Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Baixa Eletrônica

  1. SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
  2. SAJ Segundo Grau
  3. Arquivamento do Processo Digital
  4. Baixa Eletrônica
  • Como realizo a baixa de recurso eletrônico no SAJ SG para que no SAJ PG o processo retorne à situação anterior ao envio para o 2º grau?
    20 de julho de 2023 18:56
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 20.02.00-00   | Publicado em: 01/07/2020

    No SAJ PG, a partir da versão 20.2.0.0, a funcionalidade Devolução de processo ao Primeiro Grau e a atividade Baixa de recurso eletrônico foram alteradas para verificar a situação em que o processo estava antes do envio ao SG. Caso a situação do processo, antes do envio, seja “Julgado Transitado” ou “Julgado”, no recebimento da carga realizada do 2º para o 1º grau, a situação do processo deve retornar àquela que estava antes do envio ao SG. 

    Acompanhe neste artigo como realizar o procedimento da baixa de recurso eletrônico no SAJ SG para que no SAJ PG o processo retorne à situação anterior ao envio para o 2º grau. 

    Saiba mais

    Para saber sobre a devolução de processo e o recebimento de remessa, acesse os links:

    Como realizo a devolução de processo ao 1º grau no SAJ SG para que no SAJ PG o processo retorne à situação anterior ao envio para o 2º grau?

    Como realizo o recebimento de remessa para que no SAJ PG5 o processo retorne à situação anterior ao envio para o 2º grau?

    1. Na tela principal do SAJ SG, acesse o menu Andamento e clique na opção Fluxo de trabalho. Ou clique diretamente no ícone do Fluxo de Trabalho localizado na barra dos menus. 

    01_tela_principal_SAJ_SG.png

    2. No Fluxo de Trabalho, acesse a fila na qual se encontra o processo oriundo do 1º grau que estava com a situação “Julgado” ou “Julgado Transitado” antes do envio para o 2º grau. 

    02_fluxo_de_trabalho.jpg

    3. Na fila atual do processo, selecione o processo (item 1 da figura) em que deseja fazer a baixa de recurso, clique na atividade “Baixa de Recurso Eletrônico” (item 2 da figura) e confirme a mensagem de envio (item 3 da figura). 

    04_confirma__o_baixa_de_recurso_eletronico.jpg

    4. Agora você deve acessar o SAJ PG, em seguida, clique no menu Consulta e na opção Processos básica. 

    05_tela_PG_consulta_processos.png

    5. Na tela “Consulta de Processos Básica”, no campo Processo (item 1 da figura), informe o processo no qual foi realizada a baixa e clique no botão Pesquisar (item 2 da figura). 

    06_pesquisa_processo.png

    6. Será exibida a tela “Consulta Processos Básica – Dados do processo”, na qual é possível verificar que o processo retornou para o 1º Grau com a situação que estava antes do envio ao 2º Grau. 

    05_relatorio.jpg

    Pronto! Fácil, não é!? Agora é possível que os processos com situação “Julgado” ou “Julgado Transitado”, retornem ao 1º Grau com a situação que estavam antes do envio ao 2º Grau. Para qualquer outra situação irá prevalecer aquela da movimentação lançada no recebimento, definida atualmente por parâmetro.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como arquivar um processo originário no SAJ SG?
    20 de julho de 2023 16:44
    Cliente: TJSP 
    Versão: 2.0.2-X | Publicado em: 29/04/2020

    1. No SAJ SG, acesse o Fluxo de Trabalho (localizado na barra superior do sistema), ou por meio do meu Andamento.

    01_Fluxo_de_trabalho.png

    2. No Fluxo de Trabalho, clique na aba Pesquisar (item 1 da figura), selecione o processo (item 2 da figura) e clique na atividade (botão) Arquivar Processo (item 3 da figura). Caso a atividades "Arquivar Processo" não esteja aparecendo, clique nos três pontinhos "..." localizados na parte superior à direita da tela, e digite o nome da atividade.

    01_arquivar_processo.PNG

    3. Após clicar na atividade "Arquivar Processo", será aberta a tela de Emissão de Documentos para emitir o termo de arquivamento. Clique no botão Editar. 

    02_emiss_o_documentos.png

    4. A tela do Editor de texto será aberta com o termo gerado, podendo ser assinado usando o ícone ‘F’ em laranja no canto esquerdo da tela.

    03_assinar_o_termo.PNG

    5. Após assinar o termo, a situação do processo será alterada para a situação "Arquivado administrativamente".

    04_situa__o_arquivado_administrivamente.PNG

    6. Feito isso, o processo será enviado para fila ‘Enviados para Arquivo – Cartório[DIG]’.

    05_processo_enviado_para_cart_rio..PNG

    Pronto! Ao final desses passos o processo foi arquivado com sucesso.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais