Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 13/04/2021
O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), possui um mecanismo de recuperação de arquivo, denominado Autossalvamento. É uma importante funcionalidade, com a qual você tem a segurança de que seus documentos serão recuperados em caso de problemas técnicos na máquina ou no sistema.
Esta funcionalidade será habilitada após o primeiro salvamento do documento e o tempo médio entre cada autossalvamento poderá ser configurado na tela do Editor de textos.
Acompanhe como realizar no sistema.
1. Inicialmente é necessário configurar corretamente o Autossalvamento no sistema. Para isto, acesse o menu Expediente e clique na opção Editor de Documentos. Se preferir utilize a tecla de atalho F4.
2. Com o Editor de Textos aberto, acesse o menu Ferramentas e clique em Opções.
3. Na janela aberta pelo sistema, na aba Geral, habilite a opção Autossalvamento e informe o intervalo de tempo em que o Editor deve salvar automaticamente os documentos em edição e clique em Salvar. Quanto menor o tempo configurado, mais segurança você terá. Salve as alterações de configuração e pronto, o autossalvamento está autorizado.
Com o mecanismo de Autossalvamento habilitado, você não perderá o trabalho caso ocorra alguma eventualidade, como falta de energia elétrica por exemplo. Para retomar a emissão do documento, basta localizar o arquivo recuperado no Gerenciador de Arquivos.
4. Você também pode simplesmente abrir o Editor de Textos. O documento será apresentado para recuperação no painel auxiliar.
Caso queira ver os passos de como importar os documentos salvos no Backup e como criar uma Cópia de Segurança (BACKUP), acesse os artigos:
Como importo os documentos salvos pela Cópia de Segurança (Backup) para o SAJ Tribunais?
Neste artigo você viu como configurar o Autossalvamento no sistema. Aproveite essas dicas e aumente a sua produtividade!