Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 02/09/2021
Como você sabe o Editor de Textos do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), permite a emissão de diversos tipos de documentos vinculados aos processos com os quais você está trabalhando. Você poderá retomar a edição de documentos previamente salvos que não estejam assinados como em casos em que você precisou pausar a emissão de um documento para confirmar alguma informação relevante, por exemplo.
Antes de iniciarmos os passos no sistema, caso queira saber como cadastrar um modelo de documento, acesse o link:
Como cadastro um modelo de documento no SAJ PG Tribunais?
Acompanhe os passos de como consultar documentos nessa situação:
1. No sistema SAJ, acesso o menu Expediente e submenu Gerenciador de Arquivos, localizado na barra superior do sistema. Em seguida, clique na aba Pesquisar e informe o número do Processo para o qual deseja localizar o documento. Clique em Consultar:
2. Serão apresentados todos os documentos emitidos no SAJ PG para o processo informado. Atenção! Pois esse comportamento do sistema é disponibilizado de acordo com a permissão do usuário.
Você pode notar na imagem a seguir que são apresentadas 4 situações possíveis para um documento, ou seja:
Documento pendente (Em elaboração).
Documento Finalizado.
Documento assinado, ao assinar um documento o mesmo já é finalizado automaticamente.
Documento assinado e Liberado nos autos/Confirmada a movimentação.
Acompanhe algumas dicas importantes:
Dica 1: Temos duas formas diferentes para informar que um documento foi disponibilizado para consulta. Para processos físicos é usada a expressão “Confirmada a Movimentação”, já para processos digitais é utilizada a expressão “Liberado nos Autos Digitais”.
Dica 2: Não é possível alterar um documento após sua assinatura, se necessário, poderá torná-lo sem efeito.
Dica 3: Através de função de segurança é permitido que um usuário retire a finalização de um documento, bem como altere documentos mesmo já finalizados.
Dica 4: Se você tentar emitir um documento igual para o mesmo processo, o sistema alertará com uma mensagem perguntando se você deseja continuar a edição do documento já criado. Dessa forma, evita-se o retrabalho e a duplicidade de documentos.