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Como cadastro ou removo uma guia de diligência no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 29/10/2021O cadastro de diligência tem a finalidade de juntar a GRD (Guia de Recolhimento de Diligência) ao processo. Trata-se do ressarcimento de despesas de condução dos Oficiais de Justiça, adiantadas e ressarcidas pelos interessados.
Cabe ao cartório realizar a juntada da guia de custas de diligência ao SAJ, o qual realizará no recebimento da petição inicial ou petição diversa durante o andamento processual.
Acompanhe na prática como realizar esse procedimento!
1. Acesse o menu Cadastro e clique no submenu Processo.
2. Informe o número do processo (item 1 da figura), clique na aba Despesas Processuais (item 2 da figura) e, em seguida, clique no botão "Nova guia" (item 3 da figura). Preencha os campos:
- Tipo de documento
- Número do documento
- Valor
AtençãoCaso sejam recolhidas novas guias, execute o mesmo procedimento informado no item 2, mencionado acima.
3. Para remover as guias cadastradas, clique no botão "Remover guia" (item 1 da figura).
4. Confirme a exclusão das Despesas Processuais clicando em OK.
Você acompanhou nesse artigo, os passos de como cadastrar ou remover as guias de diligência.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como identifico o pagamento e dou baixa manual na guia de arrecadação no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 21.1.0-0 | Publicado em: 21/06/2021A partir da versão 21.1.0-0, o peticionamento eletrônico de intermediárias de 1º grau e o SAJ PG foram alterados para integrar o fluxo de trabalho Gerência de Cobrança de Custas Finais (GECOF) com o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE). Este novo recurso permitirá ao Tribunal melhor controle da cobrança de custas finais/excepcionais, aumentar a arrecadação, diminuir a evasão de custas e o custo operacional e automatizar as tarefas de cobrança.
Uma das funcionalidades afetadas na versão indicada é o cadastro de processos, a partir do qual será possível identificar, e corrigir, uma guia DARE já paga, indicar que ela se refere ao pagamento de uma custa final e associar o devedor ao pagamento de uma DARE.
Saiba MaisO GECOF é um fluxo de trabalho que normatiza a cobrança de custas ao final do processo, iniciando-se com a definição dos percentuais devidos de cada parte e finalizando com o pagamento do débito ou com a inscrição do devedor na dívida ativa.
Acompanhe a seguir e veja como identificar o pagamento e dar baixa na guia de arrecadação por meio da tela Cadastro de processos:
1. Com o SAJ PG aberto, acesse o menu Cadastro e clique na opção Processos...
2. Informe o número do processo (1) e, em seguida, clique na aba Despesas processuais (2).
3. Abra uma Nova guia (1) clicando no botão de mesmo nome, selecione a opção DARE em Tipo de documento (2) e no campo Número do documento (3), informe o número da guia de arrecadação.
Observe que, ao informar o número do documento, os campos Valor (1), Situação (2) e Pagamento (3) são, automaticamente, preenchidos pelo sistema.
4. Marque a opção Recolhimento destina-se ao pagamento de custas finais (1) e identifique o Devedor (2).
5. Para finalizar, clique em Salvar.
Pronto! Ao informar o pagamento e seu devedor de uma determinada guia, o sistema irá identificar o pagamento, a situação da guia passará a ser dada como baixada no sistema e ela ainda será sinalizada como inutilizada. É possível consultar a situação da guia na tela Baixa de guias – individual, acessada por meio do menu Custas>Guias>Baixas.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais