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Como enviar ao sistema de 2º grau processo com a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Versão do sistema: 24.1.0-0
Publicado em: 19/04/2024A partir da versão 24.01.00-00, o formulário de partes e representantes do sistema SAJ/PG permite identificar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua de acordo com a Resolução CNJ 425/2021 e permite, também, identificar no processo a substituição da privação de liberdade da parte que possui eventual condição de gestante, lactante, mãe/pai/responsável por crianças ou pessoa com deficiência conforme a Resolução CNJ 369/2021.
Acompanhe neste artigo como enviar ao sistema de 2º grau os dados da pessoa que se encontra em situação de rua e da condição da parte (gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes).
1. A integração entre primeiro e segundo grau (PG x SG) envia ao processo de segundo grau juntamente com os dados da parte, as informações de pessoas que se encontram em situação de rua, e informações das eventuais condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes). Para realizar o Envio de Recurso Eletrônico, acesse o menu Andamento, selecione a opção Envio de Processo ao 2º Grau e clique na opção Envio de Recurso Eletrônico.
2. Informe o processo (1), preencha os dados necessários para o envio e clique em Salvar (2).
AtençãoAlém do Envio de Recurso Eletrônico, o envio dos dados da pessoa que se encontra em situação de rua e da condição da parte (gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes) pode ser realizado também pelo Declínio de Competência e através da Remessa (a outra instância).Como os dados das condições da pessoa estão associados à parte no processo, o envio dos dados para o segundo grau também se dá por processo. Assim, independentemente de a parte do processo ser uma pessoa controlada ou não, os dados são copiados para o novo recurso, mas não são repercutidos em outros processos ou demais registros da parte no sistema de segundo grau.
Este novo comportamento permitirá que o usuário encaminhe ao sistema de 2º grau os dados da pessoa que se encontra em situação de rua e da condição da parte (gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes).
Saiba maisPara saber mais sobre o tema deste artigo, acesse os links:
Como indicar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua e indicar a substituição da privação de liberdade da parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como consultar processo com a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como redistribuir entre foros processos com indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como desmembrar o processo que possui a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como cadastrar PEC e PEMSE para partes com indicação de pessoas em situação de rua e indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Versão do sistema: 24.1.0-0
Publicado em: 19/04/2024A partir da versão 24.01.00-00, o formulário de partes e representantes do sistema SAJ/PG permite identificar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua de acordo com a Resolução CNJ 425/2021 e permite, também, identificar no processo a substituição da privação de liberdade da parte que possui eventual condição de gestante, lactante, mãe/pai/responsável por crianças ou pessoa com deficiência conforme a Resolução CNJ 369/2021.
Acompanhe neste artigo como cadastrar PEC e PEMSE para partes com indicação de pessoas em situação de rua e indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes.
1. O Cadastro de Execução Criminal (PEC) copia os dados referentes situação de rua e das condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes) do processo origem para a parte selecionada ao criar o PEC. Para realizar a cópia destes dados, acesse o menu Criminal e selecione a opção Cadastro de PEC.
2. Informe o processo origem (1), selecione a parte que deseja ter os dados copiados (2), clique em Novo para gerar o número do PEC (3), preencha os campos necessários do cadastro e clique em Salvar para criar o PEC (4).
ObservaçãoAlém do Cadastro de Processo de Execução Criminal (PEC), a cópia dos dados da pessoa que se encontra em situação de rua e da condição da parte (gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes) pode ser realizada também no cadastro de PEC em lote através da atividade Cadastrar PEC do fluxo de trabalho.3. O Cadastro de Processo de Execução de Medidas Socioeducativas (PEMSE) copia os dados referentes situação de rua e das condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes) do processo origem para a parte selecionada ao criar o PEMSE. Para realizar a cópia destes dados, acesse o menu Adolescente Infrator e selecione a opção Cadastro de Processo de Execução.
4. Informe o processo origem (1), selecione a parte que deseja ter os dados copiados (2), clique em Novo para gerar o número do PEMSE (3), preencha os campos necessários do cadastro e clique em Salvar para criar o PEMSE (4).
ObservaçãoAlém do Cadastro de Processo de Execução de Medidas Socioeducativas (PEMSE), a cópia dos dados da pessoa que se encontra em situação de rua e da condição da parte (gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes) pode ser realizada também no cadastro de PEMSE em lote através da atividade Cadastrar PEMSE do fluxo de trabalho.Este novo comportamento permitirá que o usuário copie os dados da parte que se encontram em situação de rua ou que possua condições de gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes ao cadastrar um PEC ou PEMSE, e vincular ao processo gerado uma tarja identificando estas condições.
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Como indicar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua e indicar a substituição da privação de liberdade da parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como consultar processo com a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como redistribuir entre foros processos com indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como desmembrar o processo que possui a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como desmembrar o processo que possui a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Versão do sistema: 24.1.0-0
Publicado em: 19/04/2024A partir da versão 24.01.00-00, o formulário de partes e representantes do sistema SAJ/PG permite identificar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua de acordo com a Resolução CNJ 425/2021 e permite, também, identificar no processo a substituição da privação de liberdade da parte que possui eventual condição de gestante, lactante, mãe/pai/responsável por crianças ou pessoa com deficiência conforme a Resolução CNJ 369/2021.
Neste artigo, veremos como realizar o desmembramento de processos que possuem as informações referentes a pessoas em situação de rua e das condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes) da parte.
1. Acesse o menu Andamento e selecione a opção Desmembramento de Processos.
2. Informe o processo (1), selecione a parte desejada (2) e clique em Salvar (3).
3. As informações referentes a pessoas em situação de rua e das condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes) da parte, são transferidas para o novo processo gerado (1).
Pronto! Você viu neste artigo como desmembrar os processos que possuem as informações referentes a pessoas em situação de rua e das condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes) da parte.
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Como indicar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua e indicar a substituição da privação de liberdade da parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como consultar as condições da parte (gestante, lactante ou responsabilidade por filhos ou dependentes) quando existir alguma parte no processo com tal condição indicada no SAJ PG?
Como redistribuir entre foros processos com indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como cadastrar PEC e PEMSE para partes com indicação de pessoas em situação de rua e indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como redistribuir entre foros processos com indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Versão do sistema: 24.1.0-0
Publicado em: 19/04/2024A partir da versão 24.01.00-00, o formulário de partes e representantes do sistema SAJ/PG permite identificar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua de acordo com a Resolução CNJ 425/2021 e permite, também, identificar no processo a substituição da privação de liberdade da parte que possui eventual condição de gestante, lactante, mãe/pai/responsável por crianças ou pessoa com deficiência conforme a Resolução CNJ 369/2021.
Na redistribuição de um processo entre foros quando houver múltiplas bases, as informações referentes a pessoas em situação de rua, assim como os dados das eventuais condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes) da parte, podem ser enviadas para outra base.
Saiba como realizar este procedimento no sistema.
1. Acesse o menu Cadastro selecione a opção Distribuição/Redistribuição e clique em Redistribuição entre Foros – Encaminhamento.
2. Informe o processo que deseja enviar a outra base (1), preencha os dados necessários e clique em Salvar (2).
3. Para receber as informações encaminhadas entre foros, no foro de destino acesse o menu Cadastro e selecione a opção Distribuição/Redistribuição e clique em Redistribuição entre Foros – Recebimento.
4. Preencha os dados necessários e clique em Salvar (1) para receber as informações referentes a pessoas em situação de rua e os dados das eventuais condições (gestante, lactante, responsabilidade por filhos ou dependentes) da parte.
Feito! Você viu neste artigo como redistribuir entre foros processos com indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ.
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Como indicar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua e indicar a substituição da privação de liberdade da parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como consultar as condições da parte (gestante, lactante ou responsabilidade por filhos ou dependentes) quando existir alguma parte no processo com tal condição indicada no SAJ PG?
Como desmembrar o processo que possui a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como cadastrar PEC e PEMSE para partes com indicação de pessoas em situação de rua e indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como consultar processo com a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Versão do sistema: 24.1.0-0
Publicado em: 19/04/2024A partir da versão 24.01.00-00, o formulário de partes e representantes do sistema SAJ/PG permite identificar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua de acordo com a Resolução CNJ 425/2021 e permite, também, identificar no processo a substituição da privação de liberdade da parte que possui eventual condição de gestante, lactante, mãe/pai/responsável por crianças ou pessoa com deficiência conforme a Resolução CNJ 369/2021.
Acompanhe neste artigo como consultar a condição da parte no SAJ.
1. Para consultar as condições da parte (gestante, lactante ou responsabilidade por filhos ou dependentes) quando existir alguma parte no processo com tal condição indicada, acesse o menu Consulta e selecione a opção Processos Avançada.
2. Informe os dados de consulta e clique em Pesquisar (1).
3. No resultado da consulta, clique na aba Lista de processos (1), clique com botão direito do mouse na barra das colunas (2) e acesse a opção Configurar colunas (3).
4. Na configuração da coluna, clique na opção Condição da parte (1) e arraste até a posição desejada.
5. Os processos que possuem condições da parte (1) marcada através do formulário de partes e representantes apresentam a condição na coluna configurada. Ao posicionar o mouse sobre as condições apresentadas, o rótulo Resolução CNJ 369 – Substituição da privação de liberdade (2) é mostrado.
DicaA configuração da coluna Condição da parte também pode ser realizada na Consulta Básica de Processos.6. Na Consulta de Processos Avançada, os processos que possuem as tarjas Pessoa em situação de rua ou Resolução CNJ 369 - Substituição da privação de liberdade podem ser consultados aplicando o filtro por tarja. Para visualizar esses processos, informe os dados necessário para a pesquisa, acesse a aba Outros parâmetros (1), selecione a tarja desejada (2) e clique em Pesquisar (3).
7. Os processos que possuem a tarja informada na pesquisa são apresentados na lista de processos. Para visualizar as tarjas que o processo possui, posicione o mouse sobre a coluna Tarja (1).
Pronto! Você viu neste artigo como consultar processos com pessoa que se encontra em situação de rua e que possui alguma das condições da parte (gestante, lactante ou responsabilidade por filhos ou dependentes) quando existir alguma parte no processo com tal condição indicada.
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Como indicar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua e indicar a substituição da privação de liberdade da parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como redistribuir entre foros processos com indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como desmembrar o processo que possui a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como cadastrar PEC e PEMSE para partes com indicação de pessoas em situação de rua e indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como indicar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua e indicar a substituição da privação de liberdade da parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Versão do sistema: 24.1.0-0
Publicado em: 19/04/2024A partir da versão 24.01.00-00, o formulário de partes e representantes do sistema SAJ/PG permite identificar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua de acordo com a Resolução CNJ 425/2021 e permite, também, identificar no processo a substituição da privação de liberdade da parte que possui eventual condição de gestante, lactante, mãe/pai/responsável por crianças ou pessoa com deficiência conforme a Resolução CNJ 369/2021.
Saiba mais no decorrer deste artigo.
1. Para indicar a pessoa que se encontra em situação de rua ou indicar a eventual condição da parte (gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes) acesse o menu Cadastro e selecione a opção Partes e Representantes.
DicaAlém do Cadastro de Partes e Representantes, a indicação da pessoa que se encontra em situação de rua e da condição da parte (gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes) pode ser realizada também pelo formulário de partes disponível no Cadastro de Processos, Cadastro de Processos Excepcionais, Cadastro de Petições Intermediárias e Processos Dependentes, Cadastro de Petições Intermediárias e Dependentes Excepcionais, Retificação de processo e no Cadastro de Carta Precatórias.2. Ao acessar o Cadastro de Partes e Representantes, o campo Situação de rua (1) e a aba Condição da parte (2) são apresentadas no formulário.
Atenção- O campo Situação de rua é habilitado somente para pessoas do tipo física, nas partes que são pessoas jurídicas o campo encontra-se visível, mas desabilitado. Como também é habilitado somente para partes ativas, passivas e terceiros, ou seja, para representantes e testemunhas encontra-se visível, mas desabilitado.
- A indicação da pessoa em Situação de rua é realizada por processo, mesmo que seja a mesma pessoa, ou seja, um cadastro controlado.
- A aba Condição da parte está acessível para indicação das eventuais condições de gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes quando a parte selecionada for pessoa física e o tipo da parte for passivo. A aba é desabilitada caso uma pessoa jurídica for selecionada ou o tipo da parte for ‘ativa’, ‘representante’, ‘terceira’ ou ‘testemunha’.
3. Para indicar uma pessoa em situação de rua, selecione a parte do processo (1), marque o campo Situação de rua (2) e clique em Salvar (3).
4. Após salvar, uma tarja com a descrição Pessoa em situação de rua (1) é vinculada ao processo automaticamente.
5. Para indicar a condição da parte, selecione uma parte física do tipo passivo (1) e clique na aba Condição da parte (2). Preencha as condições ((gestante, lactante e responsabilidade por filhos ou dependentes) da parte (3) e clique em Salvar (4).
AtençãoOs campos Vínculo e Nascimento são de preenchimento obrigatório.6. Ao Salvar a condição indicada para a parte, uma tarja com a descrição Resolução CNJ 369 – Substituição da privação de liberdade (1) é vinculada ao processo automaticamente.
ObservaçãoOs campos da aba Condição da parte estão associados à parte no processo. Desta forma, a indicação da condição da parte deve ser realizada por processo, mesmo que seja a mesma pessoa ou um cadastro controlado.7. Caso a parte tenha realizado algum ato de crime que afeta seu direito a substituição de privação de liberdade, no formulário de Condições da parte (1), marque o campo Houve prática de crime da parte contra filho ou dependente (2) e automaticamente as condições de gestante e lactante são desabilitadas. Porém os dados preenchidos nas condições são mantidos. Em seguida, clique em Salvar (3).
8. Ao marcar o campo Houve prática de crime da parte contra filho ou dependente e Salvar, além das condições de gestante e lactante serem desabilitadas, a tarja Resolução CNJ 369 – Substituição da privação de liberdade é desvinculada do processo (1).
ObservaçãoEnquanto a opção Houve prática de crime da parte contra filho ou dependente estiver marcada, não será possível marcar nenhuma das condições gestante, lactante, filhos ou dependentes.Você viu neste artigo como indicar no processo a pessoa que se encontra em situação de rua e indicar a substituição da privação de liberdade da parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes.
Saiba maisPara saber mais sobre o tema deste artigo, acesse os links:
Como consultar as condições da parte (gestante, lactante ou responsabilidade por filhos ou dependentes) quando existir alguma parte no processo com tal condição indicada no SAJ PG?
Como redistribuir entre foros processos com indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e parte que possui condição de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como desmembrar o processo que possui a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como cadastrar PEC e PEMSE para partes com indicação de pessoas em situação de rua e indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?
Como enviar ao sistema de 2º grau processo com a indicação de pessoa que se encontra em situação de rua e a indicação das condições de Gestante, Lactante, filhos ou dependentes no SAJ PG?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Conheça as novidades da segunda etapa da demanda do Domicílio Judicial Eletrônico (Res. CNJ 455-2022) para o SAJ PG5Cliente: TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 13/11/2023A partir da versão 23.3.0-0, o sistema SAJ/PG passa a disponibilizar de forma visível as informações de pessoa conveniada/domiciliada através do fluxo de trabalho, na visualização das partes do processo na configuração de um novo ato e na emissão de documentos quando existe necessidade de selecionar uma parte na aba Pessoas. Bem como, o envio dos dados (nome e documento) do responsável pela produção da comunicação de citação/intimação.
Além disso, será realizada adequação para utilizarmos a nova API disponibilizada pelo CNJ, que permite obter todas as pessoas habilitadas no domicílio judicial eletrônico em um determinado dia. Desta forma, não será mais necessário indicar via PML as pessoas a serem consultadas individualmente junto ao CNJ para identificar se estão habilitadas no domicílio judicial eletrônico.
Após a realização de todas as configurações, bem como o novo parâmetro e a configuração de fluxo disponibilizado nesta fase, o sistema passa a:
- Utilizar a nova API disponibilizada pelo CNJ, que permite obter todas as pessoas habilitadas no domicílio judicial eletrônico em um determinado dia;
- Disponibiliza a indicação de pessoa domiciliada em novas telas do sistema;
- Envia o usuário responsável pela criação do ato;
- Disponibiliza no fluxo (mediante configuração nos subfluxos definidos na ERS) a nova coluna Intimação Eletrônica e uma nova aba chamada Partes.
Saiba mais no decorrer deste material.
1. Visualização de pessoa domiciliada:
1.1 Visualização de pessoa domiciliada através da tela “Configurar novo ato”:
1.1.1 Com o SAJ/PG5 aberto, na tela Configuração de atos, clique no botão Novo (1).
1.2 Visualização de pessoa domiciliada através da tela “Emissão de Documentos”:
1.1.2 Com o SAJ/PG5 aberto, clique no menu Expediente, sub menu Emissão de Documentos:
2. Visualização da nova coluna do fluxo “Intimação Eletrônica”:
2.1 Visualização da nova coluna do fluxo Intimação Eletrônica disponível para ser configurada:
2.1.1 Com o SAJ/PG5 aberto, na tela do Fluxo de Trabalho, ao Configurar uma coluna (1), clique na opção Intimação Eletrônica (2).
2.2 Visualização da nova coluna do fluxo Intimação Eletrônica configurada em uma fila e do acesso a nova aba Partes:
3. Envio dos dados do usuário responsável pela criação do ato na assinatura liberação de documentos:
3.1 Visualização da assinatura e liberação de documentos através da tela Visualização de Autos:
3.2 Visualização da assinatura e liberação de documentos através da tela Digitalização de Peças Processuais:
3.3 Visualização da assinatura e liberação de documentos através da tela Editor de Textos:
4. Envio dos dados do usuário responsável pela criação do ato na confirmação de configuração do ato:
4.1 O sistema apresentará a mensagem de confirmação da configuração do ato selecionado.
Você viu neste material as alterações no sistema SAJ/PG5 referente ao desenvolvimento e implantação do SAJ com o domicílio judicial eletrônico, entregando melhorias que facilitarão a usabilidade da funcionalidade.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como indicar o tipo de deficiência que a pessoa possui no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSP
Versão: 23.3.0-0 | Publicado em: 08/11/2023A partir da versão 23.03.00-00, o sistema SAJ permite indicar a partir do formulário de partes e representantes, se pessoas acusadas, rés, condenadas em processo criminal ou Adolescentes em Conflito com a Lei possuem algum tipo de deficiência que pode ser alguma das definidas na Recomendação CNJ N.º 81/2020 (auditiva, visual, audiovisual) e/ou alguma outra definida pelo Tribunal.
Saiba mais no decorrer deste artigo.
1. Para indicar o tipo de deficiência da parte, acesse o Menu Cadastro e clique na opção Partes e Representantes.
2. Selecione a parte do processo (1), clique na opção ‘Pessoa com Deficiência’ (2) para visualizar a tela de Consulta Tipo de Deficiência (3).
ObservaçãoAlém do Cadastro de Partes e Representantes, a indicação do tipo de deficiência da parte pode ser realizada também pelo formulário de partes disponível no Cadastro de Processos, Cadastro de Processos Excepcionais, Cadastro de Petições Intermediárias e Processos Dependentes, Cadastro de Petições Intermediárias e Dependentes Excepcionais e na Retificação de processo.3. Na tela de ‘Consulta Tipo de Deficiência’, selecione um ou mais tipo de deficiência (1) e pressione o botão Fechar (2).
4. Após indicar a deficiência na ‘Consulta Tipo de Deficiência’ e posicionar o mouse sobre o ícone
(1) (localizado ao lado do checkbox Pessoa com deficiência) é possível verificar a descrição do tipo de deficiência selecionado para a parte.
5. Ao clicar em Salvar, uma tarja ‘Pessoa com Deficiência’ é vinculada ao processo.
6. Para editar o tipo de deficiência da parte, clique sobre o ícone (1)
para que a ‘Consulta Pessoa com Deficiência’ seja apresentada para selecionar uma nova opção.
7. Caso nenhum tipo de deficiência seja indicado na ‘Consulta tipo de Deficiência’, ao Salvar o formulário uma mensagem é apresentada impedindo a finalização do cadastro.
8. Para que o tipo de deficiência da parte indicado no formulário de partes seja copiado no ‘Cadastro de Processo de Execução Criminal’ (PEC), acesse o Menu Criminal e selecione a opção ‘Cadastro de PEC’.
9. Preencha os dados necessários e, ao clicar em ‘Salvar’, o tipo de deficiência da parte é copiado do processo de origem para o novo processo.
10. Para que o tipo de deficiência da parte indicado no formulário de partes seja copiado no ‘Cadastro de Processo de Execução de Medidas Socioeducativas’ (PEMSE), acesse o Menu Adolescente infrator e selecione a opção ‘Cadastro de Processo de Execução’.
11. Preencha os dados necessários e, ao clicar em ‘Salvar’, o tipo de deficiência da parte é copiado do processo de origem para o novo processo.
12. Para que o tipo de deficiência da parte indicado no formulário de partes seja copiado entre diferentes bases de dados, acesse o Menu Cadastro, selecione a opção ‘Distribuição/Redistribuição’ e clique em ‘Redistribuição entre Foros – Encaminhamento’.
13. Preencha os dados necessários e, ao clicar para ‘Salvar’, o tipo de deficiência da parte é mantido no processo encaminhado a outro Foro.
ObservaçãoAlém da Redistribuição entre foros – Encaminhamento, a redistribuição do processo mantendo o tipo de deficiência da parte também se aplica a ‘Redistribuição entre Foros – Recebimento’.14. Para que o tipo de deficiência da parte indicado no formulário de partes seja copiado ao desmembrar o processo, acesse o Menu Andamento, selecione a opção ‘Desmembramento de Processos’.
15. Preencha os dados necessários e, ao clicar para ‘Salvar’, o tipo de deficiência da parte é copiado para o novo processo.
Pronto! Você viu neste artigo o novo comportamento do sistema SAJ permite indicar o tipo de deficiência que o adolescente em conflito com a lei possui.
Saiba maisCréditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar a publicação para partes com decreto de revelia no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC
Versão: 23.02.00-00 | Publicado em: 02/08/2023A partir da versão 23.02.00-00, o sistema SAJ/PG passou a apresentar no formulário de partes de representantes a opção “Publicar-réu revel” que que permite marcar a parte revel que deverá constar na publicação da intimação via diário (DJE).
ObservaçãoQuando mencionado no decorrer deste artigo “parte sem advogado constituído” refere-se à “parte revel”.
Saiba mais sobre essa configuração, a seguir.
2.1 Para indicar qual parte do processo se caracteriza como revel, acesse o menu Cadastro e clique na opção Cadastro de Partes e Representantes.
2.2 Selecione a parte passiva do processo (1), clique na opção ‘Publicar – réu revel’ (2), e clique em Salvar (3).
Ao acessar o formulário de partes, observe que a opção ‘Publicar – réu revel’:
- É disponibilizada apenas para parte passiva.
- É apresentado desmarcado por padrão, e a marcação deve ser realizada de forma manual para a parte indicada.
- É omitida caso a parte passiva possua um representante cadastrado no processo.
ObservaçãoAlém do Cadastro de Partes e Representantes, a indicação da parte revel pode ser realizada também pelo formulário de partes disponível no Cadastro de Processos, Cadastro de Processos Excepcionais, Cadastro de Petições Intermediárias e Processos Dependentes, Cadastro de Petições Intermediárias e Dependentes Excepcionais e na Retificação de processo.
2.3 Para inserir uma movimentação publicável para o processo que possui parte com decreto de revelia, acesse o menu Andamento e clique na opção Movimentação unitária.
2.4 Na tela “Movimentação Unitária”, informe o processo (1), o Tipo de Movimentação publicável (2), clique em Salvar (3).
AtençãoAs movimentações publicáveis de partes sem advogado constituído são destinadas as partes passivas indicadas como revel. Por padrão são consideradas para publicação as partes revéis que forem indicadas manualmente no formulário de partes e representantes.
2.5 Caso haja necessidade de alterar a configuração da movimentação para publicação padrão de parte revel, esta pode ser realizada clicando no botão Partes e Advogados (1) para Relação/Publicação e marcar/desmarcar a parte revel e clicar em Salvar (2).
AtençãoObservando que essa configuração pelas funcionalidades de movimentação e da intimação são para a publicação da movimentação específica, ou seja, não afeta o padrão definido no cadastro de partes.
2.6 Para realizar a movimentação em lote, acesse o menu Andamento e clique na opção Movimentação em Lote.
2.7 Informe o Tipo de movimentação (1), o Processo (2) e clique em Salvar (3) para concluir a operação.
2.8 Para lançar uma movimentação publicável a partir de documentos, acesse o menu Expediente e clique na opção Emissão de documentos.
2.9 Nas propriedades do documento informe a movimentação (1) e marque o campo Publicar (2). Finalize (3) o documento para confirmar a movimentação de publicação.
AtençãoPara as movimentações publicáveis, lançadas a partir de documentos para processos que possuem parte passiva sem advogado constituído, considerem para a publicação apenas quando o usuário as indicar como parte revel. As movimentações são lançadas quando o documento é liberado nos autos digitais.
2.10 Caso a movimentação tenha sido lançada e não confirmada, é possível confirmar acessando o menu Expediente, na opção Confirmação da Movimentação.
2.11 Informe o processo (1) e clique em Salvar (2) para confirmar a movimentação lançada.
2.12 A geração da relação de publicação pode ser realizada de forma Manual através da Configuração da Intimação de Partes e Advogados (item 2.12.1) ou pela Rotina Automática de Publicação (item 2.12.5):
2.12.1 Para incluir os processos com movimentação não publicada em uma relação acesse o menu Publicação, opção Intimação de Advogados e Configuração.
2.12.2 Informe a Vara (1), clique em Nova Relação (2), informe o período (3) e clique em Pesquisar (4). Realize as configurações necessárias e na aba Finalização clique em Finalizar.
ObservaçãoNo retorno da pesquisa existem algumas situações que precisam ser avaliadas e ajustadas pelo usuário, os processos destes casos são apresentados com indicação visual (texto em vermelho). Essas situações são:
- Processos onde não é possível identificar a parte/advogado para a publicação: é necessário marcar a parte revel ou o advogado para publicação;
- As movimentações que não possuem complemento informado: é necessário preencher o complemento da movimentação.
A definição das partes para publicação a partir da configuração da intimação para partes e advogados permite indicar como parte revel somente as partes passivas sem advogado constituído, ou seja, partes passivas com advogado ou partes ativas precisarão da indicação do advogado.
2.12.3 Após finalizar a relação, a certidão de publicação é disponibilizada. Com o(s) processo(s) selecionado(s) (1), clique em Visualizar (2).
2.12.4 Assine a finalização do documento e clique em Visualizar.
AtençãoNa certidão de remessa e de publicação, a parte revel é apresentada ao lado do nome da parte com a expressão “réu revel”.
2.12.5 A rotina automática considera as publicações de movimentações para os processos que não possuírem advogado constituído e cuja parte passiva estiver marcada para publicação.
2.13 Para os atos, que envolvem publicação com a forma diário, possam ser publicados para a parte passiva sem advogado constituído, é necessário emitir um documento que gera ato. Após emitir o documento, no editor de texto, clique em Visualizar atos do documento e, em seguida, clique em Gerar atos agora. Caso necessário configurar um novo ato, na tela de Configuração de Atos, clique em Novo.
2.14 Após clicar em Novo, selecione a parte passiva do processo (1), escolha o Tipo de Ato (2) e a Forma do Ato ‘Diário’ (3) e clique em Salvar (4).
ObservaçãoQuando a parte do ato for do tipo passiva e caracterizada como revel, a configuração e a geração do ato são realizadas considerando a própria parte.
Você viu nesse material como realizar a publicação para partes com decreto de revelia. Este novo comportamento permitirá que o usuário indique a parte revel para a publicação a partir do formulário de partes e representantes.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Conferência das Partes para Publicação AutomáticaVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O sistema SAJ permite que as intimações das partes de um processo sejam encaminhadas de forma automática, mas para que isso aconteça é preciso garantir que os advogados corretos estejam cadastrados como representantes das partes. Acompanhe a seguir um vídeo explicativo sobre este assunto.
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Quais são os pré-requisitos da parte cadastrada no processo para a intimação eletrônica no SAJ PG?Cliente: TJSP
Versão: 20.2.0-X | Publicado em: 16/08/2021Para realizar uma intimação eletrônica via portal existem alguns pré-requisitos no cadastro da parte no processo, como:
- Os Órgãos Públicos/Autarquias cadastrados nos processos devem constar na tela Cadastro -> Pessoas (Cadastro Controlado).
- Não pode estar marcado como “Fora de uso”.
- Os Órgãos Públicos/Autarquias devem estar devidamente conveniados.
Saiba mais sobre os pré-requisitos no decorrer deste artigo.
- Os Órgãos Públicos/Autarquias cadastrados nos processos devem constar na tela “Cadastro -> Pessoas (Cadastro Controlado)”, consultando pelo Código da Parte informado na tela “Cadastro -> Partes e Representantes...”, isso identificará que é um cadastro controlado pelo Tribunal.
- Os Órgãos Públicos/Autarquias devem estar em uso, não pode estar marcado como “Fora de uso” na tela “Cadastro -> Pessoas (Cadastro Controlado) ...”. Caso esteja marcado como “Fora de uso” pesquise por outro cadastro que esteja em uso, se atente às informações como por exemplo o CNPJ para que esteja de acordo com as partes do processo e Autuar/Cadastrar no processo na tela “Cadastro -> Partes e Representantes...”, buscando sempre pelo Código da parte, isso identifica se a parte está em uso ou não pela regra cartorária determinada pelo Tribunal.
- Os Órgãos Públicos/Autarquias devem estar devidamente conveniados, você pode identificar na tela “Cadastro -> Pessoas (Cadastro Controlado)”, o campo “Convênio” deve estar devidamente preenchido, caso não esteja pesquise por outro cadastro que possua convênio e que as informações como por exemplo CNPJ esteja de acordo com as partes do processo e Autuar/Cadastrar no processo na tela “Cadastro -> Partes e Representantes...”, buscando sempre pelo Código da parte.
ObservaçãoA informação do Convênio é controlada exclusivamente pelo Tribunal e não há como alterar no momento do cadastro do Ato, por este motivo o cadastro precisa ser controlado e conveniado para que a intimação ocorra com sucesso.
Sempre consulte os Comunicados e Determinações em relação às intimações via portal eletrônico para identificar como realizar as intimações, por exemplo comunicado 508/2018 das Fazendas e Autarquias, 258/2020 da Defensoria Pública, 585/2020 da intimação do IMESC, 1383/2018 Intimação INSS e 418/2020 Intimação Prefeituras.
Neste artigo você viu os pré-requisitos no cadastro da parte para gerar uma intimação eletrônica via portal.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizo um novo filtro de pesquisa por nome de partes e representantes no sistema SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 20.2.0-75 | Atualizado em: 18/11/2021Devido à existência de processos com muitas partes associadas e processos com muitos processos dependentes, para que seja possível localizar uma pessoa vinculada ao processo ou o processo dependente com uma determinada parte de forma rápida e prática, foram criados mecanismos de pesquisa nas telas de cadastro de partes e representantes e cadastro de petições intermediárias.
Essa funcionalidade está disponível também nos locais:
- Cadastro de processos
- Cadastro de processos excepcionais
- Cadastro de processos excepcionais (outros sistemas)
- Cadastro de cartas precatórias
Para isso, foi adicionado o campo de pesquisa de nomes por fonética, acima da árvore de nomes do processo, para facilitar a localização de pessoas associadas ao processo. Veja o que mudou com esta nova funcionalidade:
1. Acesse o menu Cadastro e clique na opção Partes e Representantes.
2. Informe o número do processo. No campo “Digite o nome para pesquisa”, a partir da segunda letra digitada, o sistema habilita o botão de filtro
que possibilita a busca da expressão na lista de nome das partes e representantes associadas ao processo. O sistema realiza o filtro e apresenta somente as partes que se aplicam ao filtro indicado.
AtençãoA busca por uma determinada parte é feita por fonética a partir do nome. Não há diferença de letras maiúsculas e minúsculas e letras acentuadas. Portanto, são consideradas as partes foneticamente iguais à expressão consultada.
Exemplo: Se o usuário consultar a expressão "João", o sistema mostra as partes e advogados com o nome acentuado e sem acento (Joao), em qualquer posição. Assim como ao consultar a expressão "Filipe" é considerado também as partes com o nome "Philipe".
Quando clicar no botão "Limpar"
, o campo de pesquisa de nomes é limpo e as partes do processo são recarregadas.
3. Na tela de Cadastro de Petição Intermediária foi adicionado um novo botão que permite acesso à tela de consulta de partes e representantes nos processos dependentes da categoria "Ação incidental", "Execução", "Incidente processual" e "Recurso", a fim de facilitar a localização de pessoas associadas ao(s) processo(s) dependente(s) e permitir a exclusão em bloco. Para acessar, clique em Cadastro > Cadastro de Petição Intermediária e Incidentes Processuais. Clique no ícone
.
Além de permitir a consulta fonética das partes e representantes dos processos dependentes, a funcionalidade também permite a exclusão de partes e representantes dos processos dependentes.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como corrigir a Equivalência de Dados para o BNMP no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.5-X | Atualizado em: 08/12//2020No SAJ PG ao tentar emitir o mandado de prisão e o sistema informar que não existe equivalência no convênio no BNMP, é necessário realizar a validação do cadastro das partes.
A partir da versão 20.2 do sistema SAJ, a forma de autenticação no BNMP mudou, o usuário corporativo deixa de existir e o sistema passar a utilizar os dados de Login individual de cada usuário.
AtençãoCom essa alteração o CNJ passa a validar se o seu usuário possui permissão para realizar as operações nas lotações. Caso você esteja realizando uma operação a partir de uma lotação que não está vinculada ao seu usuário no SCA (Sistema de Controle de Acesso), o CNJ impedirá que as operações sejam realizadas e você será informado que não possui permissão.
Se desejar verifique junto ao administrador regional do SCA quais as lotações em que o seu usuário está vinculado no BNMP.
Acompanhe o passo a passo de como realizar esse procedimento.
1. Acesse o menu Cadastro e clique na opção Partes e Representantes.
2. Informe o número do processo (item 1 da figura), clique na aba Qualificação (item 2 da figura) e, em seguida, clique no botão Editar cadastro completo (item 3 da figura). Verifique no cadastro da parte que está emitindo o documento, se os dados como, Naturalidade, Nacionalidade, Município, estão com alguma informação divergente [Ex: Cidade: Migração].
3. Abrirá a tela Cadastro de Pessoas, atualize os dados que desejar e clique em Salvar.
É imprescindível o cadastro de partes atualizado, para que possa realizar a emissão do mandado de prisão. Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como conferir os dados das Partes em Petições Iniciais e Intermediárias para publicação automática no SAJ PG5 Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC
Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 22/01/2021O sistema SAJ PG5 oferece várias facilidades e atalhos que auxiliam e otimizam o seu trabalho, dando celeridade e consequentemente aumentando sua produtividade.
Uma delas é a publicação automática. Mas, para que seja realizada corretamente, é importante conferir o cadastro do processo, garantindo que os advogados corretos estejam cadastrados como representantes das partes, para que não sejam geradas publicações para advogados incorretos.
AtençãoPode ser que você tenha que realizar essa conferência em duas situações, para Petições Iniciais e Petições Intermediárias.
Acompanhe nesse artigo como realizar esse procedimento.
I. Conferência das PETIÇÕES INICIAIS:
1. No SAJ PG, ao analisar a petição inicial, acesse o menu Cadastro e clique na opção Partes e Representantes, para verificar os dados das partes.
1.1. Na tela de Cadastro das Partes e Representantes, confira e ajuste os dados necessários para que as partes possam ser intimadas de forma automática. Caso faça algum ajuste, lembre-se de salvar a operação.
ObservaçãoEsta conferência também pode ser realizada através do menu Andamento, na opção Retificação de Processo.
II. Conferência das PETIÇÕES INTERMEDIÁRIAS:
2. A conferência das petições intermediárias pode ser realizada pelo Fluxo de Trabalho, no subfluxo “Petição Intermediária”. Lá estarão disponíveis todas as petições cadastradas e juntadas de forma automática para os processos que tramitam na Vara. A maioria das petições já está configurada para que seu cadastro e juntada sejam realizados de forma automática. Portanto, as petições estarão disponíveis para análise na fila “Ag. Análise (Juntada Automática)”.
2.2 Após selecionar a petição desejada, abra a Pasta Digital pressionando a tecla de atalho do teclado F12 ou clicando com o botão direito do mouse na opção ‘Visualizar autos’, para verificar as informações da petição a ser analisada.
ObservaçãoCaso seja necessário realizar alterações no cadastro das partes, utilize a tela “Cadastro de Partes e Representantes”, conforme item 1.
A partir das automatizações do SAJ PG, você pode tornar a sua rotina mais prática e eficiente! Aproveite mais essa facilidade e até a próxima!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como cadastro e gerencio as fotos da parte no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAL | TJAM | TJMS | TJSC
Versão: 2.0.2-0 | Atualizado em: 27/04/2021No Sistema de Automação de Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), é possível cadastrar e gerenciar as fotos da parte para facilitar no reconhecimento. Para cada processo, a parte terá um grupo de fotos distinto.
Acompanhe o passo a passo de como cadastrar as fotos de uma determinada parte.
1. Acesse o Menu Cadastro, submenu Partes e Representantes.
ObservaçãoO cadastro de fotos também pode ser acessado pelo menu Cadastro, submenu Processos e clicar na aba Partes e Representantes.
Caso seja um cadastro controlado, você deve acessar pelo submenu Pessoas (Cadastro Controlado).
2. Informe o número do processo (1). Na aba Qualificação (2) clique no botão Cadastro de Fotos (3).
AtençãoA partir da tela Cadastro de Fotos é possível:
- Adicionar fotos salvas no computador do usuário (Formatos: FPG, PNG, GIF, Bitmap) (1);
- Gerenciar as fotos importadas (Editar descrição, excluir, marcar como principal) (2);
- Importar fotos de outro processo (3).
3. Se a parte possuir fotos cadastradas, a foto principal também será apresentada na tela do Histórico de Partes e Painel de Acompanhamento. Para facilitar o acesso, também é possível incluir fotos diretamente pelo Painel de acompanhamento (1).Você viu nesse artigo as formas como inserir uma foto no cadastro da parte. Utilize essa funcionalidade sempre que necessitar.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como confiro o cadastro do processo para as intimações automáticas - Petições Iniciais no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 2.0.1-X | Atualizado em: 08/01/2020Para as intimações automáticas realizadas pelo Diário de Justiça é necessário que o Advogado esteja cadastrado corretamente. Deste modo, é importante você conferir se o advogado está cadastrado como Representante das Partes. Essa conferência pode ser realizada em duas situações:
a) No cadastro das petições iniciais, que vamos demonstrar nesse artigo.
b) No cadastro das petições intermediárias, que você pode acessar o link do artigo abaixo para saber mais.
Saiba maisPara conferir o cadastro das petições intermediárias, acesse o artigo:
Como confiro o cadastro do processo para as intimações automáticas - Petições Intermediárias no SAJ Tribunais?Acompanhe os procedimentos de como conferir o cadastro do processo das Petições Iniciais.
1. Acesse o menu Cadastro e clique na opção Partes e Representantes.
2. Insira o número do processo e confira se os dados dos advogados estão cadastrados corretamente. Caso realize algum ajuste, salve a operação. Caso contrário, clique em Fechar.
ObservaçãoA indicação acima permite celeridade na conferência e alteração dos dados. Todavia, o SAJ também permite que essas alterações sejam realizadas através dos Menus:
- Cadastro: acesse o submenu Processos e clique na opção Partes e Representantes.
- Andamento: acesse o submenu Retificação de Processo e clique na opção Partes e Representantes.
É simples conferir o cadastro do processo das Petições Iniciais, não é mesmo?
Utilize essa funcionalidade sempre que necessário.Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar a configuração dos modelos no SAJ PG para Vista/Ciência do Ministério Público conforme CG 258/2020?Cliente: TJSP
Versão: 20.2.0-X | Publicado em: 23/08/2021No Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG) você tem acesso a diversos modelos de documento já configurados para Vista/Ciência do Ministério Público (MP). Bem como tem a possibilidade de criar seu próprio modelo, configurando e editando como desejado.
Acompanhe neste artigo como realizar a configuração do modelo desejado.
1. Acesse o menu Cadastro e clique no submenu Partes e Representantes.
2. Certifique-se que o processo ao qual deseja realizar a Vista/Ciência para o Ministério Público esteja cadastrado como Parte Ativa/Autora do processo. Para isso, preencha o campo “Tipo de Participação” com “3 - Autor” e busque pelo CNPJ 51.174.001/0001-93 (item 1 da figura).
Saiba maisVerifique se a parte controlada está em uso e devidamente conveniada na tela “Cadastro -> Pessoas (Cadastro Controlado)...”, para que o Ministério Público seja dado Vista/Ciência com sucesso. Para isso, a opção "Fora de uso" (1) não deve estar selecionada. Jamais realize novo cadastro para a Justiça Pública.
Importante seguir os passos mencionados no artigo:
Quais são os pré-requisitos da parte cadastrada no processo para a intimação eletrônica no SAJ PG?3. No SAJ PG existem modelos institucionais prontos para essa finalidade (Vista/Ciência para o Ministério Público), ao qual você pode consultar os procedimentos cartorários junto à SPI/STI, porém, caso deseje criar/configurar um modelo para sua necessidade, siga os seguintes passos:
3.1 Acesse o menu Expediente e clique no submenu Cadastro de Modelos de Documentos. Informe a categoria (1) e clique na aba “Formulário” (2).
3.2 Clique na aba Atos do Documento (1), insira uma nova linha clicando no símbolo representado por “+” (mais) (2), preencha os campos (3) da seguinte maneira:
- Ato: “3 – Vista ao MP”
- Forma: “40 - Portal”
- Modelo: (Em Branco)
- Prazo: Conforme determinado ou seguindo comunicado 258/2020
- Automática: ✅ Marcar
- Tipo de Seleção: (Em Branco)
- Modo de Finalização: (Em Branco)
Após o preenchimento dos campos clique em Salvar (4).
4. Para os casos em que o Ministério Público não for parte Ativa do processo, mas tiver a necessidade de Atuação ou Vista/Ciência, você poderá incluir a tarja de “Atuação do Ministério Público” para quando expedir um modelo que está configurado com Vista ao MP, possa seguir com a Vista/Ciência. A inserção pode ser feita diretamente no Fluxo de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre o processo (1), selecione a opção Gerenciar Tarjas (2) e selecione a tarja Atuação do Ministério Público (3).
5. Após selecionar a tarja de Atuação do Ministério Público o sistema irá inserir nos Atos do documento um “Contato:” da Justiça Pública, possibilitando a configuração do Ato de maneira manual (conforme a imagem abaixo) ou de maneira automática.
Você viu neste artigo como realizar a configuração dos modelos de documentos para Vista/Ciência do Ministério Público, conforme CG 258/2020.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como realizar a configuração dos modelos no SAJ PG para intimação da Defensoria Pública conforme CG 258/2020?Cliente: TJSP
Versão: 20.2.0-X | Publicado em: 23/08/2021No Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG) você tem acesso a diversos modelos institucionais de documento já configurados para Intimação Eletrônica da Defensoria Pública. Bem como tem a possibilidade de criar seu próprio modelo, configurando e editando como desejado.
Acompanhe neste artigo como realizar a configuração do modelo desejado.
1. Acesse o menu Cadastro e clique no submenu Partes e Representantes.
2. Certifique-se que o processo ao qual deseja realizar a Intimação/Vista para Defensoria Pública esteja cadastrado como Parte Representante do polo desejado. Para isso, preencha o campo “Tipo de Participação” com “108 – Defensor Público” (1) e busque pela OAB fictícia 999999/DP (2).
ObservaçãoVerifique se a parte controlada está em uso e devidamente conveniada na tela “Cadastro -> Pessoas (Cadastro Controlado)...”, para que a Defensoria Pública seja intimada com sucesso. Para isso, a opção "Fora de uso" (1) não deve estar selecionada.
Caso queira saber mais sobre o cadastro controlado, acesse o link:
Quais são os pré-requisitos da parte cadastrada no processo para a intimação eletrônica no SAJ PG?3. No SAJ PG existem modelos institucionais prontos para Intimação/Vista para a Defensoria Pública, ao qual você pode consultar os procedimentos cartorários junto à SPI/STI, porém, caso deseje criar ou configurar um modelo para sua necessidade, siga os seguintes passos:
3.1 Acesse o menu Expediente e clique no submenu Cadastro de Modelos de Documentos. Informe a categoria (1) e clique na aba “Formulário” (2).
3.2 Clique na aba Atos do Documento (1), insira uma nova linha clicando no símbolo representado por “+” (mais) (2), preencha os campos (3) da seguinte maneira:
- Ato: “1 - Intimação”
- Forma: “1 - Intimação Eletrônica/Portal”
- Modelo: (Em Branco)
- Prazo: Conforme determinado ou seguindo comunicado 258/2020
- Automática: ✅ Marcar
- Tipo de Seleção: Defensoria Pública
- Modo de Finalização: (Em Branco)
Após o preenchimento dos campos clique em Salvar (4).
Pronto! Você viu neste artigo como configurar e cadastrar um modelo de documento para intimação da Defensoria Pública.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Alteração na forma da intimação do advogado no cadastro de partes e representantes no SAJ PG TribunaisCliente: TJSP
Versão: 2.0.5-X | Publicado em: 02/09/2022Quando da publicação automática por comportamento do sistema não é possível publicar no DJE para advogados que possuam outras formas de intimação. Desta forma, por vezes ao tentar marcar no cadastro de um advogado a opção “Publicar” é retornada a mensagem “Esta parte não pode ser intimada pelo DJE, pois possui outras formas de intimação”.
Esta mensagem se dá devido o advogado no cadastro de partes e representantes possuir outras formas de intimação.
Para remover outra forma de intimação do advogado, realize os seguintes procedimentos descritos no decorrer deste artigo.
1. Acesse o menu Cadastro e clique na opção Partes e Representantes.
2. Insira o número do processo desejado.
3. Localize o advogado ao qual deseja selecionar para publicar.
4. No campo “Formas de citação/intimação”, dê um duplo clique com o mouse para que todo o texto deste campo seja selecionado.
5. Em seguida, pressione o botão “Delete” ou “Backspace” no seu teclado. Fazendo isso, o campo ficará sem a seleção de alguma forma de intimação. E clique em Salvar.
6. Após realizado esse procedimento, já será possível selecionar a opção “Publicar” no cadastro de partes e representantes para esse advogado.
7. Se mesmo após realizar esse procedimento a mensagem persistir, orientamos acessar o menu Cadastro e clicar na opção Pessoas (Cadastro controlado). Localize o advogado pelo nome ou número de OAB. E clique em Pesquisar.
8. Na tela inicial, verifique se o campo “Convênio” está preenchido. Caso positivo, realize a abertura de chamado técnico através do portal de atendimento com print desta tela solicitando a correção do cadastro controlado do advogado, uma vez que este não é um campo editável pelos servidores dos cartórios.
Pronto! Você aprendeu como alterar a forma da intimação do advogado no cadastro de partes e representantes.
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Como lançar movimentações automáticas ao alterar o cadastro de partes e o valor da causa no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJMS | TJSP
Versão: 20.2.0-74 | Publicado em: 16/07/2020A partir da versão 20.2.0-0 do SAJ PG, quando ocorrer alterações no nome da parte ativa ou passiva, alterações no valor da causa ou até mesmo inclusão ou exclusão de uma parte do processo, uma movimentação será lançada automaticamente indicando a alteração realizada.
Saiba MaisA movimentação pode ser nova ou já existente, mas, para que ela seja lançada, é necessário que ela seja criada e configurada pelo administrador do sistema. Leia nosso material e veja como configurar a nova movimentação lançada automaticamente ao alterar o cadastro de partes ou o valor da causa:
Como configurar a movimentação automática de alteração de partes ou do valor da causa no SAJ PG ADM Tribunais?Acompanhe a seguir e veja como lançar as movimentações automáticas de alteração no cadastro de partes e valor da causa:
1. Com o SAJ PG aberto, acesse o menu Cadastro e clique em Processos.
2. Na tela Cadastro de Processos, abra o processo e mantenha-se na aba Dados Processuais (1), altere o Valor da ação(2) e Salve(3). Ao salvar, a movimentação é lançada automaticamente.
3. Na aba Partes e Representantes (1), ao inserir, alterar ou remover um polo ativo(2) ou um polo passivo(3) ou, ainda, alterar o Nome da parte(4) e Salvar(5), a movimentação é lançada automaticamente.
Pronto! Com a movimentação devidamente configurada, ao realizar alterações no nome da parte ativa ou passiva, alterações no valor da causa ou inclusões ou exclusões de partes, o sistema lançará automaticamente a movimentação, indicando quais foram as modificações realizadas.
Saiba MaisVeja como verificar as alterações realizadas no cadastro de partes ou no valor da causa:
Como consultar as alterações realizadas no cadastro de partes ou no valor da causa no SAJ PG Tribunais?Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como informar o nome social por meio do pedido de diligência no SAJ PG Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 20.3.0-0 | Publicado em: 26/10/2020A partir da versão 20.03.00.00, ao realizar a integração entre o SAJPG X SAJSG, serão enviado os dados da(s) parte(s) e o nome social. Caso a parte que consta no processo possuir cadastro controlado, é verificado se existe uma parte com cadastro controlado correspondente na outra instância. Se tiver, é utilizado o cadastro existente na instância destino, ou seja, mesmo que exista nome social para a parte na instância de origem, este não é considerado na instância de destino.
Já no caso de não existir uma pessoa correspondente na instância destino, será realizado um novo cadastro controlado com os dados enviados na integração, considerando o nome social e iniciando o seu histórico de registro no momento do cadastro.
Para partes sem cadastro controlado, é realizado um novo cadastro (não controlado), considerando o nome social e iniciando um histórico do nome social no momento do cadastro na instância destino.
A parte deve possuir nome social indicado no processo para que ocorra o envio do nome social no pedido de diligência ao 1º grau.
ObservaçãoO registro do nome social no sistema atende ao direito do indivíduo de ser tratado de acordo com a sua identidade de gênero, ou seja, pelo nome social que é a designação pela qual a pessoa travesti, transexual ou transgênero se identifica e é socialmente reconhecida, de acordo com o Decreto Estadual n.º 55.588/2010, Decreto Federal n.º 8.727/2016 e a resolução do CNJ n. 270 de 11 de setembro de 2018.1. Com o sistema SAJPG5 aberto, acesse o menu Cadastro (1) e selecione a opção Processos (2).
2. Na aba Partes e Representantes (1), nos Dados Principais (2), ao receber o pedido de diligência do 2º grau de um processo contendo parte (3) com cadastro controlado (4), se a parte correspondente for encontrada (3) no SAJPG, é utilizado o cadastro existente e não é considerado o nome social enviado na integração (5).
3. Quando não encontrar o cadastro correspondente no SAJPG, é criada a pessoa (1) com cadastro controlado (2), com o nome social (se houver) (3). A partir do início deste registro, é iniciado o histórico de alterações do nome social.
Saiba mais: <linkar artigo sobre histórico do nome social>4. Ao receber o pedido de diligência do 2º grau de um processo contendo parte sem cadastro controlado, a parte (1) é criada no SAJPG com o nome social (2) encaminhado na integração (se houver).
Saiba MaisLeia nossos materiais e saiba mais sobre o assunto:
Como realizar um pedido de diligência ao 1º grau no SAJ SG Tribunais?
Como realizar a devolução do pedido de diligência ao 2º grau no SAJ PG Tribunais?
Como consultar no SAJ SG Tribunais o número do processo gerado na integração entre sistemas?
Como consulto o histórico de alterações do nome social no SAG SG Tribunais?
Como informar o nome social no Cadastro de Partes e Representantes do SAJ SG Tribunais?Pronto! Fácil, não é mesmo? Agora é possível realizar o envio do nome social no momento da integração entre os sistemas SAJ por meio do pedido de diligência originários ou recurso.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como informar o nome social por meio do envio da carta de ordem no SAJ Tribunais?Cliente: TJSP
Versão: 20.3.0-0 | Publicado em: 23/10/2020A partir da versão 20.03.00-00, ao realizar a integração entre os sistemas SAJ PG e SAJ SG, serão enviados os dados da(s) parte(s) e o nome social. Caso a parte que consta no processo possua cadastro controlado, será verificado se existe uma parte com cadastro controlado correspondente na outra instância. Se tiver, é utilizado o cadastro existente na instância destino, ou seja, mesmo que exista nome social para a parte na instância de origem, este não é considerado na instância de destino.
Já no caso de não existir uma pessoa correspondente na instância destino, então um novo cadastro controlado é realizado com os dados enviados na integração, considerando o nome social e iniciando um histórico do nome social no momento do cadastro.
Para partes sem cadastro controlado, um novo cadastro (não controlado) é realizado, considerando o nome social e iniciando um histórico do nome social no momento do cadastro na instância destino.
ObservaçãoO registro do nome social no sistema atende ao direito do indivíduo de ser tratado de acordo com a sua identidade de gênero, ou seja, pelo nome social que é a designação pela qual a pessoa travesti, transexual ou transgênero se identifica e é socialmente reconhecida, de acordo com o Decreto Estadual n.º 55.588/2010, Decreto Federal n.º 8.727/2016 e a resolução do CNJ n. 270 de 11 de setembro de 2018.1. Com o sistema SAJ PG aberto, acesse o menu Cadastro (1) e clique na opção Processos (2).
2. Na aba Partes e Representantes (1), nos Dados Principais (2), ao receber a carta de ordem do 2º grau de um processo contendo parte (3) com cadastro controlado (4), se a parte correspondente for encontrada (3) no SAJ PG, é utilizado o cadastro existente e não é considerado o nome social enviado na integração (5).
3. Quando não encontrar cadastro correspondente no SAJ PG, é criada a pessoa (1) com cadastro controlado (2), com o nome social (se houver) (3). O histórico do nome social é iniciado a partir do cadastro.
4. Ao receber a carta de ordem do 2º grau de um processo contendo parte sem cadastro controlado, a parte (1) é criada no SAJ PG com o nome social (2) encaminhado na integração (se houver).
Saiba MaisLeia nossos materiais e saiba mais sobre o assunto:
Como realizo a devolução da carta de ordem ao 2º grau no SAJ PG Tribunais?
Como consultar no SAJ SG Tribunais o número do processo gerado na integração entre sistemas?
Como consulto o histórico de alterações do nome social no SAG SG Tribunais?
Como informar o nome social no Cadastro de Partes e Representantes do SAJ SG Tribunais?Pronto! Agora é possível indicar o nome social no momento da integração entre os sistemas SAJ por meio do envio da carta de ordem, a integração é recurso que traz celeridade ao trâmite processial, utilize sempre que possível.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como identificar no cadastro se uma ou mais partes estão com CPF ou CNPJ inválidos no SAJ PG Tribunais?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 20.2.0 | Publicado em: 30/08/2021O Sistema de Automação da Justiça (SAJ), Primeiro Grau (PG), realiza a verificação da validade do CPF/CNPJ no momento do cadastro. Porém, em versões anteriores esse procedimento não era obrigatório e, desta forma, podem existir processos antigos em que alguma parte esteja com o CPF/CNPJ inválido. E, ao tentar realizar qualquer tipo de alteração no cadastro, seja a inclusão de uma nova parte, exclusão ou alteração dos dados de uma parte já existente, o sistema verificará o CPF ou CNPJ. Havendo ocorrência de alguma parte com CPF ou CNPJ inválido/incorreto o sistema não permitirá concluir a ação desejada, informando que "O CPF está com o dígito verificador errado.", sendo necessário realizar a correção.
Acompanhe como identificar e corrigir o CPF/CNPJ da parte, no SAJ.
I - Como identificar qual parte está com CPF/CNPJ inválido.
1. Acesse o menu Cadastro e clique no submenu Partes e Representantes.
1.2 Na tela Cadastro de Partes e Representantes, ao tentar realizar qualquer tipo de alteração, seja a inclusão de uma nova parte, exclusão ou alteração dos dados de uma parte já existente, o sistema verificará o CPF ou CNPJ. Havendo ocorrência de alguma parte com CPF ou CNPJ inválido/incorreto o sistema não permitirá concluir a ação desejada, informando que "O CPF está com o dígito verificador errado.". Clique em OK.
II - Como realizar a correção de uma parte com CPF/CNPJ inválido.
2. Para realizar a correção, localize a parte que se encontra com o número de CPF a ser corrigido. Para isso, clique sobre cada parte do processo e verifique o CPF ou o código da parte apontado.
2.1 Como segunda opção, você pode inserir uma nova parte de qualquer tipo e no campo “Nome da parte” insira o código de parte apresentado pelo sistema e pressione TAB no teclado para que seja apresentado na tela o nome da parte.
ObservaçãoApós identificar o nome da parte através do código da parte, poderá ser excluída não havendo necessidade de salvá-la.
2.2 Dando continuidade, clique na barra de busca da tela de cadastro de partes localizada logo abaixo do número do processo (1) e digite o nome da parte que foi identificada na etapa anterior. Clique no botão de filtro para que o sistema retorne a(s) parte(s) que possuem o nome digitado (2).
Após localizar a parte, o cartório poderá fazer a edição do CPF realizando a sua correção, ou a exclusão da parte, caso seja necessário.
AtençãoCabe salientar que, caso se trate de um cadastro controlado, por exemplo, é necessário entrar em contato com o técnico junto a equipe de suporte (com o administrador do sistema) informado os dados corretos a serem corrigidos, uma vez que não é possível os usuários dos cartórios realizar a edição de cadastros controlados.
Para os novos cadastros o sistema não permite salvar se o CPF/CNPJ estiver inválido.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais