-
Como validar um processo originário no SAJ SG?Cliente: TJSP
Versão: 2.0.2-X | Publicado em: 06/05/2020O sistema SAJ SG possui a funcionalidade para validar um processo originário. A validação do processo ocorre de forma automática pelo sistema, retirando os processos da fila de validação, porém o usuário pode realizar esse procedimento manualmente.
Assim que o Advogado peticionar o documento para abertura do processo em Segundo Grau no Portal e-SAJ, os dados do processo são alimentados no SAJ SG, para que o usuário possa finalizar o cadastro.
Acompanhe na prática.
1. No SAJ SG, na lotação da Entrada, acesse o Fluxo de Trabalho (localizado na barra superior do sistema), ou por meio do meu Andamento.
2. No Fluxo, acesse a fila Validar Processo Digital – Entr. [DIG], selecione o Processo e clique na atividade (botão) Visualizar Petições Iniciais Eletrônicas.
3. Para visualizar a petição protocolada e os dados cadastrais, clique em Cadastrar (item 1 da figura) para iniciar o procedimento de cadastro em Segunda Instância.
4. A tela Cadastro de Processos - Originários será aberta, para realizar o cadastro do processo conforme visualização da petição protocolada pelo advogado. Cadastre as informações do processo, como: Foro, Vara, Classe e Assunto, etc.
AtençãoO assunto do processo deverá ser sempre relacionado à classe.
5. Em seguida, clique na aba "Partes e representantes" e verifique se é necessário atualizar ou inserir algum dado sobre as Partes e Representantes. Clique em Salvar o processo sem finalizar, para poder validar o cadastro.
ObservaçãoApós salvar o cadastro, o processo é movido para a fila ‘Em Cadastramento’, onde você poderá revisar o cadastro do processo e realizar a finalização do cadastro.
Créditos - Equipe SAJ Tribunai -
Como cadastrar um processo originário físico e torná-lo digital no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-X | Publicado em: 25/03/2021No Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Segundo Grau (SG), é possível realizar o cadastro de um processo originário físico e torná-lo digital, por meio do Setor de Entrada de Processos Originários.
Acompanhe na prática como realizar essa funcionalidade.
1. No SAJ SG, acesse o menu Cadastro, no submenu Processos clique na opção Originários.
2. Na tela Cadastro de Processos - Originários, clique no botão Novo e selecione a opção Processo. Insira os dados do processo e clique em Salvar.
3. Após o cadastro dos dados processuais, clique na aba Partes e Representante (item 1 da figura), nesta tela existem duas opções de inclusão das partes: no formato Rápido ou Completo.
No formato Rápido (item 2 da figura), clique no botão "+" (item 3 da figura) para inserir as partes do processo e, em seguida, clique em Salvar (item 4 da figura).4. No formato Completo (item 1 da figura) é possível visualizar todas as partes do processo e incluir um cadastro detalhado. Clique nos ícones que representam as partes do processo que deseja incluir, cada ícone representa uma parte diferente do processo, após incluir todas as partes, Salve (item 2 da figura) e clique em Finalizar o Cadastro (item 3 da figura).
5. Feito isso, o processo poderá ser visualizado na fila do fluxo físico "Ag. Autuação de Originários” e uma cópia na fila "Ag. Publicação Originários".
6. Para tornar o processo digital, clique no menu Cadastro e submenu Tornar processo digital.
7. Na tela "Tornar o processo digital", selecione a fila para ser visualizado os autos, após ser tornado digital e clique em Salvar.
8. Após clicar em Salvar, será habilitado o botão "Digitalizar peças". Clique no botão e insira as peças digitalizada (arquivo em PDF) no processo digitalizado.
9. Será aberta a tela "Digitalização de Peças Processuais", clique no ícone
"Liberar nos autos digitais".
10. Feito isso, o processo se encontra digitalizado.
Pronto! Assim foi realizado o cadastro de um processo originário físico e tornado digital.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizo o cadastro de conflito de competência no SAJ SG Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 10/03/2020O Conflito de competência é o fato de dois ou mais juízes se darem por competentes (conflito positivo) ou incompetentes (conflito negativo) para o julgamento da mesma causa ou de mais de uma causa. Trata-se de um incidente processual originária em Segunda Instância.
No sistema SAJ SG é possível realizar o Cadastro de Conflitos de Competência de uma seção ou entre Câmaras do Órgão Julgador. Para realizar este procedimento é necessário alternar a lotação para o cadastramento dos Conflitos de Competência / Incidente.
Acompanhe na prática!
1. Ao acessar o SAJ SG procure pela lotação Arguições/Conflito -Tribunal de Justiça.
2. Acesse o menu Cadastro, submenu Processos e clique na opção Originários.
3. Na tela Cadastro de Processos - Originários, clique em Novo (1). Cadastre o novo processo com a Classe de Conflito de Competência (2), inserindo todas as informações necessárias para o cadastramento como: Foro, Vara, Ação, Assunto etc. Estes dados serão visualizados no processo que originou o conflito de Competência e consta em andamento na Segunda Instância. Na aba Partes e Representantes (3) cadastre as partes pertinentes ao processo. Ao final, clique em Salvar (4).
AtençãoNesse momento não finalize o processo, apenas salve-o.
Você viu nesse artigo como cadastrar o Conflito de Competência. O próximo passo é torná-lo digital.
Saiba MaisPara saber como realizar esse procedimento, acesse o link:
Como digitalizo o cadastro de conflito de competência no SAJ SG Tribunais?
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como cadastrar um processo originário físico no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.2-X | Atualizado em: 24/03/2021No SAJ SG, o cadastro é feito pelo setor de cadastro na opção de cadastros originários, onde, também é possível realizar a cópia de dados de outro processo e a importação de dados do primeiro grau.
Acompanhe na prática como realizar o cadastro de um processo originário.
1. No SAJ SG, acesse o menu Cadastro, no submenu Processos clique na opção Originários.
2. Na tela Cadastro de Processos - Originários, clique no botão Novo e selecione a opção Processo . Insira os dados do processo e clique em Salvar.
ObservaçãoVocê também tem a opção de copiar os dados de outro processo do Segundo Grau através do botão Copiar dados.
3. No caso de inclusão de dados de outro processo do segundo grau clique no botão Copiar dados. Escolha um processo já existente, marque os itens que deseja copiar e clique em Copiar. Com exceção da Classe que é alterada para a classe do processo copiado, os demais dados podem ser copiados.
4. Após o cadastro dos dados processuais, selecione a aba Partes e Representante (item 1 da figura), nesta tela existem duas opções de inclusão das partes a Rápido e Completo.
No formato Rápido (item 2 da figura), clique no botão "+" (item 3 da figura) para inserir as partes do processo e clique em Salvar (item 4 da figura).5. No formato Completo (item 1 da figura) é possível visualizar o fluxo das partes e incluir um cadastro detalhado. Clique nos ícones que representam as partes do processo que deseja incluir, cada ícone representa uma parte diferente do processo, após incluir todas as partes, Salve (item 2 da figura) e clique em Finalizar o Cadastro (item 3 da figura).
Pronto! Assim foi realizado o Cadastro de Processos - Originários. Utilize os detalhes desta funcionalidade para facilitar o seu trabalho.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais