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Emissão de certidão de oficial de justiça

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  • Como emitir a Certidão do Oficial de Justiça no SAJ Tribunais de Primeiro Grau?
    18 de junho de 2024 18:12
    Versão do sistema: 23.3.X-X
    Publicado em: 11/06/2024

    Após o cumprimento do mandado, é necessário preencher os Atos e Diligências na tela específica e, em seguida, gerar a Certidão do Oficial. Com a finalidade de orientar os Oficiais de Justiça sobre a nova forma de tramitação dos mandados digitais no fluxo de trabalho, este passo a passo detalhará as etapas necessárias para realizar essa tarefa.

    Neste artigo, você aprenderá como emitir a Certidão do Oficial de Justiça no SAJ Tribunais de Primeiro Grau.

    Confira!

    1. Acesse o menu “Andamento” (1), e clique na opção “Fluxo de Trabalho” (2) (ou utilize o ícone correspondente da barra de atalhos na tela inicial do sistema).

    2. No Fluxo de Trabalho (1), acesse a fila Com Oficial (2) onde o Mandado (3) que deseja cadastrar se encontra e, em seguida, clique no botão "Cadastro de Atos do Mandado" (4).

    3. A tela Cadastro de Atos/Diligências e Remessa do Agente para a Central (1) será exibida, com as informações do cumprimento do mandado devidamente preenchidas. Confira essas informações e, depois disso, clique no botão “Gerar Certidão” (2).

      Observação
    O botão de Gerar Certidão só estará habilitado após o cadastro das informações e o salvamento da tela.

      Saiba mais
    Para saber como cadastrar os atos e diligências antes da emissão da Certidão do Oficial de Justiça acesse:
    Como cadastrar os atos e diligências do mandado no SAJ Tribunais de Primeiro Grau? 

    4. A janela suspensa Emissão de Documentos (1) será exibida. Selecione o Modelo (2) no respectivo campo, clique em “Confirmar” (3) e, em seguida, clique no botão “Editar” (4).

    5. O Editor de Textos (1) se abrirá. Após o preenchimento das informações na certidão, clique no ícone representado por uma folha de papel laranja com uma letra F no centro (2) (localizado na barra lateral à esquerda da tela) para finalizar o documento. Feito isso, a janela suspensa de Finalização de Documentos (3) será exibida. Selecione a opção “Assinar” (4), selecione o certificado digital (5) e, finalmente, clique no botão “Confirmar” (6).

      Observação
    Caso não queira assinar neste momento, a certidão poderá ser finalizada e assinada posteriormente. Nesse caso, selecione o botão de "Finalizar" (7) e, em seguida, "Confirmar" (6).

    Pronto! Você aprendeu, neste artigo, como emitir a Certidão do Oficial de Justiça. Aproveite esse conhecimento para tornar sua rotina de trabalho ainda mais produtiva com o SAJ Tribunais.

      Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como realizo o cadastro de Atos e Diligências e emito a certidão do oficial no SAJ PG - TJSP?
    29 de dezembro de 2023 14:24
    Cliente: TJSP 
    Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 02/03/2021

    Este artigo tem como finalidade orientar os Oficiais de Justiça da nova forma de tramitação dos mandados digitais no fluxo de trabalho.

    As possíveis causas que podem impedir os oficiais de justiça no cumprimento dos mandados no sistema SAJ são:

    • Gerar mandados no período de interrupção dos prazos para migração dos mandados.
    • Enviar relação incompleta de mandados pendentes de cumprimento para migração.
    • Trabalhar com os mandados já gerados durante o período de migração dos mandados.
    Saiba mais

    Para saber como realizar o recebimento e impressão do Mandado para cumprimento, acesse o link:

    Como recebo e digitalizo os Mandados Cumpridos no SAJ PG5 do TJSP?

    Após o cumprimento do mandado é necessário realizar o preenchimento dos Atos e Diligências na tela específica e, na sequência, gerar a Certidão do Oficial. Acompanhe como realizar esse procedimento!

    1. Na tela inicial do sistema, acesse o Fluxo de Trabalho. Em seguida, clique na fila Com Oficial (item 1 da figura), selecione o Mandado (item 2 da figura) e clique no botão Cadastro de Atos do Mandado  (item 3 da figura). 

    01_fluxo_de_trabalho.png

    2. Cadastre as informações do cumprimento do ato. Após o preenchimento destes campos, clique em Salvar e, em seguida, clique em Gerar Certidão (botões localizados no final da tela). Feito isso, o mandado será enviado para a Central de Mandados. 

    03_dados_dilegencia.png

    3. Ao clicar em Gerar Certidão, abrirá a tela Emissão de Documentos. Selecione o Modelo (item 1 da figura), clique em Confirmar (item 2 da figura) e em Editar (item 3 da figura) para abrir o editor de texto. 

    04_emissao_documento_modelo.png

    4. Após o preenchimento das informações na certidão, clique no ícone representado pela letra "F" (localizada na barra lateral à esquerda da tela), para finalizar. Abrirá a tela Finalização de Documentos, selecione a opção Assinar, escolha o Certificado digital e clique em Confirmar.

    05_finaliza__o_documento.png

    Atenção

    Caso não queira assinar, a certidão pode ser finalizada e assinada em outro momento. Nesse caso, clique em  Finalizar e em Confirmar.

    Sempre que você precisar cadastrar os Atos de Diligência e emitir a Certidão do Oficial, utilize esse procedimento. 

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como edito e finalizo a Certidão de Oficial no SAJ PG - TJSP?
    18 de julho de 2023 18:22
    Cliente: TJSP 
    Versão: 21.1.0-18 | Atualizado em: 03/12/2022

    Este artigo tem como finalidade orientar os Oficiais de Justiça da nova forma de tramitação dos mandados digitais no fluxo de trabalho.

    As possíveis causas que podem impedir os oficiais de justiça no cumprimento dos mandados no sistema SAJ são:

    • Gerar mandados no período de interrupção dos prazos para migração dos mandados.
    • Enviar relação incompleta de mandados pendentes de cumprimento para migração.
    • Trabalhar com os mandados já gerados durante o período de migração dos mandados.

    Nos casos em que a Certidão do Oficial foi apenas salva, é possível encontrá-la no subfluxo de documentos respectivo para edição e/ou assinatura. Acompanhe na prática!

    1. Acesse o Fluxo de Trabalho. Em seguida, acesse o subfluxo Certidão Oficial e clique na fila Ag. Assinatura do Oficial (item 1 da figura), selecione a certidão (item 2 da figura), clique com botão direito do mouse e selecione a opção Assinar Documento (item 3 da figura). Selecione o Certificado digital e clique em Assinar e em OK.

    01_assinar_documento.PNG

    Observação

    Na fila “Em elaboração” ficam os documentos salvos, podendo usar as seguintes atividades: “Editar Documento”, “Finalizar Documento”, “Assinar Documento”, “Assinar e Liberar nos Autos Digitais” e “Excluir Documento”.

     Sempre que você precisar editar e finalizar a Certidão de Oficial, utilize essa funcionalidade. 

     

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais