-
Quais as situações de parcelamento são exibidas na barra de informações do cálculo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 06/11/2023No SAJ/SG5 as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. Além dos comportamentos e particularidades específicos de cada tipo de custa, há também informações específicas que serão apresentadas conforme a situação do parcelamento que está sendo consultado, que poderá ser conferido através da barra de informações.
Este é o assunto desse artigo. Acompanhe na prática como realizar!
Para chegar até uma barra de informações é necessário consultar um cálculo. Cada situação de cálculo ou de parcela apresentará uma mensagem com a indicação da situação do cálculo para o usuário.
Para visualizar a barra de informações vamos usar como exemplo a tela de Custas Iniciais:
1. Acesse o menu Custas e clique no submenu Iniciais – Processo.
ObservaçãoAs Custas Iniciais – Avulsa não permitirão parcelamento, uma vez que o parcelamento deverá ser analisado e decidido pelo magistrado. Portanto, há necessidade de ter um processo e, por essa razão, não será permitido para custas avulsas.2. Informe o número do processo (1). Neste momento serão carregados os dados do processo e será possível observar uma barra azul (2) na parte inferior da tela. Essa barra conterá todas as informações da situação do parcelamento.
3. São diversas as possibilidades de mensagens que podem ser apresentadas na tela do cálculo totalizador. Cada uma delas vai representar uma situação do cálculo do parcelamento, levando em consideração a situação das parcelas que o compõem:
Situação cálculo Mensagem na barra de informações do Cálculo totalizador Cálculo de guia única, com guia emitida em aberto, dentro da validade. Cálculo com guia em aberto (<nº GRJ>), vencimento em <data vencimento>. Cálculo de guia única, com guia emitida em aberto, vencida. Cálculo com guia em aberto (<nº GRJ>), vencida em <data vencimento>. Cálculo de guia única, com guia emitida cancelada. Cálculo com guia cancelada (<nº GRJ>). Cálculo de guia única, com guia emitida paga. Cálculo com guia paga (<nº GRJ>). Parcelamento foi iniciado ou reativado. Parcelamento em andamento, última parcela com vencimento em <data vencimento>. Parcelamento teve uma ou mais parcelas cujo a guia foi cancelada, sem substituição da guia. Parcelamento irregular, aguardando recálculo da parcela cancelada/estornada. Parcelamento foi cancelado pelo usuário. Parcelamento cancelado em <data cancelamento>. Todas as guias foram pagas. Parcelamento finalizado. Cálculo realizado, pendente de emissão de guia. Cálculo sem guia emitida. 4. Também há um conjunto de mensagens que pode ser apresentado no cálculo da parcela, logo que selecionada a partir da tela do cálculo totalizador. Nesse momento, as informações apresentadas indicam a situação da parcela, que terá reflexo em todo o cálculo de parcelamento.
5. Cada mensagem representará a situação da parcela consultada:
Situação da parcela Mensagem na barra de informações do Cálculo da parcela Guia baixada. Cálculo com guia paga (GRJ nº <nº GRJ>). Guia emitida em aberto, dentro do prazo. Cálculo com guia em aberto (GRJ nº <nº GRJ>), vencimento em dd/mm/aa. Guia emitida em aberto, vencida. Cálculo com guia em aberto (GRJ nº <nº GRJ>), vencida em dd/mm/aa. Guia emitida cancelada. Cálculo com guia cancelada (GRJ nº <nº GRJ>). Guia emitida estornada. Cálculo com guia estornada (GRJ nº <nº GRJ>). ObservaçãoEm se tratando de custas finais o comportamento será diferenciado, isso porque na tela do cálculo geral (antes da seleção individual por devedor) não será apresentada informação na barra de informações, sendo necessário acessar o cálculo por devedor para ter acesso a situação correspondente.Pronto! Após esses passos o você conseguirá compreender cada uma das mensagens e qual a situação do cálculo ou parcela diante da mensagem apresentada na barra de informações.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como visualizo o relatório da situação do parcelamento de custas de um processo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 06/11/2023No SAJ/SG5 as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. Por meio do Relatório de Situação do Parcelamento você poderá acompanhar as informações sobre todos os tipos de custas que permitem parcelamento: iniciais, complementares, excepcionais e finais. Além da configuração padrão de acesso à tela, tem-se uma função de segurança indicando se é possível extrair o relatório para consultar parcelamento emitidos em lotações diferentes da lotação do usuário.
Acompanhe na prática como acessar esse relatório.
1. Acesse o menu Relatório, submenu Custas e clique na opção Situação do Parcelamento.
2. Na tela Relatório de Situação do Parcelamento é possível informar alguns parâmetros para pesquisa, além do número do processo, que permitirá fazer uma análise dos parcelamentos gerados.
Por exemplo: ao informar o número do processo, caso o processo informado possua mais de um parcelamento, será possível selecionar no campo o parcelamento que se pretende consultar e visualizar as informações correspondentes. Não selecionando um parcelamento em específico, serão mostrados todos os parcelamentos para o processo pesquisado.
3. Há possibilidade também de fazer consulta pelo número da guia. Por código de instalação (condicionada a autorização do perfil do usuário), bem como selecionar órgão julgador, tipo de custa e situação do processo para relatórios mais completos e detalhados quando combinado com as situações de parcelamento e situações das guias.
A seguir um exemplo de como extrair um relatório a partir do número do processo.
4. Informe o número do processo (1) e clique no botão Consultar (2).
5. O sistema apresentará o relatório solicitado. O resultado do relatório listará as guias provenientes de parcelamentos em que a data de parcelamento esteja compreendida no período informado e estejam vinculadas a processos da Instalação informada.
Você viu nesse artigo como acessar o relatório da situação do parcelamento de custas de um processo e as possibilidades de combinação de parâmetros de pesquisa. Também viu que para consultar de lotações diferentes da lotação usuário há necessidade de função de segurança. Utilize-o sempre que necessário!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como Parcelo as Custas Iniciais ou de Preparo de um processo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 03/11/2023No SAJ/SG5 as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. E, para isso, devem estar configuradas no módulo ADM/SG5 quais tipos de custa estarão com a funcionalidade de parcelamento habilitada. Ao gerar um cálculo de custas, mesmo com a parametrização permitindo o parcelamento do tipo de custa selecionado, o usuário é quem define se fará o parcelamento ou não na etapa de geração da guia de Recolhimento Judicial. Por padrão, o sistema sugere uma única parcela.
As alterações feitas no SAJ/SG5 são:
- Os cálculos parcelados passarão a ter um cálculo totalizador, que é o cálculo gerado imediatamente após selecionar os recolhimentos, os valores e salvar os registros em tela. Cada parcela terá um cálculo à parte.
- Um cálculo é considerado totalizador se possui definição de devedores (custas finais e excepcionais) ou está parcelado. Exemplo: em uma custa final só é possível emitir guia para os devedores definidos em rateio – onde é atribuído um percentual de pagamento para cada devedor, totalizando os 100% do cálculo. Se o cálculo de um devedor for parcelado, então só será possível gerar guias para as parcelas deste devedor.
- Terá um controle para definir a situação do parcelamento e das parcelas geradas para o cálculo consultado. Para isso, foi adicionada uma barra azul no rodapé da tela de emissão de GRJs, chamada barra de informações que conterá a situação da guia gerada quando for um cálculo de guia única ou sobre a situação do parcelamento, quando se tratar de parcelamento.
- As possíveis situações de um parcelamento serão:
- Em andamento: com todas as parcelas com cálculo e guias válidas emitidas;
- Irregular: quando uma das parcelas está cancelada ou estornada – essa situação permanecerá até que seja gerada uma nova guia para substituir a parcela ou a operação de cancelamento/estorno seja desfeita;
- Cancelado: quando o parcelamento foi cancelado pelo usuário;
- Finalizado: quando todas as parcelas forem baixadas/liquidadas.
AtençãoPor se tratar de Segundo Grau onde há Custas Iniciais e Custas de Preparo, um processo ou terá custas iniciais ou custas de preparo. Assim, se existir uma custa inicial em aberto ou paga, não será permitido a emissão de custas de preparo e vice-versa.Acompanhe na prática a emissão de um cálculo de Custas Iniciais parcelada!
1. Acesse o menu Custas e clique no submenu Iniciais – Processo.
ObservaçãoCustas Iniciais – Avulsa não permitirão parcelamento, uma vez que o parcelamento deverá ser analisado e decidido pelo magistrado, portanto há necessidade de ter um processo e por essa razão, não será permitido para custas avulsas.2. Informe o número do processo (1). Em seguida, faça o cálculo da custa normalmente e clique em Relatório (2).
3. No campo Tipo do relatório selecione a opção Guia (1), será habilitada o campo Parcelas (2). Informe o número de parcelas e, se necessário, altere a data do primeiro vencimento (3). Clique em Imprimir (4) para gerar as guias.
4. Para cada parcela será gerada uma guia e um respectivo boleto.
5. Ainda na tela Cálculo de Custas Iniciais - Processo, visualize a situação do parcelamento na barra de informações (1). Caso queira visualizar os cálculos das parcelas, clique no botão Abre as parcelas do cálculo (2). A imagem abaixo representa uma tela de cálculo totalizador:
6. Já para as Custas de Preparo será apresentado um campo adicional para indicação da parte (1), selecionando quando se tratar de um processo novo ou digitando quando se tratar de legado.
7. A tela de Consulta de Parte tem um comportamento e caso exista cálculo de preparo associado a alguma das partes exibidas na tela de seleção de partes, o nome desta parte aparecerá destacado em negrito (1). As partes que não tiverem cálculo associado não serão destacadas.
ObservaçãoAs guias parceladas serão exibidas nas telas de Cadastro de Processo Originários e Recursos, bem como na visualização de autos e no Cadastro de Incidentes e Petições Avulsas quando houver um parcelamento vinculado ao processo, o sistema ao invés de exibir o número da guia vinculada, irá exibir o botão “+” ao lado do campo “Nº da GRJ” (1).8. Ao clicar na opção “+” será apresentada a tela de Vinculação de GRJs ao Processo que contém os dados básico do processo, coluna de informações com o número da GRJ, Situação do pagamento, Tipo de Custa, Valor da Guia, a indicação do número da parcela ou se única, dentro outras informações.
Pronto! Vimos nesse artigo como parcelar as custas Iniciais, de Preparo e complementares. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais - Os cálculos parcelados passarão a ter um cálculo totalizador, que é o cálculo gerado imediatamente após selecionar os recolhimentos, os valores e salvar os registros em tela. Cada parcela terá um cálculo à parte.
-
Como Parcelo as Custas de Preparo de um Processo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 03/11/2023No SAJ/SG5 as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. No entanto, a custa de preparo, por ter uma finalidade semelhante a Inicial, poderá ter algumas particularidades que são indicadas por configuração a depender da necessidade do Tribunal, tanto para os cálculos preexistentes (anteriores a versão) como para os novos cálculos.
Para chegar até a tela de cálculo de preparo ou fazer a emissão do cálculo nada será diferente se comparado com o cálculo de custas iniciais, por exemplo. Porém existem regras específicas para o preparo que devem ser observadas para compreender o comportamento da tela.
Acompanhe o passo a passo:
1. Acesse o menu Custas e clique no submenu Preparo – Processo.
ObservaçãoA partir deste ponto a tela de Cálculo de Preparo – Processo poderá ter dois comportamentos, a depender da configuração definida pelo Tribunal. O primeiro comportamento pode ser descrito como emissão de “guia única” e o segundo emissão de “múltiplas guias”. Iniciando com imagem de exemplo de guia única, saiba mais a seguir.2. Informe o número do processo para o qual deseja emitir o cálculo de preparo (1). Em seguida, descreva o nome da parte para qual será emitido o cálculo (2). Na sequência preencha os demais campos para finalizar o cálculo até a etapa de emissão.
Nesta tela também é possível visualizar as parcelas do cálculo (3) e cancelar o parcelamento (4) ou ainda visualizar o extrato do parcelamento através do botão [+ detalhes...] (5) na parte inferior da janela.
3. E conforme descrito anteriormente, a tela de Cálculo de Preparo – Processo poderá ter também um comportamento para suportar emissão de múltiplas guias. Informe o número do processo (1) para qual deseja emitir o cálculo de preparo e, em seguida, clique na lupa para a seleção da parte (2).
4. O sistema apresentará a tela Consulta Parte para seleção da parte na qual deseja realizar um cálculo de custas de preparo. Esta tela conterá a indicação do tipo de participação, o nome da parte e outros dois comportamentos importantes:
a) negrito no nome da parte (1): o negrito indica que a parte já possui cálculo realizado. Ao selecionar, o sistema apresentará o(s) cálculo(s) existente(s) na tela de Cálculo de Preparo, apresentando o último cálculo realizado para a parte, podendo navegar nas setas << | >> existentes no canto superior direito da tela.
b) checkbox “Mostrar cálculos sem parte vinculada” (2): como o próprio nome diz, apresentará os cálculos que não possuem parte vinculada, para que sejam acessados através da tela de Cálculo de Preparo.
ObservaçãoConforme informado a tela de seleção de partes só estará disponível quando o sistema estiver definido para emitir múltiplas guias de preparo para o processo. Também fica estabelecido que um processo ou terá custas iniciais ou custas de preparo. Assim, se existir uma custa inicial em aberto ou paga, não será permitido a emissão de custas de preparo e vice-versa.Pronto! Após esses passos o você conseguirá emitir cálculos de custas de Preparo para o seu processo.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
O que preciso fazer quando o parcelamento estiver irregular no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 03/11/2023No SAJ/SG5 as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. E, por ocasião, do cancelamento/estorno de uma parcela ou vencimento de uma parcela sem pagamento poderá ocorrer a sinalização de Parcelamento Irregular na barra de informações do cálculo totalizador, ou nas pendências do processo para sinalizar ao usuário a necessidade de correção de alguma irregularidade do cálculo.
Quando um processo possuir indicação de Parcelamento Irregular, seja na barra de informações do cálculo ou nas pendências do processo, haverá necessidade de fazer a correção do parcelamento para sanar a irregularidade.
Um parcelamento será considerado irregular quando pelo menos uma guia estiver vencida e não paga, ou com a situação Cancelada ou Estornada.
Saiba maisNo caso de parcelamento irregular com guias vencidas e não pagas, você deverá acessar o parcelamento e tratar/corrigir a inconsistência a partir do cálculo da parcela ou cancelar o parcelamento todo clicando no botão de cancelamento disponível no totalizador. Para saber mais, acesse o artigo:
Como cancelo o parcelamento das custas de um processo no SAJ SG Tribunais?Acompanhe neste artigo como corrigir o parcelamento irregular!
1. Acesse o menu Custas e clique no submenu Iniciais – Processo.
2. Informe o número do processo (1) que deseja corrigir a irregularidade do parcelamento. Em seguida, a partir da tela do cálculo totalizador clique no botão Abrir Parcelamento... (2) ou prossiga com o cancelamento do cálculo (3).
3. Será apresentada a tela de Cálculo de Parcela e a partir da parcela pode ser gerada uma nova parcela em substituição a atual (que está cancelada/estornada) para correção da irregularidade gerada no cálculo. O cancelamento de uma guia manterá o parcelamento irregular, com a sinalização através de pendência até que a guia seja substituída.
ObservaçãoA indicação de Parcelamento Irregular também pode ocorrer por conta da operação de Cancelamento ou Estorno de guia. Nessa situação será lançada uma pendência para o processo que indicará uma irregularidade no parcelamento de custas e que não poderá ser removida pelo usuário, pois possui característica de pendência automática que será sanada com a emissão de uma nova parcela, quando o parcelamento voltar para a situação em andamento novamente.
As operações para desfazer cancelamento ou desfazer estorno também encerram a pendência e a indicação de irregularidade, desde que a parcela na qual está sendo desfeita a operação não possua uma parcela substituta, ocasião em que o sistema impedirá a operação.Pronto! Após esses passos o você conseguirá corrigir as irregularidades do parcelamento de custas do seu processo.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como estorno o pagamento de uma guia de custas parcelada no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 03/11/2023No SAJ/SG5 as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. Eventualmente, pode ser necessário cancelar ou estornar a guia somente de uma das parcelas do parcelamento de custas.
Neste artigo você verá o passo a passo de como estornar uma guia de custas. Acompanhe!
Saiba maisPara cancelar uma parcela, o procedimento é similar. Para saber mais, acesse o link:
Como cancelo o parcelamento das custas de um processo no SAJ SG Tribunais?
Como cancelar apenas uma parcela de um parcelamento de custas no SAJ SG Tribunais?1. Acesse o menu Custas, submenu Guias e clique na opção Estorno.
2. Na tela Estorno de Guias é possível visualizar todas as parcelas vinculadas ao processo que possuem registro de pagamento. Informe o número do processo (1) e clique em Pesquisar (2). Irá aparecer a lista das parcelas pagas, selecione a(s) que deseja estornar (3).
3. Irá aparecer uma mensagem de aviso indicando que o parcelamento ficará Irregular. Clique em OK.
AtençãoAo clicar em Salvar, o estorno será efetivado. E, estornando uma das guias das parcelas, o parcelamento fica Irregular sendo necessário recalcular alguma parcela. Uma mensagem de irregularidade será apresentada na barra de informações do cálculo totalizador até que uma nova parcela de substituição seja gerada.4. Na tela do cálculo principal (menu Custas, submenu Iniciais Processo) será ‘notificada’ a situação atual do parcelamento (1). Para ver o extrato das parcelas, clique em Detalhes (2) onde será possível verificar a situação de todas as parcelas (3).
ObservaçãoPara regularizar o parcelamento, faça um novo cálculo somente para a parcela estornada (Abrir Parcelamento Consultar a parcela estornada Novo). Na parcela recalculada, será possível visualizar e transitar entre todos os cálculos gerados: cálculo com guia cancelada, com guia ativa, etc.Pronto! Após esses passos o estorno de uma parcela específica das custas foi realizado. Realize este procedimento sempre que necessário.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como consulto o extrato de parcelamento de um cálculo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 03/11/2023No SAJ SG as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas, e o detalhamento desse parcelamento, incluindo situação de cada uma das parcelas pode ser consultado através do Extrato de Parcelamento, que contém informações das parcelas como valores, data de vencimento e situação de cada uma das parcelas.
Este é o assunto desse artigo. Acompanhe na prática como realizar!
1. Acesse o menu Custas e submenu Iniciais – Processo.
2. Informe o número do processo (1) que deseja consultar o extrato de parcelamento das custas. Em seguida, a partir da tela do cálculo totalizador clique no botão +Detalhes... (2).
3. Será apresentada a tela Parcelamento de Custas, onde constam as informações da data em que o parcelamento foi realizado, a situação do parcelamento, o tipo de custa que foi parcelado, bem como número de cada guia, número da parcela, data de vencimento da respectiva parcela, valor e a situação da parcela.
ObservaçãoAs informações apresentadas na tela de Parcelamento de Custas refletem a situação atual do parcelamento e não possui armazenamento de histórico, ou seja, serve para visualizar de forma unificada a situação de todas as parcelas do processo.
Importante destacar que tanto a primeira parcela quanto a última podem apresentar valores diferente das demais parcelas, isso pode ocorrer porque existem recolhimentos que são cobrados com valor integral na primeira parcela, e na última podem ocorrer diferenças de valores por questões de arredondamento das demais parcela, garantido que 100% do valor das custas esteja devidamente contemplado no cálculo.Pronto! Após esses passos você conseguirá conferir todos os detalhes do seu parcelamento.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como cancelar apenas uma parcela de um parcelamento de custas no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 31/10/2023No SAJ/SG as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. No entanto, pode ser necessário o cancelamento de uma parcela em específico, seja por necessidade de ajuste do valor de um cálculo, não pagamento ou pela necessidade de gerar nova parcela, para correção de alguma irregularidade.
Acompanhe o passo a passo de como realizar esta atividade no SAJ.
1. Acesse o menu Custas e clique no submenu Guias – Cancelamento.
2. Informe o número do processo (1) que deseja cancelar uma das parcelas. Em seguida, clique no botão Pesquisar (2).
3. Selecione a parcela que deseja cancelar (3). Neste momento será apresentada em tela mensagem informando que “A guia de número 000.0000000-00 pertence a um parcelamento. O parcelamento ficará irregular até que uma nova guia seja emitida para a parcela.”. Clique em OK e em Salvar (4).
4. Neste momento, apenas a parcela selecionada está cancelada.
5. Se quiser verificar como ficou o cálculo, acesse o menu Custas – Iniciais Processo e informe o número do processo. Na barra de informações do cálculo totalizador (parte inferior da tela), aparecerá a mensagem “Parcelamento irregular, aguardando recálculo da parcela cancelada/estornada” (1). Clique no botão “Abrir parcelamento” (2).
6. Selecione a parcela cancelada (1). Na barra de informações do cálculo da parcela (parte inferior da tela), aparecerá a mensagem “Cálculo com guia cancelada (GRJ nº 000.0000000-00)” (2).
Observação- Cancelando uma GRJ proveniente de um parcelamento de custas iniciais, preparo ou complementares, o sistema verifica a situação das demais parcelas. Se houver outras parcelas em aberto o sistema alerta ao usuário que o parcelamento ficará em situação irregular e lança uma pendência de irregularidade após a confirmação do cancelamento.
- Na barra de informações, caso seja um cálculo de guia única com guia cancelada será apresentada a seguinte mensagem: “Cálculo com guia cancelada (GRJ nº 000.0000000-00)“. Em se tratando de parcelamento com uma ou mais parcelas cujo a guia foi cancelada, a seguinte mensagem: “Parcelamento irregular, aguardando recálculo da parcela cancelada/estornada”.
- Havendo parcelas canceladas, o processo manterá a pendência de irregularidade no processo, que só será excluída com a geração de uma nova parcela e passará a apresentar a seguinte mensagem na barra de informações:
- “Parcelamento em andamento”: se houver outras parcelas em aberto.
- “Parcelamento finalizado”: se todas as parcelas passarem a constar como pagas.
Atenção! Caso a parcela não seja substituída por uma nova, o cálculo apresentará informação de irregularidade e o processo apresentará pendência automática de parcelamento irregular, que será encerrada somente após a emissão da nova parcela de substituição.
Pronto! Após esses passos o cancelamento de uma parcela específica das custas foi realizado. Realize este procedimento sempre que necessário.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como reativar um parcelamento de custas cancelado de um processo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 31/10/2023No SAJ/SG5 as custas iniciais por processo, as de Preparo, as complementares, as excepcionais e as custas finais podem ser parceladas. No entanto, o parcelamento dessas custas pode ser cancelado, seja por necessidade de ajuste do valor de um cálculo, bem como poderá ser reativado por ocasião do cancelamento por engano ou necessidade de manutenção de parcelas que ainda estão vigente ou foram pagas sem que a devida baixa estivesse processada.
Acompanhe o passo a passo de como realizar esta atividade no SAJ.
1. Acesse o menu Custas e clique no submenu Iniciais – Processo.
2. Informe o número do processo (1) que deseja reativar o parcelamento das custas. Em seguida, a partir da tela do cálculo totalizador, clique no botão Reativar parcelamento (2).
ObservaçãoEsse mesmo comportamento se aplica aos tipos de Custas Iniciais, Preparo e Complementares. O botão destacado (reativar parcelamento) será apresentado somente se o parcelamento estiver Cancelado – com a indicação na barra de informações do cálculo totalizador (rodapé).
Ao ser acionado desfaz o cancelamento do parcelamento. Também na barra de informações o sistema indicará que o parcelamento foi cancelado com a data do cancelamento.
Ao reativar a mensagem será substituída para “Parcelamento em andamento, última parcela com vencimento em ” Ao clicar no botão de reativar parcelamento, se configurado o parâmetro, será inserida uma movimentação no processo indicando a reativação do parcelamento de custas.Pronto! Após esses passos o parcelamento das custas foi reativado. Utilize essa funcionalidade sempre que necessário.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como cancelo o parcelamento das custas de um processo no SAJ SG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 05/09/2023No SAJ SG as Custas Iniciais, de Preparo, complementares, excepcionais e as custas finais por processo podem ser parceladas. No entanto, o parcelamento pode ser cancelado, seja por necessidade de ajuste do valor de um cálculo, por não pagamento, pela necessidade de gerar novo parcelamento com nova data de vencimento ou seja pela quantidade maior ou menor de parcelas.
Acompanhe neste artigo como cancelar o parcelamento das custas de um processo.
1. Acesse o menu Custas e clique no submenu Iniciais – Processo.
2. Informe o número do processo (1) que deseja cancelar o parcelamento das custas. Em seguida, a partir da tela do cálculo totalizador, clique no botão Cancelar parcelamento (2).
Observação- O botão destacado será apresentado somente se o parcelamento estiver em andamento – com a indicação na barra de informações do cálculo totalizador (rodapé).
- Também na barra de informações o sistema indicará que o parcelamento foi cancelado com a data do cancelamento. Ao clicar no botão de cancelamento (se configurado o parâmetro), será inserida uma movimentação no processo indicando o cancelamento do parcelamento de custas.
- No caso de parcelamento cancelado são abatidos no cálculo de custas finais somente os valores das parcelas pagas.
Pronto! Após esses passos o parcelamento das custas foi cancelado. Utilize essa funcionalidade sempre que necessário.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais