-
Como realizar o cadastro da petição intermediária peticionada no portal?Versão: 01.08.22-00 | Atualizado em: 29/09/2023
A partir da versão 01.08.22-00, o sistema SAJ/PG5 e o Portal e-SAJ permitirão o peticionamento eletrônico para um processo físico, mesmo que configurado para permitir o peticionamento somente para processos digitais, desde que a competência seja digital em sua vara e apenas para os tipos de petições intermediárias parametrizadas. O trâmite destas petições ingressadas pelo portal será em meio digital, mesmo que o processo principal seja físico.
Neste artigo veremos como realizar o peticionamento eletrônico para processos principais que tramitam em meio físico. Acompanhe!
1. Com o SAJ/PG5 aberto, acesse o menu Cadastro, opção Petições Intermediárias aguardando cadastro.
2. Na tela de Petições Intermediárias Aguardando Cadastro, no campo Período do protocolo (1), informe a data em que foi cadastrado o protocolo no portal e clique no botão Pesquisar (2).
3. Selecione o processo (1) e clique no botão Visualizar documentos (2).
4. Na tela Visualização de documentos da Petição Intermediária, clique no botão Cadastrar.
5. Na tela Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais, clique no botão Salvar.
6. Feito! A petição intermediária foi cadastrada como digital para um processo principal que tramita no meio físico.
Fácil, não é?! Agora você já sabe como protocolar e cadastrar uma petição intermediária digital para um processo principal que tramita no meio físico.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como cadastrar os dados da sucessão no cadastro de processos no SAJ PG5?Versão: 23.1.0-0 | Atualizado em: 19/06/2023
Para possibilitar o cadastro dos pedidos de sucessão nos processos de requisitório, foram realizadas alterações no peticionamento de intermediária de 1º grau de requisitórios, para permitir, por meio de um tipo de petição, a inclusão dos herdeiros e campos estruturados para o preenchimento dos dados referentes aos sucessores.
A funcionalidade para efetuar o cadastro dos dados de sucessão também está disponível no Cadastro de Processos e Cadastro de Processos Excepcionais. A operação para ambos é a mesma.
O exemplo a seguir será realizado a partir do Cadastro de Processos.
1. Na tela inicial do sistema, clique no menu Cadastro, opção Cadastro de Processos.
2. Na tela Cadastro de Processos, digite o número do processo (1) e clique na aba Partes e Representantes (2) para selecionar a parte com o óbito. Então, clique na aba Dados do requisitório (3), sub aba Dados da Sucessão (4).
ObservaçãoA sub aba Dados da Sucessão somente aparecerá caso a parte selecionada esteja com a Data do Óbito preenchida.3. Na sub aba de Dados da Sucessão você tem acesso à Tabela (1), onde é possível visualizar todo histórico de cadastro de sucessão e habilitação de herdeiros neste processo, com as seguintes informações:
- Nome da Parte;
- Data do Óbito;
- Data da Sucessão;
- Situação da Sucessão.
4. Para efetuar um novo Cadastro de Sucessão, clique no ícone + (2).
5. Na seção Informações dos Sucessores, clique no botão + (1) para inserir os sucessores/herdeiros. Na linha em branco (2), preencha qual é o Sucessor desta parte, qual o Parentesco e o seu % do Quinhão.
ObservaçãoVocê pode adicionar mais de um sucessor/herdeiro. Neste caso, a soma do percentual do quinhão deve ser 100%.6. Após preencher os dados obrigatórios e validar o Status (se Aprovada ou Cancelada), clique em Salvar.
Pronto! Você conheceu como cadastrar os dados da sucessão no cadastro de processos no SAJ PG5.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como efetuar o cadastro de dados de sucessão para o cadastro de petições intermediárias no SAJ PG5?Versão: 23.1.0-0 | Atualizado em: 19/06/2023
Para possibilitar o cadastro dos pedidos de sucessão nos processos de requisitório, foram realizadas alterações no peticionamento de intermediária de 1º grau de requisitórios, para permitir, por meio de um tipo de petição, a inclusão dos herdeiros e campos estruturados para o preenchimento dos dados referentes aos sucessores.
No SAJ PG5, a funcionalidade para efetuar o cadastro dos dados de sucessão está disponível no Cadastro de Petições Intermediárias e no Cadastro de Petições Intermediárias Excepcionais. A operação para ambos é a mesma.
O exemplo a seguir será realizado a partir do Cadastro de Petições Intermediárias.
Na tela inicial do sistema, clique no menu Cadastro, opção Cadastro de Petições Intermediárias.
Na sequência, na tela Cadastro de Petições Intermediárias e Incidentes Processuais, digite o número do processo (1). Então, clique na aba Solicitantes (2) para selecionar a Parte com o óbito. Depois, acesse a aba Dados do requisitório (3), sub aba Dados da Sucessão (4).
ObservaçãoA sub aba Dados da Sucessão somente aparecerá caso a parte selecionada esteja com a Data do Óbito preenchida.Na sub aba Dados da Sucessão, você tem acesso à Tabela (1), onde é possível visualizar todo histórico de cadastro sucessão e habilitação de herdeiros neste processo, com as seguintes informações:
- Nome da Parte;
- Data do Óbito;
- Data da Sucessão;
- Situação da Sucessão.
Para efetuar um novo cadastro de sucessão, clique no ícone + (2).
Na seção Informações dos Sucessores, clique no botão + (1) para inserir os sucessores/herdeiros. Na linha em branco (2), preencha qual é o Sucessor desta parte, qual o Parentesco e o seu % do Quinhão.
ObservaçãoVocê pode adicionar mais de um sucessor/herdeiro. Neste caso, a soma do percentual do quinhão deve ser 100%.Depois de preencher todos os campos, uma vez alterado seu status para Aprovado ou Cancelada, ao clicar em Salvar, o sistema exibirá a mensagem exibida na imagem seguinte, permitindo a emissão automática do Ofício – Requisitório Eletrônico, tanto no caso da aprovação do pedido de habilitação de herdeiro como no cancelamento da solicitação de pedido de habilitação.
Pronto! Você conheceu como efetuar o cadastro dos dados de sucessão durante o Cadastro de Petições Intermediárias e no Cadastro de Petições Intermediárias Excepcionais.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar o cadastro de Petições Intermediárias Digitais para processos físicos no SAJ PG do TJSP?Cliente: TJSP
Versão: 20.2.0-74 | Atualizado em: 18/11/2021No sistema SAJ PG existe uma nova funcionalidade onde o advogado poderá peticionar intermediárias digitalmente em processos físicos. O advogado peticionará a intermediária através do Portal e-SAJ, assim como ocorre em petições intermediárias digitais comuns e, quando enviadas ao sistema no SAJ PG, o procedimento deve se iniciar pelo Perfil de Distribuidor para efetuar a impressão.
Para as comarcas digitais com a rotina SAJAT (ativas), as petições intermediárias já são cadastradas automaticamente e ficam na fila Ag. Impressão.
Acompanhe na prática como realizar esse procedimento:
I. VARAS VIRTUALIZADAS - Distribuidor
1. No SAJ PG, acesse o Fluxo de Trabalho, diretamente pelo ícone localizado na barra superior do sistema. Outra maneira de acessar é pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2. Para a impressão das intermediárias, acesse o fluxo Cadastro, Distribuição e Fluxo de Documento, (item 1 da figura) e, em seguida, o subfluxo de Petição Intermediárias (item 2 da figura), clique na fila “Ag. Impressão” (item 3 da figura). É possível identificar a petição verificando a coluna PROTOCOLO e MEIO, onde o protocolo se inicia pela letra W (item 4 da figura) indicando ser uma petição digital, e o meio F (item 5 da figura) indicando que o processo é físico. Então basta clicar na atividade Imprimir (item 6 da figura). Neste momento a tratativa da petição intermediária é física.
3. Ainda com a lotação Distribuidor é necessário efetuar a carga do processo. para isso, acesse o menu Carga e clique no submenu Remessa.
4. Na tela "Remessa", clique no botão Novo (item 1 da figura) e preencha o campo Tipo de local de Destino: Cartório/Secretaria e o Cartório/Secretaria do processo (item 2 da figura). No campo "Tipo de carga" selecione a opção “Petições Intermediárias” (item 3 da figura). Por fim, clique no botão "Remeter" (item 4 da figura), para enviar a carga para a Secretaria. E o distribuidor deverá entregar a peça impressa na secretaria. Aqui se encerra o procedimento "NO DISTRIBUIDOR".
II. VARAS VIRTUALIZADAS - Secretaria
5. O advogado peticionará a intermediária através do portal e-SAJ. O procedimento deve se iniciar pelo Perfil de Distribuidor e após efetuar os procedimentos indicados no manual, entregará a petição intermediária impressa no Cartório/Secretaria que deve efetuar os seguintes passos:
5.1 Você deve estar lotado no Cartório/Secretaria para receber a carga da petição intermediária. Em seguida, acesse o menu Carga e clique no submenu Recebimento. Na tela do recebimento, informe o tipo de carga, como Petições Intermediárias (item 1 da figura), preencha os dados da petição/processo e clique no botão Receber (item 2 da figura).5.2 Após o recebimento da carga será necessária efetuar a juntada da petição. No menu Andamento, submenu Juntada da Petição Intermediária, informe o número do processo e clique em Salvar.
5.3 O sistema apresentará uma mensagem que a juntada da petição foi realizada com sucesso.Assim se encerra o procedimento no sistema e, nesse momento, a petição física é inserida no processo.
Observação- Caso o sistema apresente a mensagem “O processo não se encontra no local de carga”, será necessário o Recebimento do processo sem remessa para efetuar o procedimento. Isso ocorrerá se o processo estiver em carga para o magistrado ou em outro local.
- Não há juntada automática de petições digitais para processos físicos.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar o cadastro de Petições Intermediárias Digitais para processos físicos no SAJ PG do TJCE?Cliente: TJCE
Versão: 2.0.1-0 | Publicado em: 29/10/2019No sistema SAJ PG existe uma nova funcionalidade onde o advogado poderá peticionar intermediárias digitalmente em processos físicos. O advogado peticionará a intermediária através do Portal e-SAJ, assim como ocorre em petições intermediárias digitais comuns e, quando enviadas ao sistema no SAJ PG, o procedimento deve se iniciar pelo Perfil de Distribuidor para efetuar a impressão.
Para as comarcas digitais com a rotina SAJAT (ativas), as petições intermediárias já são cadastradas automaticamente e ficam na fila Ag. Impressão.
Acompanhe na prática como realizar esse procedimento:
I. VARAS VIRTUALIZADAS - Distribuidor
1. No SAJ PG, acesse o Fluxo de Trabalho, diretamente pelo ícone localizado na barra superior do sistema. Outra maneira de acessar é pelo menu Andamento, submenu Fluxo de Trabalho.
2. Na tela do Fluxo de Trabalho, para a impressão das intermediárias, ainda lotado no cartório de distribuição (item 1 da figura), acesse o subfluxo de Petição Intermediárias (item 2 da figura), clique na fila “Ag. Impressão” (item 3 da figura). É possível identificar a petição verificando a coluna PROTOCOLO e MEIO, onde o protocolo se inicia pela letra W (item 4 da figura) indicando ser uma petição digital, e o meio F (item 5 da figura) indicando que o processo é físico. Então basta clicar na atividade Imprimir Peças (item 6 da figura). Neste momento a tratativa da petição intermediária é física.
3. Ainda com a lotação Distribuidor é necessário efetuar a carga do processo. para isso, acesse o menu Carga e clique no submenu Remessa.
4. Na tela "Remessa", clique em Novo e preencha o Local de Destino: Cartório e a secretaria (item 1 da figura). No campo "Tipo de carga" selecione a opção “Petições Intermediárias” (item 2 da figura). Por fim, clique no botão "Remeter" (item 3 da figura), para enviar a carga para a Secretaria. E o distribuidor deverá entregar a peça impressa na secretaria. Aqui se encerra o procedimento "NO DISTRIBUIDOR".
II. VARAS VIRTUALIZADAS - Secretaria5. O advogado peticionará a intermediária através do portal e-SAJ. O procedimento deve se iniciar pelo Perfil de Distribuidor e após efetuar os procedimentos indicados no manual, entregará a petição intermediária impressa na secretaria que deve efetuar os seguintes passos:5.1 Você deve estar lotado a secretaria para receber a carga da petição intermediária. Em seguida, acesse o menu Carga e clique no submenu Recebimento. Na tela do recebimento, informe o tipo de carga, como Petições Intermediárias (item 1 da figura), preencha os dados da petição/processo e clique no botão Receber (item 2 da figura).5.2 Após o recebimento da carga será necessária efetuar a juntada da petição. No menu Andamento, submenu Juntada da Petição Intermediária, informe o número do processo e clique em Salvar.
Assim se encerra o procedimento no sistema e, nesse momento, a petição física é inserida no processo.Observação- Caso o sistema apresente a mensagem “O processo não se encontra no local de carga”, será necessário o Recebimento do processo sem remessa para efetuar o procedimento. Isso ocorrerá se o processo estiver em carga para o magistrado ou em outro local.
- Não há juntada automática de petições digitais para processos físicos.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como confiro o cadastro do processo para as intimações automáticas - Petições Intermediárias no SAJ Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-0 | Atualizado em: 20/01/2020Para que as intimações automáticas, realizadas pelo Diário de Justiça, sejam efetuadas corretamente, é importante conferir o cadastro do processo, garantindo que os advogados e seus dados estejam cadastrados como Representantes das Partes.
Pode ser que você tenha que realizar essa conferência em duas situações:
a) No cadastro das petições intermediárias, que vamos demonstrar nesse artigo.
b) No cadastro das petições iniciais, que você pode verificar no link ao final deste artigo.
Por vezes, são cadastradas petições que indicam alteração do advogado que representa uma determinada parte, por exemplo, petições de Procuração/Substabelecimento.
Nesses casos, é importante a análise da petição intermediária para garantir que os dados do advogado que representa a parte estejam atualizados, especialmente quando não há reserva de poderes, uma vez que o SAJ realiza a inclusão do novo advogado. Porém, é necessário que o advogado anterior seja removido do processo manualmente pelo cartório.
Acompanhe os procedimentos de como conferir o cadastro do processo das Petições Intermediárias.
1. A conferência das petições intermediárias pode ser feita pelo Fluxo de Trabalho, subfluxo Petição Intermediária ou ainda pela tela de Cadastro de Petições Intermediárias e Processos Dependentes, que você pode acessar pelo caminho: menu Cadastro e submenu Petições Intermediárias e Processos Dependentes.
2. Pelo subfluxo, estarão disponíveis todas as petições cadastradas para os processos que tramitam na vara em que você está lotado.
ObservaçãoSe o tipo de petição estiver configurado para o seu cadastro, a juntada será realizada de forma automática e as petições estarão disponíveis para análise na fila Ag. Análise (Juntada Automática).
3. No Fluxo de Trabalho selecione a petição a ser avaliada.
4. Para verificar as informações da petição a ser analisada abra a Pasta Digital pela tecla de atalho F12 ou, então, acionando o menu de contexto e clicando sobre a opção Visualizar Autos.
5. Se necessário realizar alguma atualização de informações, selecione a tela de Retificação de Processo pelo caminho: menu Andamento, submenu Retificação de Processo, e realize as correções necessárias. Em seguida, clique em Salvar.
ObservaçãoNa parte ao lado do advogado deverá selecionar o checkbox “Publicar” para que este seja publicado automaticamente, quando utilizado no processo modelos de documentos com ato configurados de intimação eletrônica.
Dependendo da configuração do fluxo de trabalho do Tribunal de Justiça, na fila Ag. Análise (Juntada Automática) será disponibilizada uma atividade para abrir a tela de Retificação de Processo.
Pronto! Com a verificação e retificação dos dados da petição, as intimações serão realizadas de forma automática para essas partes quando uma minuta, que esteja previamente configurada para esta atividade, for liberada nos autos digitais.
Saiba maisPara conferir o cadastro das Petições Iniciais, acesse o artigo:
Para saber mais sobre o acesso a Pasta Digital, pelo atalho F12, acesse o artigo:
Qual é o atalho para visualizar a Pasta Digital do processo no SAJ Tribunais?
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como visualizar o registro de recebimento e a juntada automática da comunicação da decisão enviada ao 1º Grau no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 21.4.0.0 | Publicado em: 22/03/2022A partir da versão 21.4.0.0, a funcionalidade de envio de comunicação de decisão do Segundo Grau do sistema SAJ/PG5 foi alterada, para que as seguintes operações fossem contempladas no recebimento desta comunicação no sistema do Primeiro Grau:
- A petição diversa (configurada para o registro da comunicação da decisão) é juntada automaticamente aos autos, lançando a movimentação de juntada conforme a configuração;
- É lançada a movimentação interna indicando o tipo de integração realizada;
- Esta movimentação interna é apresentada na coluna “Movimentação de origem” no fluxo de trabalho, assim como ocorre atualmente com os demais tipos de integrações.
Acompanhe neste artigo como visualizar as operações realizadas na juntada automática no recebimento de comunicação de decisão enviada ao Primeiro Grau.
ObservaçãoPrecondição: O processo de Primeiro Grau deve possuir uma petição de comunicação de decisão recebida do Segundo Grau.
1. Para visualizar a juntada no sistema SAJ/PG5, acesse o menu Cadastro (1) e clique na opção Petições Intermediárias e Incidentes Processuais (2).
2. Informe o processo de Primeiro Grau (1) que recebeu a petição de comunicação de decisão e verifique que a petição (2) de comunicação de decisão foi juntada aos autos do processo principal.
3. A peça digital recebida do Segundo Grau é armazenada nos autos do processo de Primeiro Grau. Para verificar, acesse o menu Consulta (1) e clique na opção Autos (2).
4. Informe o processo de Primeiro Grau (1) que recebeu a petição de comunicação de decisão e verifique que a peça digital de comunicação de decisão (2) foi juntada aos autos do processo principal.
5. Para verificar o lançamento da movimentação de juntada vinculada ao tipo de documento digital, acesse o menu Andamento (1) e clique na opção Movimentação unitária (2).
6. Na tela de movimentação, informe o processo (1) de Primeiro Grau que recebeu a petição de comunicação de decisão e, é possível verificar que foi lançada a movimentação (2) configurada para o tipo de documento digital.
7. Para verificar se a petição foi movida para o fluxo Ag. Análise (Juntada automática), acesse o Fluxo de trabalho, selecione o subfluxo Petição Intermediária (1) e acesse a fila Análise (Juntada automática) (2). Após a juntada automática é possível verificar que a petição (3) foi movida para esta fila.
8. Ainda na fila Ag. Análise (Juntada automática), na coluna Movimentação de origem (1) é possível verificar que foi lançada a movimentação interna de Recebimento de comunicação de decisão de 2º grau.
9. Para verificar se as pendências foram geradas, acesse o menu Andamento (1) e clique na opção Pendências e Prazos (2).
10. Na tela de Pendências e Prazos, informe o processo (1) de Primeiro Grau que recebeu a petição de comunicação de decisão e clique em Pesquisar (2). O sistema apresenta o registro da pendência cumprida "Juntar – Comunicação da decisão de 2º Grau" (3) e o registro da pendência "Analisar juntada automática – Comunicação da decisão de 2º Grau" (4).
Fácil, não é?! Agora você já poderá visualizar as operações realizadas na juntada automática e no recebimento de decisão de comunicação enviada ao Primeiro Grau.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como faço a transferência de incidentes processuais no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJCE
Versão: 2.0.4-X | Publicado em: 06/11/2019Quando o juiz determinar a transferência de um incidente processual, desvinculado do processo principal, será necessário realizar a transferência de processo, indicando o processo destino que ele ficará vinculado.
Acompanhe como realizar esse procedimento.
1. No SAJ PG, acesse o menu Cadastro e clique no submenu Petições Intermediárias e Processos Dependentes.
2. Insira o número do processo principal que o incidente está vinculado.
3. Ao inserir o número do processo, serão listados todas as petições e os incidentes que estão vinculados. Selecione o incidente que deseja que seja transferido para outro processo (item 1 da figura) e clique no ícone
"Transfere o processo/petição selecionada" (item 2 da figura).
4. Abrirá a tela "Transferência de processo Dependente/Petição Diversa", informe o número do processo que irá receber o incidente processual (item 1 da figura). Com todos os dados informados é só clicar em salvar para concluir o procedimento.
Pronto! Ao final desses passos a transferência foi realizada com sucesso. vale lembrar que esse procedimento pode ser realizado somente pelos servidores do setor de distribuição.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais