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Comportamento do SAJ SG com a alteração no encaminhamento de processos com incidentes não juntadosCliente: TJSP
Versão do sistema: 22.4.0-0 | Publicado em: 06/04/2023A partir da versão 22.4.0-0 o SAJ SG possibilitará o bloqueio de diversas atividades para processos que não possuem um incidente juntado, a partir de configuração dos campos situações processuais, movimentações e tipos de lotação.
A situação configurada ocorrerá, bloqueando qualquer tipo de lançamento, indicando que a situação processual, a movimentação ou a lotação não poderá executar a atividade, exibindo a seguinte mensagem (observada, no exemplo, na tela Digitalização de Peças Processuais).
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar o cadastro de dados da penhora no SAJ PG?Cliente: TJSP
Versão do sistema: 22.4.0-0 | Publicado em: 06/04/2023Para possibilitar o cadastro dos pedidos de penhora nos processos de requisitório, recebidos de outros processos do próprio Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), ou de outros Tribunais, foi criado no SAJ PG a subaba Dados da penhora.
Esta nova funcionalidade está disponível nos seguintes módulos:
- Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais;
- Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais Excepcionais;
- Cadastro de Processos;
- Cadastro de Processos Excepcionais.
Neste artigo você verá como acessar a subaba Dados da penhora, quais são os dados presentes e como é feito o preenchimento destes, além de alterações realizadas no sistema relativas a esta novidade. Siga em frente com atenção.
Acessando a nova subaba “Dados da penhora” por meio das telas “Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais” e “Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais Excepcionais”1. O acesso à subaba Dados da penhora é similar para as telas Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais e Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais Excepcionais.
No exemplo, será feito na tela Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais. Portanto, na tela inicial do sistema, clique no menu Cadastro (1), opção Petições Intermediárias e Incidentes Processuais (2).
2. Na tela Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais, digite o número do processo (1) em que você deseja realizar a inclusão, alteração ou exclusão da penhora e clique na aba Dados do requisitório (2).
3. O primeiro ponto de melhora a ser observado é que, agora, nas telas Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais e Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais Excepcionais, os Dados do requisitório e os Dados suplementares estão em subabas separadas. Assim, as informações ficam mais segmentadas, facilitando seu preenchimento.
4. À direita da subaba Dados suplementares encontra-se a nova subaba Dados da penhora.
Acessando a nova subaba “Dados da penhora” por meio das telas “Cadastro de Processos” e “Cadastro de Processos Excepcionais”1. Por sua vez, o acesso à subaba Dados da penhora é parecido para as telas Cadastro de Processos e Cadastro de Processos Excepcionais.
No exemplo, será acessada a partir de Cadastro de Processos. Assim, na tela inicial do SAJ PG5, clique no menu Cadastro (1), opção Processos (2).
2. Na tela Cadastro de Processos, digite o número do processo (1) em que você deseja realizar a inclusão, alteração ou exclusão da penhora e clique na subaba Dados da penhora (2).
Preenchendo os dados da subaba “Dados da Penhora”1. Os dados e o preenchimento da subaba Dados da penhora segue o mesmo padrão em qualquer uma das telas apresentadas anteriormente. No exemplo a seguir é realizado na tela Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais.
A primeira tela exibida em Dados da penhora é a subaba Tabela (1), onde é possível verificar os dados (2) de penhora já inseridos no processo, bem como seus devidos status de atendimento. Os campos disponíveis aqui são:
- Data da Penhora: Data em foi solicitada a penhora;
- Beneficiário Penhorado: Nome da Parte no qual teve o valor penhorado;
- Data Cálculo: Data base para realização do cálculo da penhora;
- Valor R$: Valor a ser penhorado;
- Situação da Penhora: Status da penhora.
Clicando em em + (3), é realizada a inclusão de uma penhora; e clicando em – (4), pode ser feita a exclusão de penhoras.
2. Na subaba Formulário (1) são apresentados os campos para preenchimento da solicitação de cadastro de penhora. Aqueles que estão sinalizados em vermelho são obrigatórios.
Os itens que compõem o cadastro são:
- Sequencial (2): preenchido automaticamente pelo sistema, indicando o código interno da solicitação.
- Data da Penhora (3): data da solicitação da penhora;
- Beneficiário Penhorado (4): nome da parte vinculado ao requisitório, que teve seu crédito penhorado (com tipos de participação: ativa e representante);
- Data do Cálculo (5): data base para realização do cálculo da penhora;
- Valor (6): valor a ser penhorado;
- Informações do Juízo demandante (7): instancia, tribunal, número do processo, foro e vara de preenchimento obrigatório.
- Situação da penhora (8): Pendente, Aprovada ou Cancelada.
3. Ao cadastrar a penhora, é necessário inserir as informações do juízo demandante, bem como o número do processo de conhecimento. Sendo assim, o sistema terá o seguinte comportamento:
- Para os processos de 1º grau (marcando a opção 1° Grau), ao informar o número dos dados referentes ao Tribunal, os campos Foro e Vara são preenchidos automaticamente pelo sistema, considerando os dados disponíveis na base índice.
- Para os processos de 2º grau (marcando a opção 2° Grau), ao informar o número dos dados referentes ao Tribunal, os campos Instalação, Órgão Julgador, Seção e Subseção são preenchidos automaticamente pelo sistema, considerando a consulta a ser realizada via integração nas bases do segundo grau.
- Para processos definidos como outros tribunais (marcando a opção Outros Tribunais), deverão ser preenchidos os campos obrigatórios: Tribunal, número do processo, Foro e Vara (campos de preenchimento livre/sem formatação).
4. Depois de preencher todos os campos obrigatórios e clicar em Salvar, o sistema atribuirá automaticamente a tarja Cadastro de Penhora no Rosto dos Autos.
5. Ao alterar a situação da penhora de Pendente para Aprovada, ou de Aprovada para Cancelada, e Salvar, o sistema exibirá um aviso ao usuário, perguntando se ele deseja emitir o Ofício – Requisitório Eletrônico. Caso seja indicada a opção Sim, o expediente de penhora, ou de cancelamento de penhora, será emitido automaticamente e finalizado pelo sistema. Caso seja selecionada a opção Não, a emissão não é realizada.
Há algumas observações importantes em relação às alterações da situação da penhora:
- A exclusão do registro de penhora será possível se a situação estiver Pendente;
- A edição do registro de penhora será possível se a situação estiver Pendente;
Ao cancelar o registro de penhora a tarja Cadastro de Penhora no Rosto dos Autos será removida do incidente de requisitório.
Alterações no sistema relativas à nova funcionalidadeNo Editor de Documentos foram criados campos de texto na seção Partes do Requisitório.
Os campos disponíveis são:
- Beneficiário Penhorado: [Nome da parte selecionada com penhora cadastrada];
- CPF/CNPJ: [CPF/CNPJ da parte selecionada com penhora cadastrada];
- Data da Penhora: [Data da penhora da parte selecionada];
- Data do Cálculo: [Data do cálculo da penhora da parte selecionada];
- Valor R$: [Valor da penhora da parte selecionada];
- Tribunal: [Tribunal do juízo demandante da penhora da parte selecionada];
- Instância/Instalação: [Instância do juízo demandante da penhora da parte selecionada];
- Número do processo: [Número do processo do juízo demandante da penhora da parte selecionada];
- Foro: [Foro processo do juízo demandante da penhora da parte selecionada];
- Vara: [Vara do juízo demandante da penhora da parte selecionada].
Além disso, foi disponibilizado o novo Relatório de Penhora nos Requisitórios. Para acessá-lo, na tela inicial do sistema, clique no menu Relatórios (1), submenu Requisitórios (2), opção Relatório de Penhora nos Requisitórios (3).
Na sequência, na tela Relatório de Penhora nos Requisitórios, preencha os filtros desejados para gerar o relatório.
Os parâmetros presentes na tela são:
- Processo/Outro n°: permite filtrar pelo número do processo;
- Entidade Devedora: permite filtrar as informações por entidade devedora;
- Beneficiário Penhorado: permite filtrar as informações por Beneficiário Penhorado;
- Tipo de Documento/Número: permite filtrar através do tipo de documento do beneficiário penhorado;
- Cadastro da Penhora entre: permite filtrar através de um período selecionado.
Também é possível especificar a Situação da Penhora:
- Pendente: permite filtrar os requisitórios com a situação pendente;
- Aprovado: permite filtrar os requisitórios aprovados;
- Cancelada: permite filtrar os requisitórios com situação cancelada.
Por sua vez, você pode selecionar agrupadores de Classe:
- Precatório: permite filtrar os requisitórios da classe de Precatório;
- RPV: permite filtrar os requisitórios da classe de Requisição de Pequeno valor;
- Ambas: filtra as duas classes.
Por fim, estão presentes os seguintes botões de ação:
- Limpar: limpa todos os campos já preenchidos na tela;
- Imprimir: permite imprimir o relatório de acordo com os filtros realizados;
- Exportar CSV: permite exportar o relatório em formato CSV;
- Visualizar: permite visualizar o relatório diretamente na tela de acordo com os filtros realizados;
- Configurar: tela para configuração da impressão;
- Fechar: botão de ação para fechar o relatório.
Depois de preencher os campos desejados, caso você deseje exibir o resultado em tela, clique em Visualizar. Assim, o sistema carrega o relatório feito de acordo com os parâmetros escolhidos.
Muito bem! Você conheceu como é realizado o acesso à nova funcionalidade para cadastro de penhora, como é feito o preenchimento dos dados da nova tela e quais foram as alterações do SAJ PG relativas a esta novidade. Compartilhe o conhecimento com seus colegas.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como funciona o Cadastro Automático de Petições WEB no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 13/03/2020Neste artigo vamos ver como funciona o cadastro automático de petições WEB no sistema SAJ SG. Após configurada esta funcionalidade, ao executar a rotina de importação de petições WEB, onde a petição que se encontra na base NET é importada para a base do SG, o sistema realiza a juntada da petição automaticamente.
Acompanhe os passos de como verificar a juntada da petição automaticamente.
1. Acesse a tela de Cadastro de Incidentes e Petições Avulsas através do menu Cadastro, submenu Incidentes e Petições Avulsas.
2. Informe o número do processo para verificar que a petição está juntada:
3. Após essa juntada automática, o sistema move a petição avulsa para a fila especial do sistema Ag. Análise de juntada. Para isso, acesse o Fluxo de Trabalho > fila Ag. Análise (Juntada Automática).
4. Gera uma pendência para indicar a necessidade de análise de juntada automática (sempre que ocorrer a juntada automática de petições web cadastradas pela rotina de importação). A pendência pode ser visualizada através do menu Andamento > Pendências e Prazos, informe o número do processo, e o sistema mostrará a pendência de análise de juntada. Para encerrar a pendência manualmente clique no check box Analisar Juntada automática:
ObservaçãoSomente após o encerramento da pendência realizada manualmente, o sistema excluirá a petição da fila Ag. Análise de juntada.
5. E também, existe a opção de gerar o termo da juntada de forma automatizada, assinando e liberando nos autos com lançamento de movimentação. O termo de juntada pode ser visualizado através da tela de cadastro de movimentação unitária. Para isso, acesse o menu Andamento e clique no submenu Movimentação unitária, informe o número do processo, selecione a movimentação relacionada ao documento e clique no ícone
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6. Você terá acesso ao documento Termo de juntada:
AtençãoVocê também pode visualizar através da tela de visualização de autos, acessando o menu Consulta, submenu> Autos, ou atalho F12.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais