Pular para o conteúdo principal
Página inicial da Central de Ajuda de SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
Acesso Cliente
Acesso Colaborador

Retificação de Processos

  1. SAJ Ajuda - SAJ Tribunais
  2. SAJ Primeiro Grau
  3. Retificação de Processos
  • Como realizo o cadastro dos dados de origem do processo no SAJ PG Tribunais?
    5 de novembro de 2024 18:08
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 18/02/2020

    Elaboramos este artigo para auxiliar no cadastro dos dados de origem do processo (Dados da Delegacia), que são informações importantes utilizadas em diversas situações, como exemplo na emissão de mandado de prisão, onde em alguns casos o sistema acusa a inexistência de “Documentos de Origem” no processo. 

    Acompanhe o passo a passo desse procedimento.

    1. Acesse menu Andamento e clique na opção Retificação de processo.

    tela_principal.png

    2. Na tela de Retificação de Processo informe o número do processo. Na sessão Dados da origem preencha a delegacia de Origem, a autoridade (delegado, escrivão etc), o tipo de documento, seu número e se esses dados devem ser impressos na Etiqueta de Autuação (para processos físicos). Clique em Salvar. Como_realizo_o_cadastro_dos_dados_de_origem_do_processo_no_SAJ_PG5_Tribunais_2.png

    Pronto! Após esses passos o cadastro dos dados de origem do processo foi realizado com sucesso!

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como alterar a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?
    20 de julho de 2023 16:41
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP 
    Versão: 22.2.0.0 | Publicado em: 01/07/2022

    A partir da versão 22.2.0.0, o sistema SAJ/PG5 passou a permitir a identificação por tarja dos processos de acordo com a competência e classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa. A identificação automática ocorre no momento da distribuição do processo ou na alteração no campo “valor atualizado” para processos já distribuídos e também para seus incidentes. O valor a ser considerado, bem como o foro, a competência e a classe dos processos serão indicadas pelo Tribunal a partir de configuração, sendo assim o procedimento de inclusão automática da tarja ocorre somente quando existir essa configuração.

    Neste material veremos como realizar a vinculação da tarja a competência e classe para inclusão, alteração ou remoção da tarja nos processos de acordo com a competência e classe a partir de um determinado valor.

    1. Com o SAJ/PG5 aberto, acesse o menu Andamento e clique no submenu Retificação de Processos.

    01_tela_incial_SAJ.jpg

    2. Na tela de Retificação de Processos, informe o processo (1) que deseja alterar a tarja, no campo competência (2) informe uma competência que possua configuração de vinculação, altere o valor atualizado (3) para um valor superior ao valor limite da nova configuração e clique em Salvar (4).

    02_dados_da_retificacao_processo.jpg

    3. O sistema apresentará a mensagem de confirmação da retificação, clique no botão OK.

    03_confirmacao_altera_ao.jpg

    4. Feito isso, a tarja foi inserida no processo por conta do alto valor de causa em comparação ao valor calculado com base no indexador.

    04_tarja_inserida_ao_processo.jpg

    Pronto! Agora você sabe como incluir e alterar a tarja para determinado valor atualizado configurada na vinculação de tarja a competência e classe.

    Saiba Mais

    Para saber como incluir ou remover a tarja vinculada em um processo, acesse os artigos:

    Como incluir a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?

    Como remover a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?

     

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como realizo a retificação de processos no SAJ PG5 Tribunais?
    21 de julho de 2023 19:22
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 20.0.2-75 | Atualizado em: 19/11/2021

    No SAJ PG é possível retificar os processos auxiliando, principalmente, nas atividades cartorárias, corrigindo ou alterando dados processuais que já foram distribuídos.

    Por meio da tela de retificação de processos, você poderá realizar alterações quanto aos dados processuais, partes e representantes, armas e bens, objeto da ação, dentre outros.

    Acompanhe na prática!

    1. No SAJ PG acesse o menu Andamento e clique no submenu Retificação de Processo.

    01_tela_inicial_SAJ.png 

    2. Na tela de Retificação de Processo, informe o número de processo (item 1 da figura) ao qual deseja retificar. Na primeira aba Dados Processuais (item 2 da figura), note que alguns campos já preenchidos, automaticamente, pelo sistema, não podendo ser alterados. Os campos que permitem alteração, você pode atualizar os dados, se assim desejar. No caso dos processos Criminais informe o documento de (item 3 da figura).  

    Após preencher todos os campos caso o processo tenha Sigilo, nos casos em que nem as Partes e Representantes podem ter acesso aos autos do processo pode ser definido na tela de retificação também (item 4 da figura), sendo o “Externo” Todos da Secretaria podem visualizar o processo menos externamente, ou o Absoluto onde só o Juiz ou quem ele determinar através da tela “Andamento --> Vinculação de Usuários ao Processo de Sigilo Absoluto... ”. 

    02_retificacao.PNG

    3. Na aba Partes e Representantes (item 1 da figura), você poderá alterar os dados pessoais e processuais das partes no processo. Para isso. clique no nome da parte (item 2 da figura) e altere os dados que desejar. 

    03_alteracao_nome_da_parte.PNG

    4. Na terceira aba Armas e Bens (item 1 da figura)  você poderá cadastrar alguma arma ou bem que deva ser vinculado ao processo.  No campo Categoria do bem, clique na lupa (item 2 da figura) para consultar as armas e bens que deseja incluir ao processo. Clique em Selecionar (item 3 da figura).

    04_categoria_do_bem.PNG

    Observação

    Para adicionar outra arma ou bem, clique no sinal de + (item 1 da figura).

    No canto inferior esquerdo da aba, há dois campos: “Usuário” e data da “Inclusão” (item 2 da figura), que correspondem ao nome e data da inclusão que determinado usuário cadastrou a arma ou bem no processo.  

    2019-06-13_10h55_09_destaque.png

    5. Na aba Objeto da Ação (item 1 da figura), você pode adicionar informações acerca do pedido do autor no processo, ou outros dados que sejam relevantes para o caso,  por exemplo: números de títulos como cheque, contrato ou certidões. 

    2019-06-13_11h08_12_destaque.png

    6. Na aba Outros Números e Observação (figura 1 da figura) poderá conter o resumo com informações do processo. Clique no símbolo + (item 2 da figura) para adicionar algum dado que desejar ser inserido ao processo.

    2019-06-13_11h08_16_destaque.png

    7. Na aba Assuntos (item 1 da figura), você poderá incluir assuntos no processo utilizando o sinal de +, ou excluir utilizando o sinal de - (item 2 da figura). Na coluna Principal (item 3 da figura) você define qual será o assunto principal do processo, para isso, selecione o checkbox . Na coluna do Assunto complementar, você pode adicionar o nome do assunto complementar ao assunto principal. 

    2019-06-13_11h08_19_destaque.png

    A partir desse artigo você viu as funções disponíveis para alteração e inclusão de dados na tela de retificação de processo. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar retificar um processo.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como conferir os dados das Partes para Publicação Automática no SAJ PG Tribunais?
    7 de julho de 2023 15:06
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC
    Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 28/04/2021

    O Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), permite encaminhar as intimações das partes de um processo automaticamente. Para que isso aconteça, é preciso garantir que os advogados corretos estejam cadastrados como representantes das partes,  bem como verificar que seus dados estão atualizados. Caso isso não ocorra e algum advogado esteja cadastrado erroneamente para a parte, ele será intimado no lugar do advogado correto.

    Pode ser que você precise realizar esta conferência em duas situações distintas: para Petições Iniciais e para Petições Intermediárias.

    I. Acompanhe na prática como conferir e retificar uma PETIÇÃO INICIAL.

    1. No SAJ PG, acesse o menu Andamento e clique no submenu Retificação de Processo.

    1.1 Na tela "Retificação de Processo", informe o número do processo e clique na aba Partes e Representantes. Você poderá revisar, alterar os dados, se necessário, e salvar. Verifique se a opção "Publicar" está selecionada, se não estiver, selecione-a.

    01_retificacao_partes_e_representantes.png

    II. Acompanhe na prática como conferir e retificar uma PETIÇÃO INTERMEDIÁRIA.

    2. No SAJ PG, acesse o menu Cadastro, opção Petições Intermediárias e Incidentes Processuais.

    02_peticao_intermediaria.png

    2.1 Nesta tela, insira o número do processo e selecione a Petição Intermediária. A maioria das petições já está configurada para que seu cadastro e juntada sejam realizados de forma automática.

    03_cadastro_peticao.png

    2.2 Dando continuidade, clique na aba Partes e Representantes para verificar se as partes foram cadastradas corretamente e caso não, retifique o que for necessário.

    04_partes_retificar.png

    Pronto! Agora você já sabe como garantir que as partes sejam intimadas corretamente a partir da publicação automática. Aproveite todas as vantagens que o sistema oferece para deixar o seu dia a dia de trabalho mais célere.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como configurar a Parte Revel em um Processo no SAJ PG?
    7 de julho de 2023 15:07
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 20.2.0-75 | Atualizado em: 22/11/2021

    Quando uma das partes do processo não possuir representante, ela pode ser configurada como “Parte Revel” de forma simples e rápida no sistema. 

    Acompanhe na prática como realizar esse procedimento. 

    1. Acesse o menu Andamento, acessar o submenu Retificação de processos. 

    01_tela_principal.png

    2. Na tela de Retificação de processo, informe o número do processo que deseja retificar a parte. Em seguida, clique na aba Partes e Representantes.

    02_tela_retifica__o.png

    3. Selecione a parte que será alterada para Parte Revel (item 1 da figura). Em seguida, clique na lupa ao lado do Complemento da Parte (item 2 da figura).

    03_sele__o_complemento_da_parte.png

    4. Será aberta a tela de Consulta de Complementos de Tipos de Participação, selecione a opção “Revel” e clique em Selecionar.

    04_conculta_complemento_da_parte.png 

    5. Feita a alteração, clique em Salvar e a parte estará modificada. 

    05_salvar.png

    Saiba mais

    Deseja saber como conferir os dados das partes? Então, acesse o link:

    Como conferir os dados das Partes para Publicação Automática no SAJ PG Tribunais?

     

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como remover a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?
    7 de julho de 2023 00:18
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP 
    Versão: 22.2.0.0 | Publicado em: 04/07/2022

    A partir da versão 22.2.0.0, o sistema SAJ/PG5 passou a permitir a identificação por tarja dos processos de acordo com a competência e classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa. A identificação automática ocorre no momento da distribuição do processo ou na alteração no campo “valor atualizado” para processos já distribuídos e também para seus incidentes. O valor a ser considerado, bem como o foro, a competência e a classe dos processos serão indicadas pelo Tribunal a partir de configuração, sendo assim o procedimento de inclusão automática da tarja ocorre somente quando existir essa configuração.

    Neste material veremos como remover a tarja nos processos de acordo com a competência e classe a partir de um determinado valor.

    1. Com o SAJ/PG5 aberto, acesse o menu Andamento e clique no submenu Retificação de Processos.

    01_tela_incial_SAJ.jpg

    2. Na tela de Retificação de Processos, informe o processo (1) que deseja remover a tarja, no campo valor atualizado (2) informe um valor inferior ao valor limite da configuração e clique em Salvar (3).

    02_dados_para_remover_a_tarja.jpg

    Dica

    A tarja também pode ser removida manualmente através do Gerenciador de Tarjas.

    Pronto! Feito isso, a tarja foi removida do processo.

    Saiba mais

    Para saber como incluir ou alterar a tarja vinculada em um processo, acesse os artigos:

    Como incluir a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?

    Como alterar a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?

     

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como visualizo o valor de alçada de um processo no SAJ PG Tribunais?
    7 de julho de 2023 00:44
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
    Versão: 20.4.0-0 | Atualizado em: 08/07/2021

    A partir da versão 20.4.0-0, a funcionalidade de Consulta Processual no SAJ/PG5 possibilita que seja apresentado o valor de alçada, tanto nos Dados do processo quanto na Lista de processos.

    O valor de alçada somente será apresentado se o processo informado tiver competência e classe configurados no SAJ/PG5ADM e se possuir valor atualizado.

    Acompanhe a seguir o passo a passo de como proceder para que o valor de alçada seja apresentado na consulta processual:

    Saiba mais

    Para saber como configurar o cálculo do valor de alçada visite nosso artigo:
    Como realizo a configuração para valor de alçada no SAJPG5/ADM Tribunais?

    1. No sistema SAJ/PG5, acesse o menu Andamento e clique no submenu Retificação de processo.

    consulta_valor_alcada01.png

    2. Na tela Retificação de Processo, informe um processo (1) que possua Competência (2) e Classe (3) configurados para disponibilizaram o valor da alçada.

    consulta_valor_alcada02.png

    3. Informe um valor para o processo no campo Valor atualizado (1) e clique em Salvar (2).

    consulta_valor_alcada03.png

    4. Para visualizar o valor de alçada, acesse o menu Consulta (1) e clique no submenu Processos avançada (2).

    consulta_valor_alcada04.png

    5. No campo Processo (1) informe o processo que você alterou o valor atualizado e clique em Pesquisar (2).

    consulta_valor_alcada05.png

    6. O sistema apresenta o valor de alçada nos dados do processo.

    PG_passo_06.jpg

    7. Ainda na tela Consulta de Processos Avançada, clique na aba Lista de processos.

    PG_passo_07.jpg

    8. O sistema apresenta a lista de processos com a coluna Valor de Alçada (2), conforme a configuração de exibição das colunas.

    PG_passo_08.jpg

    Observação

    O valor de alçada também será apresentado na Consulta de Processos Básica, assim como na Consulta de Processos de 1º Grau do Portal e-SAJ.

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como corrigir os dados de origem do processo no SAJ Tribunais?
    19 de abril de 2024 13:11
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP 
    Versão: 2.0.1-X | Publicado em: 04/03/2020

    Existem processos – na sua grande maioria antigos - que não possuem os dados da origem. Este campo faz referência ao documento que originou o processo, como por exemplo um Inquérito Policial, um Boletim de ocorrência ou um Auto de Prisão em Flagrante. Os dados devem ser preenchidos na tela de Cadastro do Processo. Vale ressaltar que, anteriormente, esses dados não eram obrigatórios, porém atualmente está vigente essa obrigatoriedade, uma vez que essas informações constam na comunicação com o BNMP 2.0 e em outras telas do sistema que fazem referência à ocorrência/crime.

    Ao cadastrar um processo ao se deparar com a mensagem “O processo possui informações incompletas relativas aos dados da origem. Para prosseguir é necessário informar, no cadastro ou retificação de processos, os tipos e os números para todos os documentos da origem.”, o sistema está sinalizando que os dados estão incompletos.

    erros_dados_origem1.jpg

    Acompanhe os passos de como retificar o processo.

    1. Para inserir os dados, acesse o menu Andamento e clique no submenu Retificação do Processo.

    02retifica__o_processo.png

    2. Insira as informações no campo “Dados da Origem”. Após informar os dados Ocorrência do Fato, Origem, Autoridade, Documento e Número, clique em Salvar e proceda com o andamento processual.

    _dadosorigem2.jpg

    03_retificando_processo.jpg

    Pronto! Após esses passos o processo encontra-se retificado. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar corrigir os dados de origem do processo. 

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais
  • Como incluir a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?
    6 de julho de 2023 23:52
    Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP 
    Versão: 22.2.0.0 | Publicado em: 01/07/2022

    A partir da versão 22.2.0.0, o sistema SAJ/PG5 passou a permitir a identificação por tarja dos processos de acordo com a competência e classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa. A identificação automática ocorre no momento da distribuição do processo ou na alteração no campo “valor atualizado” para processos já distribuídos e também para seus incidentes. O valor a ser considerado, bem como o foro, a competência e a classe dos processos serão indicadas pelo Tribunal a partir de configuração, sendo assim o procedimento de inclusão automática da tarja ocorre somente quando existir essa configuração.

    Acompanhe neste artigo como incluir a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa. 

    1. Com o SAJ/PG5 aberto, acesse o menu Cadastro e clique no submenu Processos.

    01_tela_inicial_SAJ.JPG

    2. Na tela de Cadastro de Processos, clique no botão Novo.

    02_botao_Novo.jpg

    3. Para cadastrar um novo Processo informe a Competência (1), Classe (2), Assunto (3), Valor Atualizado (4).

    03_dados_cadastro.jpg

    4. Em seguida, clique na aba Partes e Representantes, ao incluir uma parte ativa no processo, informe o tipo de participação e clique no botão Selecionar.

    04_incluir_parte_ao_processo.jpg

    5. De volta à aba Partes e Representantes informe o nome da Parte (1) e clique na aba Dados Processuais (2).

    05_nome_da_parte.jpg

    6. Na aba Dados Processuais clique no botão Salvar (1) e, em seguida, no botão Distribuir Processo (2).

    06_distribuir_processo.jpg

    7. O sistema apresentará uma mensagem de confirmação de distribuição, clique no botão Fechar.

    07_fechar_tela_confirmacao.jpg

    8. Feito isso, a tarja é inserida no processo por conta do alto valor de causa em comparação ao valor calculado com base no indexador.

    08_tarja_inserida_ao_processo.jpg

    Pronto! Agora você sabe como incluir a tarja para determinado valor atualizado configurada na vinculação de tarja à competência e classe.

    Saiba Mais

    Para saber como alterar ou remover a tarja vinculada em um processo, acesse os artigos:

    Como alterar a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?

    Como remover a tarja de processos com classe em execuções fiscais que possuem um alto valor de causa no SAJ PG5 Tribunais?

     

    Créditos - Equipe SAJ Tribunais