibido na lista de modelos de documentos.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como insiro os campos textos nos modelos de documentos no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-0 | Atualizado em: 10/05/2021O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG), possui a funcionalidade de adicionar os Campos textos na matriz do Modelo de documentos. Esses campos buscam no banco de dados do processo as informações contidas nos campos textos, como: o número do processo, dados de partes, classe processual, assunto, etc.
E, desta forma, facilita a edição do documento, pois muitos dados que antes eram preenchidos pelos usuários manualmente, agora são trazidos automaticamente pelo sistema.
Acompanhe na prática como adicionar os campos textos nos modelos de documentos.
1. Acesse o menu Expediente, selecione o submenu Cadastro de modelo de documento.
2. Informe a categoria do modelo que deseja adicionar os campos textos, o sistema apresentará os modelos criados, selecione o modelo e clique em Editar.
3. Note que no Editor de textos do modelo do documento já possui três campos textos: Classe do Processo, Número do processo e Nome da Parte Ativa Selecionada.
4. Para inserir um campo de texto, clique no ícone no canto superior esquerdo da tela do Editor de Textos (item 1 da figura), com o nome ”Exibir lista de campos”, este botão abrirá o painel auxiliar de campos de texto.
5. No Painel Auxiliar (item 1 da figura), pesquise pelo nome dos campos de textos que possa melhor adequar ao seu modelo (item 2 da figura). Para adicioná-lo, clique em Selecionar (item 3 da figura) ou dê duplo clique no campo de texto desejado. Ao fim da operação, salve o modelo de documento através do disquete no canto superior esquerdo do editor de textos do modelo de documento (item 4 da figura).
Pronto, após esses passos os campos de textos foram adicionados ao modelo de documento. Para verificar o resultado, basta emitir um novo documento.
Saiba maisAlguns campos de textos alteram a emissão dos documentos. Para saber mais acesse o link:
Como funcionam as abas na tela de Emissão de Documentos no SAJ SG Tribunais?
Os campos de textos são importantes e nos auxiliam a criarmos modelos de documentos mais automáticos e ágeis. Esperamos que este artigo auxilie na sua produtividade e principalmente na sua evolução contínua sobre o sistema.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como funcionam as abas na tela de Emissão de Documentos no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-0 | Atualizado em: 12/05/2021A tela de Emissão de documentos é utilizada para realizar as configurações prévias referentes à emissão de documentos. Nesta tela inserimos os dados que serão apresentados na tela do Editor de textos para facilitar e agilizar a emissão de documentos.
Além dos dados básicos de categoria, modelo e número do processo, alguns modelos de documentos podem solicitar outros dados antes de disponibilizar a tela do editor.
Saiba maisPara saber como adicionar um campo de texto no documento, acesse o link:
Como insiro os campos textos nos modelos de documentos no SAJ SG Tribunais?
Quando o modelo de documentos possui campos textos que necessitam escolher algum conteúdo, é criada a aba na tela de “Emissão de documentos”. Acompanhe na prática!
1. Acesse o menu Expedientes, clique no submenu Cadastro de modelos de documento.
2. Pesquise a categoria do documento, e selecione o modelo desejado clicando em “Editar”.
3. No Editor de textos do modelo do documento podemos ver que o sistema já inseriu automaticamente dois campos de textos: “Classe do Processo” e “Número do processo”. Os campos textos com o nome ’selecionada” são os campos que solicitam uma pré seleção na tela de emissão de documentos, aqui podemos ver o texto “Nome da parte Ativa Selecionada”.
4. Para verificar a aba criada a partir deste campo texto, basta emitir um novo documento. Para isto, acesse o menu Expedientes e clique no submenu Emissão de documentos.
5. Na tela de Emissão de documentos, informe a categoria e o modelo do documento que alterou.
6. O sistema abre automaticamente a aba “Pessoas” (item 1 da figura) para inserção das partes. Para prosseguir com a emissão de documentos, selecione a(s) parte(s) (item 2 da figura) e clique em “Confirmar”.
7. O processo será vinculado na parte a direita com o nome Lista de processos (item 1 da figura) e o botão “Editar” será habilitado para seleção.
ObservaçãoAlém dos campos textos com o nome “selecionada” existem outros campos textos que habilitam abas de seleção na tela de emissão de documentos, como por exemplo o campo texto de “Data da sessão”.
Os campos textos são importantes, nos auxiliam a criarmos modelos de documentos mais automáticos e ágeis.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais